Tenho recebido e-mails pedindo ajuda para migrar blogger para wordpress.

Não sou nenhuma expert e ensinar um passo a passo para cada um que me pergunta, além de impossível, é bem arriscado: pode acontecer algum erro e a culpa será minha. Então, vou compartilhar um mini manual contando a minha experiência com a migração e você tira proveito da informação que precisar, ok? Espero poder ajudar. 🙂

Primeiro de tudo: joguei no google. Depois de ler e reler inúmeros links, contei com esse tutorial aqui que ensinar a migrar blogger para wordpress e é super completo.

#1: Domínio e hospedagem

Corri registrar o sernaiotto.com (domínio) no Uol Host e contratar a minha hospedagem no Pre-LudeTodo mundo sabe que o domínio é o endereço do site na internet e a hospedagem é o servidor onde ficam seus arquivos, né? É possível comprar domínio e hospedagem no mesmo lugar, como é o caso do Pre-Lude e também do Hostgator. Qual a diferença? O Pre-Lude foi bom no meu início pois é bem intuitivo e o suporte é uma mãe. Me ajudou por 2 anos mas eu migrei para o Hostgator pois o espaço e o tráfego são ilimitados com um excelente custo benefício. Atualmente, uso WordPress no Showit, uma plataforma que me dá muita liberdade na hora de criar o design.

#2: Instalando o WordPress

É aí que a coisa complica: é preciso instalar o wordpress no seu blog. Eu tava me descabelando com tutoriais de instalação manual até que descobri que a minha hospedagem tinha um instalador automático, o Fantástico Deluxe. Nada de códigos, programação ou FTP, você configura tudo de forma bem intuitiva. Aconselho buscar uma hospedagem que tenha um instalador, viu? Facilita demais.

No caso do Showit, caso você queira ter um blog WordPress dentro do seu site, a própria equipe do Showit configura tudo pra você, faz migração do seu conteúdo e configura seu domínio.

#3: Exportando e importando o Blogger

Com tudo isso feito, corri no meu Blogger e exportei todo o conteúdo do blog incluindo postagens e comentários. Esse tutorial explica muito bem como exportar tudinho. Depois fui no WordPress e importei como ensinado no tópico 7 desse tutorial. O único problema que aconteceu comigo foi a formatação dos posts bagunçada e falta de reconhecimento dos acentos em todos os posts. Tem esse tutorial que auxilia no problema com acentos, mas na época eu editei post por post.

#4: Cuidados com o WordPress

No geral, é assim que funciona para migrar blogger para wordpress. O wordpress é ótimo mas alguns cuidados são necessários:

  • não instale mil plugins, já que isso pode dar abertura para acesso ao seu blog e deixa mais pesado;
  • sempre troque senhas – do cpanel, da dashboard, do e-mail, da vida;
  • mantenha sempre o wordpress atualizado;
  • faça backups constantes do seu conteúdo, por favor!

Esse post da Dani tem muita dica de segurança que você deve levar pra vida! Eu desconhecia e tive inúmeras tentativas de acesso ao blog, até que tive que reiniciar tudinho e perdi 3 anos de conteúdo. Espero ter ajudado – nem que seja um pouquinho. Ah, não sei responder dúvidas com relação a erros, detalhes de processos e coisas que envolvem programação, ok?

Obrigada por tudo e me conta sua experiência! Um beijo.

Categorized in:

Tagged in:

,