Vale a pena criar um blog em 2021?

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há +15 anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

pexels-cottonbro-4046148.jpeg

Spoiler: vale a pena criar um blog em qualquer ano. Se você tá com preguiça de ler, já tem a sua resposta e pode voltar pro TikTok. Mas caso queira entender o porque eu sempre recomendo criar um blog como estratégia de marketing, não importa em qual plataforma você publique conteúdo primariamente, então fica comigo que eu explico mais abaixo.

🙋 Mas, Lominha, eu sou Youtuber!

Parabéns, lindeza. Vídeo é uma ferramenta incrível de vendas e construção de autoridade nos mais diversos nichos, como eu aprendi com Camilo Coutinho. Agora, uma pergunta: onde você costuma divulgar seus vídeos novos? No seu Instagram? No Twitter? No LinkedIn? (Alguém aqui que não é coach de carreira ainda usa LinkedIn pra divulgar alguma coisa? Pergunta séria, juro!)

Acontece que indexar seus vídeos em um blog pode te ajudar de várias formas, vou listar algumas:

  1. Você pode criar um arquivo de vídeos, divididos por categorias e tags. Seu próprio Netflix!
  2. Você pode dar uma forcinha pro seu SEO (otimização nas buscas);
  3. Você pode criar uma página com seu mídia kit para enviar aos anunciantes com seu próprio endereço profissional: meucanal.com.br/midiakit;
  4. Você pode reunir todas as suas redes sociais e links mais importantes na página inicial do blog;
  5. Você pode escrever coisas – e escrever coisas é super útil. Como anúncios importantes, divulgação de eventos ou até mesmo a transcrição do seu vídeo como um post para acessibilidade. 😉

Se esses 5 motivos acima ainda não te convenceram a criar um blog, continua lendo que eu tô cheia de argumentos convincentes mais abaixo.

Como boa blogueira idosa que sou, eu quero ver todo mundo blogando de novo como se fosse 2010 (quando blogar ainda não era cringe).

Um blog pode se tornar o seu portfolio e eu acredito que essa razão é suficiente para criar o seu. Além de apresentar seu conteúdo em um formato profissional (pensa numa url como seunome.com ou seuprojeto.com), é uma forma de reunir tudo o que você desenvolve e publica em um só lugar.

Além de portfolio, um blog tem muitas outras funcionalidades em potencial para seu conteúdo, negócio ou marca. Abaixo eu explico com mais detalhes:

1. blog é portfolio

Se você trabalha com diversos formatos de conteúdo, como vídeos e podcast, fotografias e texto, pode indexar seu conteúdo em um blog de forma que se torne um arquivo de tudo aquilo que você faz.

Já pensou em criar o seu próprio Netflix com seus vídeos?

Na hora de apresentar seu trabalho para marcas ou clientes, basta entregar seu cartão de visita com seu endereço profissional e pronto! Não precisa ficar explicando, não precisa pedir para seguir em todas as suas redes, afinal, tudo está ali no seu portfolio pra que a pessoa possa clicar, conhecer e seguir aquilo que mais interessa. Seu blog pode ser um grande indexador de tudo o que você cria na internet.

Além disso, é possível desenvolver páginas ou artigos que reúnem conteúdos específicos (ou em série) de uma forma organizada. A Youtuber Chloe Ting, por exemplo, desenvolveu programas de treinos com objetivos específicos no seu site usando os vídeos que já publicou no Youtube. Dessa forma, ela é capaz de reciclar o próprio conteúdo já postado em um formato bem intuitivo e útil pro seu seguidor.

Chloe Ting transforma seus vídeos fitness do Youtube em “programas” no seu canal

2. blog é SEO

Além disso, manter um blog atualizado pode ajudar seu conteúdo a rankear melhor nos resultados do Google. Acontece que ter um site atualizado com conteúdo de qualidade e aprimorado para buscas (com palavras-chave) é um dos requisitos para um bom rankeamento nas buscas.

Indexar seu vídeo ou podcast com uma transcrição em texto pode ajudar seu episódio a aparecer nos resultados do Google para as palavras-chave que você determinar.

A Youtuber Aileen (Lavendeire) tem um blog atualizado onde replica seus vídeos, além de ter uma loja e podcast. Tudo isso é constantemente atualizado no seu site/blog, fazendo com que apareça no topo da buscas quando pesquisamos por “lavendeire”, acima do Youtube e outras redes sociais.

Pesquisando por Lavendeire, o site da Aileen aparece primeiro (antes mesmo do Youtube)

3. blog é acessibilidade

Falando em transcrição de vídeos e podcasts, seu blog pode ser usado como ferramenta para acessibilidade e isso é muito importante! A internet ainda está engatinhando nesse quesito e muitas plataformas de conteúdo não possuem recursos de acessibilidade para cegos e surdos.

Sabe aqueles carrosséis que a gente ama no Instagram, cheios de infográficos e memes? Eles passam desapercebidos pelos softwares de leitura, uma vez que essas ferramentas não conseguem ler textos em imagens. E nem todo vídeo ou áudio possui recurso de legenda para quem não consegue ouvir.

Você já pensou em transcrever suas imagens, legendas, vídeos e podcasts em um blog?

Na legenda da sua imagem no Instagram, por exemplo, você pode inserir o link completo pro artigo com a transcrição e a ferramenta de acessibilidade vai reconhecer, de forma que o usuário possa acessar e ter o conteúdo narrado. Super legal, né?

O formulador e creator Stephen Ko já trabalha com esse formato no seu Instagram há um tempo. Quando publica imagens com texto, ele cria um novo post em seu blog com a transcrição e explicação da imagem, adicionando um link na legenda (após o termo – em inglês – readability). Seu conteúdo se torna inclusivo, acessível e ainda aprimora seus resultados nas buscas.

@kindofstephen já faz isso com seus gráficos sobre skincare e formulação

4. blog é vendas

Pra começar, publicar artigos de qualidade, utilidade e com consistência é uma das formas de construir autoridade no seu nicho. A regra de oferecer conhecimento e entregar valor de forma genuína continua sendo válida desde os primórdios da internet, caso você queria ser reconhecido na sua área.

Mas criar conteúdo pelo simples fato de criar é como gritar para uma sala vazia.

Melhor ainda, é como tentar vender 1kg de carne para uma sala cheia de veganos. As pessoas estão te ouvindo, mas você está na sala errada.

Criar conteúdo é UMA das mil estratégias de marketing de um negócio ou marca. Esse conteúdo pode (e deve?) ser convertido em qualquer que seja seu objetivo de negócio.

  • Você quer mais alunos no seu curso online?
  • Você quer vender sua linha de maquiagem?
  • Quer mais clientes pro seu design de sobrancelhas?
  • Mais braços para tatuar?
  • Mais agendamentos no seu salão de beleza?
  • Mais unhas pra fazer?
  • Então você precisa de uma estratégia de conteúdo!

Você pode divulgar seu produto ou serviço no seu Instagram e Youtube? Sim!

Mas o que você acha de possuir uma plataforma profissional (100% sua) onde você pode elaborar e customizar suas páginas de vendas ou artigos detalhados explicando as vantagens do seu produto?

Um blog pode ser seu portfolio, central de vendas, media kit, loja virtual, manual de cliente e tudo que você precisar que ele seja! É uma ferramenta completa que, se usada com sabedoria, pode ser muito eficaz no cre$cimento do seu negócio.

Chriselle faz um trabalho incrível com links afiliados no seu blog

5. blog é seu

E essa é a cereja do bolo, lindeza! O principal motivo para você terminar de ler este artigo aqui e criar o seu blog agora mesmo (caso ainda não tenha um). Mais abaixo você encontra alguns artigos do meu arquivo sobre blogosfera e também já compartilhei aqui as ferramentas de conteúdo que eu tô amando em 2021, caso precise de um empurrãozinho. Mas presta atenção, lindeza:

O seu blog é 100% seu!

É a sua plataforma e não está sujeita a mudanças de algoritmo, limitação de entrega do seu conteúdo, rapidez do feed (volta, ordem cronológica!) ou competição por atenção. Você sabia que a média de alcance de um post no feed do Instagram é de 10 a 30%? Isso quer dizer que sua foto alcança 300 pessoas se você tiver 1000 seguidores, em um dia bom. 🙂

O seu blog entrega 100% do seu conteúdo para quem visita. Mas o desafio mora em criar um conteúdo de qualidade, que entregue valor e com um design intuitivo para que a pessoa ame e volte sempre.

O blog é uma ferramenta com muito potencial e pode ser usado de muitas formas. Vale a pena explorar e, acima de tudo, ter paciência. Alimentar seu blog com conteúdo de qualidade (e consistente) pode te surpreender, atraindo pessoas com afinidade que você talvez não seria capaz de alcançar no TikTok.

mas como criar um blog?

Eu blogo sobre blogar há mais de 10 anos e talvez tenha algo no meu portfolio que possa te ajudar. Navegue pelos arquivos ou faça uma busca sobre o tema que deseja ler. Caso não encontre o que procura, deixe um comentário com sua dúvida que ficarei feliz em ajudar! 😉

#beda #detalhes #thefabulousproject acne apps Brasil cafés em Seoul clipping Coreia download empreender estudos EUA featured kbeauty leitura loma indica lominha magia mídia OOTD ORGblog papo honesto parceiros planner produtividade receita resenha rotaroots rotina de pele 101 skincare tarot tattoo textos tutoriais

E aí, consegui te convencer a criar um blog? Se você já tem um, deixa seu link aqui nos comentários! 😉

setembro 22, 2021

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

entre pra

comunidade

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails