Faz bastante tempo que não rola uma retrospectiva anual neste espaço, né? O ano de 2023 foi muito intenso e muitas coisas boas (e algumas nem tão boas) aconteceram tão rapidamente, que nem tive tempo de processar. Como um exercício de autorreflexão, decidi listar meus melhores e piores momentos de 2023 e te convido a fazer o mesmo. Não esqueça de deixar o link do seu post nos comentários para que eu possa visitar!

Conclui minha pós-graduação em Estética & Cosmética

Tenho muito orgulho desta conquista, pra ser bem honesta. Se você não sabe, eu sou formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e trabalhei por muitos anos com estratégia de conteúdo digital (muito antes de nascer Instagram e TikTok, amores). Porém, após mudar para a Coreia, me apaixonar pelo universo da beleza, fundar minha própria marca durante a pandemia, eu senti que tava faltando aprofundar meu conhecimento teórico na área.

Na pandemia, me matriculei na pós-graduação da PUCRS, que estava sendo realizada à distância pela primeira vez devido ao cenário atual. Aprendi muito, estudei com gosto e adquiri conhecimento em áreas pelas quais sou apaixonada!

Me formei no início deste ano, com uma tese sobre a Eficácia do Microagulhamento no Tratamento de Estrias, área que sou apaixonada na estética. Meu TCC levou um 10 e uma recomendação do orientador para que eu prossiga na área acadêmica com um mestrado. 🥹

🔔 Caso esteja planejando começar uma pós-graduação online em 2024, eu tenho 10 convites para dar 20% de desconto na PUCRS, só preciso do seu nome e e-mail. 😉

Finalizei o curso preparatório de Cosmetologia (100% em coreano)

Porém, reprovei na prova teórica após 3 tentativas. Aqui na Coreia, é preciso uma licença nacional para atuar em várias profissões, sendo uma delas a estética. No final de 2022, eu me cadastrei em um curso preparatório para a prova prática de estética realizado por 3 meses e 100% em coreano, que ensinava todos os passos para aprovação na prova prática, mas também passava pela teoria.

primeiros dias da aula de cosmetologia

Foi muito divertido, a professora era um amor de pessoa e fiz algumas amizades de todos os tipos: desde meninas mais novas que estavam se inserindo no mercado, como mulheres mais velhas, mães e avós, que decidiram começar a trabalhar com beleza para fazer um dinheirinho.

Ainda não consegui passar na prova teórica. Vejamos o que VEM AÍ em 2024…

Atuei no Marketing Global de uma marca coreana

Em Fevereiro passei no processo seletivo de uma marca coreana de beleza que atua globalmente e está presente em muitos países. Comecei o trabalho em março, na estratégia de short vídeos, e foi uma experiência muito deliciosa! Conheci muita gente maravilhosa e pude aprender muito sobre o mercado de trabalho coreano, termos da vida de escritório, burocracias e muito mais!

Todo dia rolava uma selfie no banheiro da firma…
saindo tarde da firma com os amigos latinos

O trampo durou os 4 meses e depois decidi sair para me dedicar aos meus clientes de estética em tempo integral. Até porque, eu estava exausta: trabalhava das 9h às 18h de segunda a sexta no escritório e atendia meus clientes aos domingos. Tinha apenas o sábado para descansar…

no estúdio da firma, produzindo muito conteúdo de beleza e pagando uns micos

Me dediquei 100% a @urglow.kr

De maio a outubro, migrei de um trabalho de escritório para me dedicar integralmente aos meus clientes de estética e micropigmentação, alcançando uma agenda lotada com 2 meses de antecedência! Foi um passo que dei com muito medo, já que estava abrindo mão da estabilidade de um emprego, para depender de clientes e agendamentos.

estúdio em Gangnam onde atendia clientes aos finais de semana
atendendado a querida Sissel, no estúdio MANDA em Mangwon

Mas deu muito certo, o estúdio cresceu muito rápido, foi notado por uma Youtuber incrível e muito querida e começou a lotar meus horários. Porém, bem na fase de muito crescimento, precisei dar uma pausa nos atendimentos por uma causa maior.

Jornada de fertilidade & gravidez

Eu e Yobozinho começamos as tentativas de gravidez em agosto de 2022, primeiramente de uma forma bem natural e sem muitas preocupações. Em fevereiro deste ano, decidimos levar o processo mais a sério, com testes de ovulação, coito agendado, suplementos vitamínicos e tudo que podia ser feito para um resultado positivo. Foi um período bem estressante, com incontáveis testes de gravidez de farmácia dando negativo, mês após mês.

no dia da inseminação, extretamente nervosa e sozinha na sala de espera

Em junho decidimos consultar um médico especialista em fertilidade e, após inúmeros exames chatos e doloridos, descobrimos que o Yobozinho estava com alguns problemas na contagem. Eu, apesar de saudável e sem nenhum impedimento para engravidar, estava produzindo cada vez menos óvulos.

Foi em junho que decidimos iniciar um processo muito doloroso de tratamento, com injeções, remédios, visitas semanais ao médico, mais exames e muita instabilidade emocional.

primeiro ultrassom depois do positivo, ainda achávamos que era apenas um neném

Em agosto fizemos nossa primeira tentativa de inseminação artificial e eu já estava exausta. Pra nossa sorte, não apenas deu muito certo com um positivo, como também recebemos a incrível notícia de que são gêmeos bivitelinos. A boa notícia chegou no dia 30 de agosto, um dia após o meu aniversário, enquanto estávamos na rodoviária esperando o ônibus para viajar até a praia!

embarcando para a praia de Seokcho já cientes da gravidez, ansiosos e emocionados

No momento em que escrevo essa retrospectiva, estou com 21 semanas de gestação! Esse foi, sem sombra de dúvida, o acontecimento mais especial de 2023 e das nossas vidas.

foto que tirei neste Natal, com 20 semanas

Percepção do envelhecimento dos meus pais

Neste ano, mais do que nunca, a minha ficha caiu sobre o processo de envelhecimento dos meus pais. O que já é uma pílula muito dura de se engolir normalmente, mas se torna especialmente dolorosa quando você mora há 18.000 km de distância deles.

Problemas de saúde cada vez mais frequentes, lapsos de memória, algumas manias que são típicas de vó e vô, tudo isso agora faz parte do cotidiano e a gente precisa ter jogo de cintura para levar tudo da forma mais leve e gentil, afinal, é bem mais difícil pra eles.

Continuo aprendendo a navegar neste novo cenário e confesso que esse sentimento tem me trazido mais ansiedade ultimamente, mas terapia está aí pra isso, né?

Perda da minha tia para o câncer

No segundo tempo de 2023, nós perdemos a minha tia Cristina para o câncer de mama. Outro processo bem doloroso e que precisei lidar à distância. Eu estava com uma viagem marcada para o Brasil em outubro, que precisou ser cancelada devido à gravidez dos gêmeos, e não pude me despedir.

Moro na Coreia desde 2015 e ainda não aprendi a lidar com a sensação de incapacidade por estar ausente na vida de quem amo. Neste amo, minha irmã passou por grandes mudanças pessoais e profissionais e não pude estar presente para ajudar. Minha família passou por um turbilhão de acontecimentos e emoções, e eu continuo longe demais. E agora, com os gêmeos a caminho, rola uma culpa pesadíssima por não estar ao lado deles.

Conscientemente, eu sei que tudo isso faz parte da decisão que tomei de ter mais qualidade de vida em um país seguro e avançado. Porém, a vida de imigrante é um eterno caminhão de culpas, né?

Qual o seu melhor momento de 2023?

Quero muito saber qual foi o seu melhor momento deste ano e aguardo ansiosamente pelo seu comentário. Pra finalizar, deixo meu desejo para um 2024 cheio de saúde, paz e conquistas para você e suas pessoas amadas.

Categorized in:

Tagged in:

,