Esse post não estava no meu calendário editorial, amigos – eu não o tinha planejado, agendado e nem nada do tipo. Ele está aparecendo aqui, nesse lindo dia ensolarado, pois eu achei necessário compartilhar com vocês: essa é a terceira denúncia de conteúdo duplicado na íntegra que abro em menos de 1 mês.Tem gente que não se importa com cópias, tudo bem, cada um tem os seus limites. Estive conversando sobre isso ontem com a Jess, já que nós duas não encrencamos tanto com copycats – aquelas pessoas que copiam sua ID visual, seus projetos criativos e suas ideias. Mas eu me importo – e muito – com gente que copia meu post na íntegra e vou explicar o motivo aqui em baixo.
O Google, suas buscas e tudo o mais
Eu juro que não sou cri cri, dessas que fica rodando a baiana criticando quem copia, pelo trabalho de ter criado um conteúdo original e etc. Sou sossegada quanto a isso, aprendi na minha faculdade que nada se cria, tudo se copia. Já leu o livro Steal like an Artist? Eu super acredito que tudo já existe no mundo – a gente só dá novas facetas as coisas e as intitulamos como nossas.
Mas o Google, meu amigo, ele não está para brincadeira: ele pune todo e qualquer conteúdo duplicado na web o excluindo da busca. Esse post simplesmente não aparece por lá. Ele não existe para o Google – ou aparece naquela área de entradas omitidas. Minha maior fonte de novos acessos aqui no blog é o Google, então, eu não curto muito correr esse risco.
Ah, mas e quanto ao conteúdo duplicado dentro do blog, nas páginas indexadas de categorias e essas coisas? Calma, que tatu do bem. Recomendo a leitura desse artigo, que explica direitinho como o Google reage à todo tipo de conteúdo duplicado.
Como identificar os copycats?
Bom, eu sempre caio neles pois uso pingback no meu blog (saiba mais) – sabe quando alguém linka para um post seu e esse link aparece nos seus comentários para aprovar? Todas as cópias que eu peguei foram por ali – pois as pessoas são bem preguiçosas e não removem os meus links internos (e todos os meus posts possuem links para outros posts, caro Watson).
Mas existe uma ferramenta que pode ajudar, amigos: desperte o Sherlock que há em você e procure por conteúdo duplicado usando o Copyscape. Você conhece mais alguma para indicar?
O que fazer, meu deus?
Vou explicar aqui como eu reajo diante dessas situações – vale ressaltar que nem sempre a pessoa tem intenção de prejudicar. Ela acha que copiar e colar um conteúdo na íntegra (com um crédito no rodapé) é uma forma de divulgar aquilo que você criou. Como acontece muito com textos: as pessoas copiam e colam crônicas completas como se não houvesse amanhã. :/
Não adianta apontar o dedo e ameaçar processo, todo mundo é inocente até que se prove o contrário. Ou talvez não. Mas vale ter cautela: a generosidade atrai melhores resultados do que a grosseria. 🙂
1) Comentário educado e didático
Vou no post que está duplicado, preencho meu nome, meu e-mail e meu blog – pois a pessoa deve saber quem eu sou – e explico sobre a punição do Google. Sugiro que a pessoa pesquise sobre o assunto, para confirmar que não estou inventando nada. Aviso que essa punição nas buscas prejudica tanto o meu blog quanto o dela – afinal, nós duas seremos penalizadas.
Como eu entendo que nem sempre a pessoa tem ciência do que está fazendo, agradeço pela intenção de compartilhar o meu post e peço que remova o post, por gentileza, para evitar denúncias de plágio.
2) Denuncio no Google como plágio
Visito a ferramenta para Google Webmasters e faço a minha denúncia. Nela, eu preencho meus dados (nome, sobrenome, email, país) e afirmo que sou detentora do direito que estou denunciando. Você também pode denunciar nessa ferramenta os plágio que você encontra de terceiros, aka ozamigo tudo.
Em seguida, eu descrevo o trabalho protegido sempre dessa forma: “Um artigo de minha autoria, publicado no sernaiotto.com na data de (data aqui) foi copiado na íntegra pelo blog (nome do blog) na data de (data aqui).” – você pode descrever da forma que achar melhor. Então preencho o meu link com o artigo original e depois preencho o link do conteúdo duplicado.
Mais abaixo, marco as 3 caixinhas de seleção das declarações juramentadas, onde me comprometo a dar informações corretas e afirmo que o conteúdo denunciado pertence a mim. Coloco data, assino e envio.Depois disso, acompanho todas as denúncias no painel. Infelizmente, o Google demora para analisar – mas hoje, quando fui clicar em uma das denúncias feitas, o post já havia sido removido devido ao comentário que deixei. Obrigada, você que removeu! <3
Um update importante:
Recebi um email do Google afirmando que, ao remover o link que eu denunciei por plágio das buscas, ele não é excluído da internet e permanece disponível – sendo assim, as pessoas ainda conseguem acessá-lo de outras formas. O Google questionou se antes de denunciar eu solicitei a remoção do material copiado nesse link. Então, fica a dica: denuncie nos 2 sites!
Como divulgo um post que gostei muitão?
Você pode fazer isso de inúmeras formas! Eu costumo divulgar com uma link party: sugiro os meus links favoritos do mês, com uma breve introdução sobre o que eu achei de cada um deles. Se você curtiu muito um texto, pode publicar um novo post – de sua autoria – falando sobre o que achou desse texto, complementando com sua opinião e linkando para o post original.
Linkar para um outro blog não te faz perder a visita, ok? Faz com que seu leitor conheça novos blogs e também faz com que o blogueiro citado visite seu artigo – e com isso você pode acabar sendo divulgado por ele ou até mesmo fazendo um novo amigo!
Tem lugar pra todo mundo na blogosfera, galera – quanto mais a gente se ajuda, mais a gente cresce.
Importantíssimo, favor ler:
Amiga, antes de copiar esse artigo aqui na íntegra, aconselho que dê uma lidinha. O conteúdo pode te interessar! Beijos no seu coração <3
Nossa Loma, nem sabia que tinha como monitorar se o nosso conteúdo foi copiado na íntegra. Esses dias, quase sem querer, utilizando o Analytics… percebi que tinha uma página linkando uma imagem de um post meu, na minha hospedagem. Quando fui ver, a pessoa utilizou as imagens que eu criei e nem deu os créditos.Fiz que nem você, elogiei o trabalho e lembrei que seria bacana se ela referenciasse a origem da imagem utilizada, já que eu investir tempo para criar.
@Marta Freitas, a gente sempre acha um espertinho, né? Vc agiu bem! Quando a gente menos espera: BUM, alguém copiou alguma coisa hahaha ;***
Isso infelizmente é mais comum do que a gente pensa. Eu fiz uma limpa nesse site que você indicou e não retornou nada, menos mal, né?Beijos,Karine
@Karine, nossa, que bom! Fico aliviada por ti ;***
Mas que post lindo e de utilidade publica!! <3Eu, até hoje não passei ainda por isso. Ou de repente não encontrei nada, ainda. 🙁 E não sabia que poderia estar denuncinado ao Google Webmasters. Fiquei feliz de saber que tem como contornar esse tipo de situação.Obrigadaaaa pelo post! Aproveitei e compartilhei ele lá na fanpage do Byangel. :DBeijokas!
@Angelica, fico muito feliz que gostou e obrigada por compartilhar. Dei um update no post, além do Google Webmasters tem um outro link para denunciar, só que esse é para que o conteúdo seja removido da internet e não apenas das buscas – quem me sugeriu foi o Google, por email hahahaha ;***
Poucas vezes me deparei com posts inteiros copiados de outros blogs por ai.E quando isso aconteceu, achei super chato! Uma coisa é você citar com suas palavras sobre um post legal que viu por aí. Outra BEM diferente, é copiar todo o conteúdo e colar lá no seu, né?! Mesmo colocando o crédito no final, não foi você quem criou aquilo. Hahah Tenso. Mas não sabia sobre essa política do google a respeito disso, post muito informativo :)Beijos!
@Kah Souza, eu acho tão lindo quando um blogueiro fala sobre um post bacana do sei jeitinho. Eu sempre busco divulgar outros links por aqui dessa forma. Mas vai de cada um, né? Bjs
Maravilhoso Lominha! Não passei por plágio e espero não passarVocê esclareceu muitas dúvidas…www.chadecalmila.com
Amei a postagem e agradeço demais as dicas, meu blog tem projetos de passo a passo e peguei um blog que copiava todo o post no final bem pequeno colocava um “mais aqui” mas sem nenhum sentido já que a ideia já estava toda lá quem ia se preocupar em clicar e ver alguma coisa. Foi bem chato e não tinha como comentar, não sabia de algumas dicas que você deu aqui. Obrigada.
@ANGÉLICA CIRNE COIMBRA, tu jura? Que sacanagem! Espero que consiga denunciar essa criatura, pq colocar crédito miudinho já é bem maldade, a meu ver. Bjs!
que maravilha. corri pra ver. Ainda bem, ninguém me copiou nisso! pelo menos né?heheficarei atenta!
@Jess, hahahaha fico feliz! Já comigo, as coisas pipocam. Deve ser pq eu sou phd em fazer papel de trouxa HAHAHA ;***
Isso é bem chato mesmo. 🙁 E acho triste, é como roubar o trabalho do outro e querer se fazer valer nele.Adorei as dicas, Loma!! =DBeijos, Nat
@Natasha Barros, e vou ser sincera: tem gente que usa meu conteúdo – gratuito – para vender por ai. Não é de morrer? HAHAHA bjs!!
Loma, graças a Deus nunca aconteceu de alguém me plagiar, e eu uso da mesma técnica que você dos pingbacks.Não conhecia o Copyscape e vou já colocar nele os links que não tem nada meu linkado para ver se não tem nenhum plagio. Post de utilidade pública meeeeixmo, hahaha.Beijão Tay.
@Taynara, fico mto feliz que gostou! Pingback é maravilhoso hahahaha
Ótimo!! Felizmente ainda ninguém saiu me copiando na cara dura =D mas agora sei o que fazer =D
@Chell, que bom! Espero que nunca copiem <3333
Já tive um post meu do Vida Minimalista copiado na íntegra em um blog iniciante, e pelo que deu a entender o “blogueiro” queria fazer um blog de coletâneas de posts dos outros, pois todos tinham referências a outros blogs. Depois de um tempo o blog acabou, voltou e não encontrei mais meu post lá (mas outros continuam). Difícil é saber quando tem má intenção ou quando faz isso até num sentido de homenagear – de uma forma prejudicial – nosso conteúdo.Abraços!
@Camile Carvalho, o último que me copiou tinha copiado bastante gente tb. É blogueira iniciante que acha que a internet é terra de sem lei e que o importante é fazer dinheiro. Haja paciência hahahha
Já vi várias blogueiras literárias tendo resenhas copiadas por aí, mas na cara dura mesmo, sabe?, da pessoa botar que a resenha é dela e tudo. Uma pena que esse tipo de coisa aconteça.Pra divulgar posts legais eu ando botando o link na página do fb do blog. Escrevo algo como “fulana do blog tal escreveu um post bom sobre isso, isso e aquilo” e jogo o link, ou dou compartilhar direto no link que a pessoa posta na página do blog dela. Mas ando querendo voltar a fazer um post por semana botando coisas legais que a gente encontra por aí!
@Mareska, eu adoro compartilhar links legais no fb também, além da link party!
Isso é a pior coisa do mundo!Já tive a experiência de ter vários artigos copiados na íntegra, inclusive com as imagens que eu usei. Só que isso acontecia todos os dias e a pessoa que fazia isso recebia meus comentários pedindo encarecidamente para que removesse os artigos do ar… até que um dia eu fui atrás do blog e ele já não existia mais.Ao menos ela teve a decência de cancelar aquele canal de comunicação… mas passar por isso é um saco!Curti um bocado o artigo.Beijinhos Loma, e boa sorte!
@Larissa Rehem, cansa né? Acho absolutamente desnecessário. :/
Eu uso o Tynt pra ajudar a saber quem copia textos/imagens dos meus posts. E ele também meio que funciona como um primo pobre do analytics, mostra as palavras-chaves de tráfego e tudo mais. Ele dá a opção de quando a pessoa copiar meu texto, ao colar automaticamente aparece o link do post para que o leitor leia o restante, mas não funciona muito bem ainda porque a pessoa pode simplesmente apagar kkkesse post é super válido, vale as “cópias” bem feitas (na verdade, as menções e divulgações, hehe)beijo!
@Rafaella Ribeiro, nossa, eu não conhecia! Muito obrigada pela dicona <3
Ei, Loma, tu e bem diplomatica pra lidar com uma situacao dessas, hein? Te admiro pela finesse e sensatez. Mas realmente e uma situacao muito chata, frustrante. Obrigada por compartilhar sua experiencia. Tomara que nao aconteca mais, ne?
@Ana, por dentro eu mando praquele lugar, tá? A finesse é puramente externa HAHAHAHA
Acho que nunca aconteceu comigo isso de ser plagiada. Pelo menos se aconteceu, eu nem fiquei sabendo. MAS já aconteceu uma vez de uma foto minha, de um shooting bem iniciozinho de carreira, ir parar num blog masculino desses que fazem um apanhado de fotos de mulheres bonitas pra servir de inspiração pro fapfap alheio. Eu tinha uns 16 anos na foto. Pedi com muita educação pro dono do blog retirar e ele foi super atencioso e retirou de prontidão. Sem estresses, sem brigas, sem complicação.Espero não precisar passar por isso! E tomara que isso não prejudique os seus acessos, Lominha!bjs de Filipinas,Gabi BarbaráBarbaridades!
@Gabi Barbará, nossa que horror. Não me imagino na sua situação! Ainda bem que removeram né? Affes
@Loma, Pois é! Eu era tão novinha, e o shooting foi feito tão na inocencia, que eu nunca ia imaginar a foto indo parar num blog assim. Mas fazer o que né? quando se é modelo a gente acaba tendo que aceitar que vai rolar uma exposição da sua imagem.
Que climão desnecessário que isso causa, né? :(Confesso que fui ver o post mais famoso do blog e se ele tinha sido copiado mas ainda bem que não foi, sinto muito que isso já aconteceu contigo :~Artigo de utilidade pública, Lominha, linda como sempre <3
@Duds, super desnecessário! Paciência, né? As pessoas acham que a internet é a casa da mãe joana hahahaha
Lominha como sempre trazendo utilidade pública no seu blog.Adorei esse post, mesmo. Do jeito que eu sou, eu já rodaria a baiana, xingaria muito no twitter, ia fazer todas as amigas no post brigar também, porque eu sou dessas. Bom saber que existem outras formas de fazer isso elegantemente.Obrigada pelo seu post. Beijo grande.
@Lígia Coelho, tenho uma amiga que joga na roda mesmo, sem medo de ser feliz HAHAHA eu prefiro tentar outros métodos primeiro, mas se nenhum funciona, ai eu envio prazamigas deixarem alguns comentários tb hahaha
Olá, Loma!Achei o post excelente!Tenho uma dúvida. Dias atrás publiquei no meu Insta que estava fazendo o meu dever de casa e tirei uma foto do workbook (lindo e útil) que vc disponibilizou pra baixar. Isso é incorreto?Bjs,Mariana Honorato
@Mariana Honorato, de forma alguma! Essa é uma das formas saudáveis de compartilhar: vc está postando uma foto original sua, de algo que vc achou legal e indicando esse conteúdo. Inclusive: muito obrigada! <3
Sabe… ? Adorei ! Estive conversando com uma amiga durante esses dias sobre plágio! E na área onde meu blog está, não é “área” o nome mas não pensei em outro, isso é muito comum. Sabe pq ?Pq as editoras fazem parceria com blogs literários e cobram as resenhas. O blogueiro acaba se sentindo pressionado e plagia. Eu diria para estes blogueiros “NÃO PEÇA O LIVRO SE NÃO VAI LER! VAI SE QUEIMAR MAIS PLAGIANDO DO QUE DEIXANDO UMA RESENHA DE LADO E NÃO MANTENDO A PARCERIA”.Afinal, a editora vaaaai entender que você está muito enrolado. E o que ela mais quer é engajamento dos seus fans em qualidade e não em quantidade.Não sei se consegui me expressar…De qualquer forma… Publiquei seu link na minha fanpage pros meus amigos blogueiros lerem ! :DNão acho que quem plagia vá ler, mas é bom quem quer se defender do ato entender um pouco mais sobre o assunto!Bjoooos. Marwww.LaGarota.com.br
Loma, esse assunto é realmente muito importante. Eu comecei a blogar tipo essa semana, e morro de medo de copiar alguém sem querer sabe? E também de ser copiada. Acho que é até mais fácil copiar blogs que nao sao conhecidos, do que os que sao, pq a pessoa é facilmente descoberta. De qualquer forma seu post foi bem “educacional” mesmo. Acho que falta bom senso e verniz nas pessoas de um modo geral para aprender a diferença de admirar um trabalho e querer que todos saibam dele, do que copiar na integra e passar como se fosse seu.
@Marina, vc falou tudinho: falta bom senso hahahaha
É verdade, isso é muito chato mesmo. Outro dia eu estava visitando uns blogs e encontrei uma foto que eu tinha editado no post de outra guria (detalhe, o post tinha até o mesmo título), nem olhei o resto de tanta raiva que eu fiquei. É muito ruim mesmo. Tem gente que não se toca, argtSou da época do NO COPY CATS, e parete que até hoje algumas pessoas não melhoraram mesmo né? Triste;Beijos, linda <3
@Luana Reis, saudades “no copycats” no layout hahahaha mas memso naquela época ainda tinha mta gente que copiava :/ bjos!
Obrigada por compartilhar, Loma. Realmente é difícil saber o que fazer em situações como essa.Mas o que gostei mesmo foi do recadinho do final haha
@Kaccau Carvalho, achei importante ressaltar, vai que né? HAHAHAHA
Loma! Acompanhei pelo twitter o teu desespero com essa história e adorei que tu fez um post explicando tudo isso!Meus blogs ainda são pouco conhecidos, mas o medo de roubarem o conteúdo legal que é produzido sempre existe. Ah, se houver um próximo plágio, tu já pode mandar ~beijos de luz~ agora, né? Hashuashu :DBeijos!
@Carina Santos, adotei isso pra vida! HAHAHA é libertador <333
Isso nunca aconteceu comigo. Não que eu saiba haha Mas gostei das dicas sobre como agir. Loma é nossa embaixadora! 🙂 Sugerir links e compartilhar com boas intenções, sempre.
@Patricia Leardine, hahaha primeira vez que falam isso! Achei “embaixadora” chique, porém exagerado hahahaha obrigada <3
Superr legal as dicas,você tirou muitas dúvidas que eu tinha em relação a isso.http://bagagensprontas.blogspot.com.br/
@Isabelle, fico feliz! Obrigada ;*
Nossa, isso teria vindo a calhar uns meses atrás quando tive dois posts copiados.Milagrosamente o copyscape nunca mais acusou nada! Ufa!Arrasou no post lominha, já favoritei para futuros eventos.Beijocas
É tão mais simples divulgar dando os créditos… Porque as pessoas insistem em fazer algo que não é certo? Eu sempre me pergunto isso :/E na verdade, eu nem sabia que existiam essas ferramentas, é sempre bom ficar de olho mesmo!Beijos!
Já vi muito isso.Mas tem gente que acha resolve GRITANDO NO CAPS LOCK como se não houvesse o amanhã,mas o chato é copiam mesmo e blog ser muito famoso porque os fãns desse blog vai ficar no lado deles do que da pessoa
Adorei o post !Sou blogueira por hobby e apesar de já ter ouvido falar dessa política do Google, não sabia que era tão tensa.Fiquei feliz por nunca ter copiado nenhum post. Fazia um resumo mensal dos posts que vi por aí e gostei, mas sempre com link e explicando o conteúdo, o que eu gostei, etc…Sempre achei que pra publicar um texto na íntegra, o mais certo era pedir autorização. Mas já vi que os guests posts são super furada.Beijos 😉
Loma, você sempre tem dicas boas.Eu nunca passei por isso, mas já vi muito com outros blogs e nem sabia sobre a denúncia ao Google. E uma coisa bom é sempre agir na educação para evitar confusão e até para você não perder a razão, né. Tem que manter a classe! rsrsAh! Estou seguindo os passos do ORGblog e tem sindo uma mão na roda. Parabéns pelo conteúdo e as dicas maravilhosas. Beijos!
Apesar de o assunto ser bastante “sensível”, seu post ficou uma lindeza e com igual sensibilidade na hora de dar uma luz para nós que não entendemos muito dos mapeamentos do google etc. Aproveitei para checar meu broguenho nesse link que você recomendou, muito obrigada!
Loma, eu simplesmente achei perteito este seu post sobre copycats, me tirou muitas dúvidas.Eu agradeço a você pelo carinho com seu público nos ajudando e divulgando estes itens.Tenha um Feliz 2015 abençoado e cheio de novidades!Beijos, Gisele.
Sempre, sempre com dicas muito incríveis. Engraçado que muitas vezes que busquei sobre algum assunto no google acabo entrando em vários sites e sempre tem textos idênticos. Eu como leitora fico abismada porque as pessoas copiam e colam e não reescrevem dando seu ponto de vista? Enfim, acabei de aprender mais coisinhas importantíssimas pra minha vida <3 Obrigada Lominha minha querida <3
Eu acho que denunciar um conteúdo duplicado não é ser crica, copiar conteúdo é crime. Se uma pessoa quer fazer um blog ela tem por obrigação saber que há leis na internet e se informar o que pode ou não pode ser feito. E na boa, quem é que não sabe que não se pode dar ctrl C ctrl V? Uma coisa é copiar o post e colocar os créditos, outra bem diferente é qdo a pessoa copia e coloca no blog como se ela tivesse escrito. Então eu não tenho paciência com quem faz isso pq é certeza que a pessoa sabe sim q está errada. E se plágio é crime eu denuncio mesmo!
Que fantástico, Loma! Não sabia sobre 90% das coisas nesse post! Sempre aprendendo <3
Já amando seu blog só por conta desse post! Adorei saber mais sobre o assunto, apesar de nunca ter plagiado conteúdo de ninguém é bom saber como funciona esse negócio, né?Pelo que estou vendo aqui encontrarei várias outras dicas interessantes para quem também tem blog, então já virei sua fã! rsBeijos!!!Clá
Pra tentar coibir as cópias de posts meus, tive que inserir códigos que impedem a cópia. Era isso ou eu não vencia de tanta gente copiando e publicando. Engraçado foi receber depois um email de um cara que se sentia decepcionado com a minha atitude de denunciar o blog que fez a cópia indevida, pois isso era uma forma de “me ajudar a espalhar minhas palavras”. Eu tive que cair na risada, de tão absurdo isso.Quando gosto muito de um texto, compartilho em todas as minhas redes sociais. E quando gosto muito de um blog, uso o twitterfeed que publica no Twitter qualquer postagem recente deste blog. Faço minha parte para espalhar bons textos. Infelizmente tem gente que acha que blogueiro não trabalha para pesquisar e escrever. Eles acham que podem se apropriar e colar por aí sem respeito.Ótimo post, bejas! =D
@Sybylla, mas é isso mesmo, as pessoas usufruem do seu conteúdo e acham que estão ajudando. Fico impressionada com isso! hahahaha Já pensei em proibir a cópia com um código também, mas ainda não me convenci de que é a saída. Se continuar assim, serei obrigada! Beijos ;***
Olha eu aqui de novo, apenas salvando todos os links, principalmente o pingback *não sei se escrevi certo*Como meu blog é novo, ainda não passei por isso com ele, mas… Em todos os meus anos escrevendo e traduzindo (sempre com autorização explícita do autor) fanfics, sofri muito com plágio e também com fanpages, atualmente tenho uma dedicada a uma certa autora e seus livros e ela tem quase 60 mil pessoas, ai todas as páginas menores vivem de copiar o conteúdo p delas, como se a opção compartilhar fosse invisível, não tem coisa mais frustrante.Frustrante ta sendo ler pelo celular, quero salvar as coisas -_-Bjos
Olha eu aqui de novo, apenas salvando todos os links, principalmente o pingback *não sei se escrevi certo*Como meu blog é novo, ainda não passei por isso com ele, mas… Em todos os meus anos escrevendo e traduzindo (sempre com autorização explícita do autor) fanfics, sofri muito com plágio e também com fanpages, atualmente tenho uma dedicada a uma certa autora e seus livros e ela tem quase 60 mil pessoas, ai todas as páginas menores vivem de copiar o conteúdo p delas, como se a opção compartilhar fosse invisível, não tem coisa mais frustrante.Frustrante ta sendo ler pelo celular, quero salvar as coisas -_-Bjos p.s Steal Mike an Artist já tem versão em português pela Editora Rocco – Roube como um artista 😀
Loma,Mais uma vez seu conteúdo me ajudando. Eu produzo conteúdo para um site e esses dias atrás encontrei meus textos pela web plagiado. Quando acessei o site, vi que tinha mais de 6 artigos meus duplicados, alguns com uma referência minúscula que ninguém ve, outros sem indicações nenhuma. Fiz o que você disse, mandei um e-mail educado e vamos ver o resultado.Agora uma dúvida, eu escrevo esses textos para serem publicados em um site organizacional. Porém, eu tenho um blog pessoal e os assuntos tem muito a ver. Tendo em vista que eu sou a autora do conteúdo, teria problema eu publicar também no meu blog pessoal?Obrigada. 😉
Linda, obrigada pelas dicas e parabéns pelo conteúdo me ajudou bastante! Estou ajudando uma pessoa com conteúdo digital e me deparei com este problema.