sernaiotto-deletar-posts-antigos-blog.jpeg

Eu recebo essa dúvida com muito frequência no meu e-mail, então resolvi falar sobre isso por aqui (se você tem alguma dúvida sobre blogs, eu procuro ajudar todo mundo através do contato). Se você tem um blog há algum tempo – 8 anos por aqui e você? – provavelmente já considerou deletar posts antigos. Tem gente que deleta sem dó, tem gente que acha errado apagar conteúdo antigo e tem gente que não sabe muito bem o que fazer. Se você faz parte do último grupo, esse post é pra você.

 Você pode ter mil motivos para deletar alguns posts antigos, vou citar uns exemplos:

  • O seu blog mudou de nicho;

  • O seu conteúdo não condiz mais com o que era antes;

  • Alguns posts do início não se enquadram nas suas categorias;

  • Você sente vergonha de alguns posts;

  • Você considera seu conteúdo incompleto ou mal redigido;

  • Você não sabia tirar fotos e se sente desconfortável com as que fez;

  • Você não vê sentido em manter alguns posts no ar;

  • Os posts atraíram muitos haters;

  • Você experimentou temas diferentes e viu que não deu muito certo;

Vale lembrar que cada caso é um caso específico e a resposta que eu dou pra essa pergunta tem como base o meu blog e as minhas experiências com ele, ok? E como tudo na blogosfera: é relevante. Não existe certo ou errado – apenas o que você considera o melhor para o seu trabalho com base nos seus objetivos. Sempre! Então pega a pipoca e o bloquinho, porque vai ser longo.

Sempre que penso em deletar um post no meu blog, mantenho em mente 2 fatores importantes: os técnicos e os emocionais.

♦ Os fatores técnicos (UTT)

Eu posso dividir esses fatores em outros três que eu chamo carinhosamente de UTT: usabilidade, utilidade e tráfego. Parece coisa de livro de marketing, mas eu juro que é muito mais simples do que parece. São apenas 3 perguntinhas:

  • Esse post interfere na usabilidade do meu blog?

  • Esse post é útil e vai fazer falta para o meu leitor?

  • Esse post gera tráfego constante para o meu blog?

♦ Se o seu post faz parte de uma série; pertence a uma categoria que você alimenta sempre; está linkado em inúmeros outros posts dentro do seu blog e serve de suporte para outros artigos, então deletar esse post vai afetar a usabilidade do seu blog. O que quer dizer que o seu blog vai ficar cheio de links quebrados ao deletar e isso prejudica a usabilidade e o resultado nas buscas.

♦ Se o seu post é educacional, completo, compartilhado com frequência, sempre recebe comentários, então é um post de utilidade para o seu leitor e excluí-lo pode ser um tiro no pé. Analise se ele não fará falta dentro do seu conteúdo e para o seu leitor.

♦ Se o seu post é muito acessado, pinado, compartilhado, está constantemente no seu Analytics, então esse post gera tráfego frequente pro seu blog e deletar pode causar uma redução drástica no número de acessos. Às vezes, esse post antigo é uma porta de entrada para novos leitores conhecerem o seu trabalho.

♥ Os fatores emocionais (ENH)

Eu também posso dividir esses fatores em outros três que eu chamo carinhosamente de ENH (eu sei, UTT era bem mais legal): expressão, nostalgia e história. Também funciona com as 3 perguntinhas:

  • Esse post expressa quem você é como pessoa ou produtor de conteúdo?

  • Esse post causa nostalgia e te faz recordar de momentos incríveis?

  • Esse post representa sua história – ou serve como registro para a história do seu blog?

♥ Se o seu post tem um toque pessoal; fala sobre alguma experiência importante da sua vida; contém alguma reflexão ou desabafo – seja polêmico ou não e mostra quem você é, então esse post é uma expressão de você. Ele pode ser importante para a percepção do leitor – que pode se aproximar ainda mais de você.

♥ Se o seu post contém um momento incrível; uma lembrança de algum evento; fotografias antigas; uma viagem interessante; alguma realização pessoal ou profissional, então esse post é nostálgico. Isso quer dizer que ele é mais importante para você mesmo do que para qualquer outra pessoa.

♥ Se o seu post contém registros do seu início; uma linguagem antiga; um design que você não usa mais, esse post contém um pouco da história do seu blog. Para muitos isso causa vergonha, mas a verdade é que todo mundo evolui – e olhar pra trás só mostra o quão longe você chegou.

✖ Decidi que quero apagar mesmo, e agora?

Depois de ler essas considerações, você decidiu que quer apagar os posts mesmo assim – eles podem não condizer com a mensagem que você quer passar agora, podem causar vergonha, causaram mais polêmica do que você gostaria, possuem foto do ex-relacionamento. E agora?


Certifique-se de não deixar o seu blog cheio de links quebrados, ou seja: se você já linkou esse post em outros posts seus, arrume esses links antes que alguém caia em uma página de erro. Para te ajudar:

  • O plugin Broken Link Checker busca links quebrados no seu site todo dia e envia um relatório por email (cuidado ao instalar plugins, sempre faça backups e verifique compatibilidade);

  • A ferramenta online Broken Link Checker faz uma análise de todos os links quebrados de uma determinada página.

✔ Decidi que vou manter o post, e agora?

Depois de analisar todos os fatores você decidiu manter o post: ele ainda traz tráfego para o blog ou você tem um apego emocional. Só que você ainda não está satisfeito, senão nem teria considerado deletar. O que fazer?

Você sempre pode editar um post, né? Se está insatisfeito com as fotos usadas, troque por outras. Se a escrita não era muito desenvolvida naquela época, faça edições no texto. Mude os gráficos, corrija erros, resuma textos longos. Você sempre pode modificar aquilo que não está do jeito que você quer agora e adequar a linguagem atual do seu blog.

Eu sempre modifico os gráficos aqui do blog quando eles não estão mais do jeito que eu gosto – no ORGblog, por exemplo, já mudei 3 vezes. 😀

✔ Aconselho a leitura do 50 coisas que ninguém te conta antes de criar um blog.

Se esse post te ajudou de alguma forma, compartilhe com os amigos. Você também pode me pagar um café! Muito obrigada por estar aqui, beijas!

Categorized in:

Tagged in: