Quando ficou decidido que eu iria para Los Angeles em dezembro de 2013, resolvi antecipar passaporte e visto por ser um processo burocrático que leva algum tempo. Então, a viagem mudou para julho! Alguns fios de cabelo branco e muita ansiedade depois, compartilho aqui como tirei meu passaporte.

É um processo rápido e super organizado: você vai ao site da Polícia Federal e clica no link de Passaporte. Dá pra tirar todas as suas dúvidas pelo próprio site, o processo é bem intuitivo. No meu caso eu solicitei um passaporte para brasileiros.

Documentos para passaporte:

Para retirar o passaporte comum para brasileiros, se você for maior de 18 anos, precisa de:

  • documento de identidade (pode ser RG, passaporte brasileiro anterior, CNH atualizada, CTSP)
  • título de eleitor e comprovantes de que votou na última eleição. Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais (eu emiti pelo TRE SP)
  • no caso dos rapazes, documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório
  • comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido
  • passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver
  • CPF

Nessa lista constam os documentos que eu apresentei quando dei entrada. Aqui está a lista completa de documentos, com exceções e casos especiais como menores de idade, por exemplo.

Com tudo em mãos, solicitei a emissão preenchendo um formulário online. O site gerou uma GRU (guia de recolhimento) para pagar a taxa do passaporte que varia a cada ano, mas recentemente está em torno de R$257. Depois disso, agendei a minha visita à Polícia Federal mais próxima para a conferência desses documentos, foto e coleta de impressões digitais.

O agendamento não costuma demorar e o passaporte fica pronto entre 7 e 10 dias. Eu dei entrada no processo próximo ao dia 23 de março e no dia 02 de abril eu já o tinha em mãos. Rápido!

Vale lembrar: esse post conta a minha experiência e cada caso é um caso diferente. Leia o site atentamente e caso tenha dúvidas, ligue no 194 que eles explicam tudinho.

Saiba como eu tirei o meu visto americano. E você também pode acompanhar todas as minhas viagens!

Categorized in:

Tagged in: