viagem para a Coreia do Sul: aplicativos essenciais

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 
Saiba mais!

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-viagem-coreia-do-sul.jpg

Conheça os aplicativos mais importantes e venha preparado!

Se você gosta de cultura coreana – e eu acredito que sim, senão você nem estaria nessa página, né? – tá cansado de saber que barreira linguística e choque cultural fazem parte da viagem. Mas alguns aplicativos do cotidiano podem facilitar o processo de adaptação, não importa o seu nível de conhecimento ou paixão pela cultura. Hoje eu quero compartilhar com você os aplicativos mais importantes que venho usando durante esses 3 anos de vida na Coreia do Sul.


sernaiotto-viagem-para-coreia-do-sul.jpg

Tá com viagem marcada? Faça o download e venha preparado!

🚆 KakaoMetro


seoul_subway_map.jpg

Se você puder baixar apenas 1 aplicativo no seu celular, eu recomendo que seja esse. Eu tenho usado frequentemente nesses 5 anos de Coreia do Sul e confesso que só peguei o metrô errado uma vez (te juro – e ainda porque passavam 3 trens para locais diferentes na mesma plataforma, foi falha minha de entrar com pressa e não verificar o destino correto). Existem outros aplicativos de metrô na Coreia, mas com o tempo eu percebi que o KakaoMetro me dá mais funcionalidades e tem mais acertos no quesito pontualidade e atrasos dos trens.

Pegar metrô na região metropolitana (Seoul, Incheon e mais algumas cidades satélites) pode ser assustador a princípio – mas esse aplicativo torna a tarefa mais prática! Basta seguir as instruções e ler as placas – que estão sempre em coreano e em inglês.


sernaiotto-aplicativos-kakao-metro.gif


sernaiotto-aplicativos-kakaometro-2.gif

Você pode usar o app em inglês ou coreano – mas ele mostra os nomes das estações nos dois idiomas, o que facilita MUITO quando seu colega manda o nome coreano pra você. Nele você consegue calcular o tempo de viagem entre sua origem e destino – ele também oferece opções de baldeação pela mais simples (menos paradas) ou a mais rápida (que pode conter mais paradas).

Além disso, ele prevê o tempo de caminhada dentro de uma estação para fazer a baldeação e qual a melhor porta para embarcar que seja mais próxima da baldeação ou da saída da estação. Ah! Ele também calcula a tarifa da sua viagem, já que o metrô aqui é calculado por trajeto e não possui um valor fixo. Sério. É um anjo da guarda dentro do seu telefone.

Tem pra iOS e pra Android.O aplicativo é gratuito e pode ser vinculado a sua conta do Kakao – e se você não sabe o que é Kakao, vem comigo para o próximo aplicativo desse post.


💬 KakaoTalk

<span data-mce-type=”bookmark” style=”display: inline-block; width: 0px; overflow: hidden; line-height: 0;” class=”mce_SELRES_start”></span>

É uma mistura de Whatsapp com Telegram – só que muito mais fofo. KakaoTalk é principal aplicativo de conversas usado na Coreia – tem emoticons fofíssimos e algumas funcionalidades que a gente já conhece de outros aplicativos semelhantes, como: chat individual, chat em grupo, mensagem em áudio, ligação por áudio ou vídeo, busca interna no chat, quadro de avisos e mais. Se você quer se comunicar por aqui com amigos brasileiros – e fazer amigos coreanos – eu sugiro que crie uma conta no Kakao. Ter uma conta vinculada ao seu e-mail te permite trocar de telefone e número sem perder seus contatos. Por isso, criar uma conta ai no Brasil e trocar de chip aqui na Coreia se torna uma tarefa simples, principalmente quando você já vem pra cá com alguns contatos e amizades.

Tem pra iOS e Android.

Eu estou na jornada de convencer todos os meus amigos e familiares a usarem KakaoTalk. Eu odeio Whatsapp, gente.


🚍 KakaoBus


sernaiotto-kakaobus.jpg

Ainda dentro da família Kakao, eu recomendo o aplicativo de ônibus pra quem adora se virar por aí e não depender exclusivamente de metrô. O aplicativo é tão funcional quanto o KakaoMetro: você cadastra um ponto de origem e busca o ponto de destino – e ele lista os melhores ônibus que te levam até lá, mostra todo o percurso e também as trocas de linha, caso sejam necessárias. Também é possível usar em inglês e coreano – um aplicativo essencial para ter instalado, afinal, você nunca sabe quando vai precisar pegar um ônibus da estação até o seu destino. Os quarteirões na Coreia podem ser bem longos para caminhar no frio pesado ou no calor intenso.

Tem pra iOS e Android.

É o aplicativo favorito da minha amiga Bely – ela só anda de ônibus e sabe chegar em qualquer lugar, basicamente. Mas como não dá pra instalar a Bely no seu celular, instala o KakaoBus mesmo.


🗺KakaoMap

Mas Lominha, todos os aplicativos que você vai indicar são do Kakao? Não. Tenha paciência, jovem gafanhoto. Essa lista é importante, confia em mim. Afinal, Google Maps não funciona muito bem na Coreia do Sul. I know, shocking. Esse foi um dos motivos para Pokemon Go ter atrasado tanto o seu lançamento na Coreia e eu ter ficado pra trás, amigos. Como as Coreias sempre tretaram, o governo sul coreano não deu permissão ao Google para mapear tudo e então revelar ~locais secretos.

Mas voltando ao que interessa: o KakaoMap é o melhor mapa que você vai usar por aqui. Copia e cola o endereço coreano e ela vai te mostrar como chegar lá usando carro, ônibus, metrô e unicórnios voadores. Dentro do próprio mapa é possível clicar em um ponto de ônibus e ele já te diz qual está chegando e qual o percurso. Se você clica em um restaurante, te mostra o menu, fotos e reviews. É um mapa bem funcional, acho que você conseguiu entender.

Tem pra iOS e Android.

Uma alternativa é o Naver Map, caso você esteja cansado de tanto Kakao no seu telefone. Inclusive, existem mil teorias de conspiração aqui na Coreia sobre Kakao roubar dados das pessoas. Mas eu continuo usando bem de boas.


🚕 KakaoTaxi

Eu prometo que esse é o último Kakao da lista, sério. Nesse vídeo acima, a moça ensina (em inglês) a usar o aplicativo mais popular de táxis aqui da Coreia do Sul, o KakaoTaxi – já que por aqui ainda não tem Uber. É preciso entender um pouco de coreano para usar (ou decorar os passos e sair usando no achismo, o que também é possível fazer). Em locais muito movimentados, o taxista costuma ligar para saber onde te encontrar (quando o GPS mostra que você está na saída 10 da estação de Gangnam, por exemplo, que é absolutamente lotada de gente e de carro). E vale reforçar: é muito raro taxista que fala inglês, viu?

O táxi internacional costuma ser mais caro e ser diferente dos demais, nesse guia você pode ver todos os tipos de táxis daqui, como reservar, como contatar a central internacional por telefone ou nos aeroportos.

Tem para iOS e Android.

Minha experiências com táxis coreanos é bem limitada: eu só peguei táxi supervisionada por um adulto coreano. :/


💱 AbleConverter

É o conversor de moedas que eu uso há anos! Uma dica: o won tem uma cotação muito parecida com a do dólar – então fica mais fácil de converter mentalmente quando você está na rua. Outra dica: lembre-se sempre do estilo de vida coreano antes de sair convertendo e achando as coisas muito caras, ok? Vou citar um exemplo: se você recebe 1.000 reais de salário no Brasil e compra um lanche por 5 reais, é okay. Se você recebe 1.000 dólares e compra um lanche por 5 dólares, dá na mesma. Mas 5 dólares se torna em 20 reais (aproximadamente) se você converter e a primeira coisa que pensa é NOSSA, QUE FORTUNA. Então, tome cuidado com isso e venha preparado pra essa cotação caso venha estudar ou trabalhar por aqui. Quem vem a turismo acaba sofrendo com a conversão e o valor baixo do real, então mantenha isso em mente na hora de juntar a grana da viagem.

Tem pra iOS.

Uma alternativa pra Android é o Conversor de Moedas.


🍲 Yogiyo

Pra usar esse aplicativo é preciso saber ler em hangeul e ter um conhecimento bem básico do idioma coreano. Esse é o aplicativo mais famoso de delivery da Coreia. Você pode buscar suas comidinhas por categorias como frango (é tão popular por aqui), pizzas, comida japonesa, comida coreana, restaurantes de franquia e mais. Pode optar por pagar pelo aplicativo ou pagar para o entregador (por cartão ou dinheiro). Infelizmente, todas essas opções estão em coreano – mas tem mil artigos no Google que ensinam a mexer! 🙂

Tem pra iOS e Android.

Ps – ainda não tive coragem de pedir comida usando esse aplicativo. Sempre tenho medo de que algum ahjussi me ligue pra confirmar o pedido. 🙁


🛍Gmarket

O Gmarket é o Ebay coreano (oficialmente, é da mesma companhia). Nele você encontra todo tipo de coisa sendo vendida por todo tipo de vendedor. Existe uma versão coreana e uma global – que é a versão que eu venho usando nesses 3 anos. A versão global tem produtos e vendedores que entregam em vários países, além de ser em inglês.

Tem pra iOS e Android.

Assim como no Ebay, cuidado ao comprar! Sempre verifique reviews e a pontuação do vendedor, viu? Tem gente maldosa no mundo todo.


🔍 Naver

Esqueça Google, a busca oficial da Coreia do Sul é o Naver! Se quer procurar por locais, restaurantes, resenhas de produtos, onde comprar coisas, vá pelo Naver. Além da versão web, possui aplicativo também. É no Naver que os coreanos passam horas lendo notícias, pesquisando coisas, checando seus e-mails – e blogando! É a principal plataforma de blogs da Coreia do Sul.

Tem pra iOS e Android.

Talvez eu não precise mencionar que a maioria dis resultados interessantes estará em coreano, certo?


🌡AccuWeather

As estações do ano são bem definidas por aqui: o verão é insuportavelmente quente (ontem mesmo fez 38C aqui em Seoul), o inverno é ridículo de frio (em janeiro chega a -20C) e a primavera e o outono são estações mais amenas. Por isso que eu sempre recomendo março, abril, setembro e outubro como os melhores meses para uma viagem até a Coreia do Sul. Você vai ver as flores mais lindas, passar um certo calor de dia e um pouco de frio quando escurece – nada muito difícil para os latinos.

Mas é bom carregar consigo um aplicativo de tempo, já que a chuva pode vir quando você menos espera – ou a neve pode chegar mais cedo do que o esperado. Assim, você estipula o melhor roteiro de acordo com o clima do dia.

Tem pra iOS e Android.Mas não é preciso instalar um aplicativo para clima, eu acho que todos os telefones já possuem um de fábrica?


😷 AirVisual

Vamos falar de um aspecto chato da vida na Coreia: a poluição. Eu sei que você está virando os olhos agora e pensando “mas que raios, todo lugar no mundo é poluído, que papinho mais babaca” mas fica aqui comigo e presta atenção: durante essa primavera, o nível de poluição em Seoul ultrapassou 200 US AQI. Guarda esse número que eu vou explicar: AQI significa Air Quality Index e é um sistema que categoriza a qualidade do ar de 0 a 500. Qualquer valor acima de 300 é considerado perigoso e um valor até 50 é considerado como qualidade boa de ar. O valor de 200 está na quarta categoria considerada não-saudável – com aumento de chance de efeitos adversos e problemas no coração ou pulmões (principalmente para pessoas sensíveis e com condições de saúde).

Essa poluição é levada bem a sério por todos que vivem aqui: nos dias em que o aplicativo mostra o AQI laranja ou vermelho, as pessoas evitam sair de casa, usam máscaras específicas e ligam o purificador de ar nos ambientes. Por isso, é um aplicativo essencial para quem vem passar um tempo na Coreia.

Tem pra iOS e Android.

PS – a máscara tradicional de boca não ajuda a segurar a poluição, é preciso comprar as que marcam N80 ou N95 na embalagem: elas filtram 80% ou 95% do ar. Curiosidade: São Paulo registrou 180 AQI enquanto redijo esse post.


🔤 Papago

Papago é o dicionário do Naver. Ele tem as mesmas funções do Google Translator, por exemplo, mas funciona muito melhor com o idioma coreano. Você pode fotografar, gravar voz ou digitar aquilo que quer traduzir. Ele é bem popular aqui na Coreia e eu juro pra você que um senhor me abordou no metrô outro dia e começou a falar comigo usando esse aplicativo. Achei bem tecnológico da parte dele.

Tem pra iOS e Android.

Você pode usar o Google Translator, mas ele costuma traduzir as coisas mais bizarras em coreano – e você pode tentar perguntar onde é o banheiro e acabar falando, sei lá, eu amo picles pra um completo estranho na rua.


🚙 Waze

Apesar de Google Maps só dar mancadas, eu cheguei a conclusão de que o Waze funciona bem por aqui. Usei uma vez para me certificar de que o táxi (ver aplicativo lá em cima) estava fazendo o percurso correto e não tentando me enganar – tem taxista malandro em todo lugar do mundo, né? Funcionou perfeitamente! Então fica a dica pra você que pretende dirigir na Coreia ou quer apenas aprender o caminho das coisas.

Tem pra iOS e Android.

PS – tentei oferecer o meu Waze para um taxista que tava meio perdido na hora de digitar o endereço no GPS. Ele ficou meio ofendido. Portanto, não saia oferecendo o seu Waze – a não ser que a comunicação esteja impossível, mesmo.

Você já usa esses aplicativos? Tem algum aplicativo essencial para quem vai viajar para a Coreia do Sul que eu esqueci de mencionar nesse post? Me conta aqui nos comentários!

E não esqueça de compartilhar esse post se ele foi útil para você! 😉

PS – quer fazer um vídeo inspirado nesse post? Por gentileza, cite a URL nos créditos. Agradecida!

Imagem por nami chwang via Shutterstock



, ,

Deixe seu Comentário

  1. Cristiana Carolina Andrade Mendes Souza disse:

    Lominha, adorei o seu post …. DE VERDADE !

  2. Flavia disse:

    Post super útil Lominha!Tudo bem que eu não vou pra Coréia nem tão cedo, mas bom saber desses apps, pra ajudar alguém que vá ou pra mim mesma futuramenteTenho me interessado em estudar coreano e o Papago deve me ajudar nisso tbObrigada! ♥

    • Flavia disse:

      Voltei só pra dizer: o Papago é genial :O Eu fiquei muito chocada em como funciona bem! O único porém é que precisa de internet o tempo todo, mas fora isso, não tem do que reclamarObrigadíssima pela dica

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails