Um kimchi rápido e delicioso!

O kimchi 김치, também conhecido por kimchee ou gimchi, é um acompanhamento tradicional coreano feito de vegetais com uma variedade de temperos e super apimentado. Existem mais de 100 tipos de kimchi, sendo os mais comuns feitos com acelga ou repolho. Seu preparo costuma levar dois dias, tradicionalmente, como ensina essa receita para kimchi tradicional. Mas há uma maneira de prepará-lo em 30 minutos, acelerando os processos mais lentos porém mantendo os ingredientes principais.

Os coreanos chamam essa receita rápida de gutjeori kimchi 겉절이김치, que significa kimchi brevemente salgado. A receita tradicional exige que a acelga fique pelo menos 5h na água com sal o que não acontece nesse caso, em que usamos apenas 15 minutos.

Vamos dividir a nossa receita para kimchi em 2 etapas: acelga e tempero. Vamas?

Receita para Kimchi 겉절이김치

  • 2 acelgas
  • 5 xícaras de água
  • 1/2 xícara de sal
  • 4 dentes de alho
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1 cebola picada
  • 3 colheres de sopa de molho de anchova
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 5 colheres de sopa de pimenta em pó ou flocos;
  • 2 colheres de sopa de suco de maçã
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 pimentas vermelhas fatiadas ou cebolinha fatiada {opcional}
  • 2 colheres de sopa de gergelim tostado

Corte o talo das acelgas e depois corte suas folhas verticalmente. Depois misture as 5 xícaras de água e a 1/2 xícara de sal e ferva, misturando para que o sal dissolva. Deixe esfriar por uns 5 minutos.

Despeje a salmoura quente sobre a acelga e mexa bem. Dessa forma, o sal penetrará na acelga mais rápido, não deixando cozinhar, mas criando uma textura crocante. Deixe descansar por 10 minutos.

Vire as acelgas e deixe na água por mais 5 minutos. Depois disso você vai notar que a parte do talo se dobra sem quebrar. Enxágue toda a acelga e deixa escorrer por um tempo de forma que fique bem seca.

Bata o alho, gengibre, a cebola picada e o molho de anchova até que vire um purê. Depois acrescente o açúcar e a pimenta em flocos ou pó e misture bem. Acrescentar as 2 colheres de sopa de suco de maçã e a colher de mel não é necessário, você pode omitir esse passo. Na verdade, ambos substituem o extrato de ameixa para chá que é usado na receita tradicional mas é difícil de ser achado fora de Coreia. Misture bem e acrescente a pimenta fatiada ou a cebolinha fatiada caso queira.

Em um pote grande, misture a acelga com o tempero usando as mãos {e uma luvinha}. Nesse tipo de kimchi fica bom acrescentar gergelim tostado. Experimente e adicione mais sal ou molho de anchova se achar necessário. Deve ser consumido em até 10 dias.

O kimchi tradicional pode ficar por um mês na geladeira, pois fermenta e seu sabor muda: passa de agridoce e apimentado para um azedo exótico. Há quem goste de comê-lo fresco, como é o meu caso, e há quem prefira deixar fermentar. Porém essa receita não permite uma fermentação muito longa, por isso é bom consumir nesse prazo.

Tem mais receitas fáceis e deliciosas aqui.

Para quem sempre quis provar o kimchi coreano mas não quer passar 2 dias na cozinha, essa receita é ideal. A receita original (em inglês) e mais detalhada está aqui, é de onde tirei as imagens desse post. Espero que goste e não esqueça de me contar lá no Instagram caso se aventure a fazer.

Como sempre, compartilhe se achou bacana! E obrigada por tudo.

Categorized in:

Tagged in: