como fazer Doenjang Jjigae 된장찌개

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-doenjang-jjigae.jpeg

A minha sopa favorita de todos os tempos!

Doenjang jjigae (된장찌개) é uma sopa feita de pasta de soja fermentada (que se chama doenjang). Eu adoro comer junto com Samgyeopsal (삼겹살) – churrasquinho de porco – ou como prato principal mesmo, acompanhada de arroz. Ela é sopa muito saudável e tem um sabor um pouco forte, que lembra um pouco o Missoshiro.

A pasta de soja fermentada, ou doenjang, é facilmente encontrada em mercados por aqui, mas muitas mães e avós gostam de fazer seus próprios doenjangs e fermentar a soja em casa. O sabor é super diferente e a sopa fica muito mais saborosa com a pasta caseira! Por isso que quando eu faço o doenjang jjigae usando a pasta fermentada do mercado, nunca fica tão saborosa quanto as que eu como em restaurantes tradicionais ou na casa da minha sogra. 🙁


Geralmente o doenjang jjigae é feito demoradamente: você prepara a água que vai usar na sopa com anchovas e kombu seco, mas quem disse que eu tenho paciência pra cozinhar essa água por 12 horas?

Eu não sou muito fã de cozinhar, pra ser bem sincera com você. E quando o assunto é comida coreana, ainda tenho medos e faço besteiras antes de acertar uma receita. Das poucas coisas que aprendi e faço com frequência – e sem medo – é o Doenjang Jiggae. Então hoje eu vou compartilhar com você como eu faço a minha sopa favorita:

Receita para 된장찌개

  • 1⁄2  copo de doenjang (pasta pronta);

  • 8 copos de água;

  • 2 colheres de sopa de gochujang (pasta de pimenta coreana);

  • 2 colheres de sopa de óleo de soja;

  • 1 colher de sopa de gochugaru (flocos de pimenta coreana);

  • 6 dentes de alho descascados picados;

  • meia cebola picada;

  • tofu cortado em cubinhos;

  • pimentão vermelho e verde fatiados, a gosto;

  • arroz preparado separadamente;

Em uma panela, coloque a água para ferver, adicione o doenjang e deixe ferver por uns 5 minutos. Adicione o gochujang até que ele derreta na água e deixe ferver por mais 5 minutos. Adicione o óleo de soja, gochugaru, alho e deixe ferver por uns 10 minutos. Adicione a cebola, o tofu e os pimentões e deixe ferver por mais 5 minutos. Prove e adicione mais óleo de soja ou sal, se achar necessário.

Retire a panela do fogo e deixe descansar por uns 3 minutos. Depois sirva com arroz.

Parece difícil, mas depois que você tiver todos os ingredientes, o preparo é bem simples! Caso nunca tenha provado Doenjang Jiggae, eu recomendo que procure algum restaurante coreano na sua região e experimente antes de tentar fazer em casa.

Assim, você conhece melhor o sabor e pode ajustar a receita da forma que for melhor pro seu gosto. O que achou?


Este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem criativa criada pelo desancorando e o sernaiotto.com – saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os posts já publicados aqui.

outubro 21, 2017

comente aqui!

  1. Comida coreana <3 Tão estranha e tão deliciosa! Essa sopa eu não conhecia, vou procurar provar quando for á Liberdade!

  2. maki disse:

    eita que eu amei a ideia dessa sopa? já querendo experimentar muito. quando eu for praí você tem que me levar no seu restaurante preferido, ok? (num falo pra me levar na casa da sogra pois: DIFERENÇAS CULTURAIS, não é mesmo?) quero experimentar esse prato e jajangmyeon também. me leva pra comer os dois? ♥

  3. nelma disse:

    Sopa muito diferente mas deve ser boa, esse blog sempre trazendo recitas maravilhosa e muitas novidades,estão de parabéns

  4. Mel disse:

    Eu nunca comi comida coreana. Quase fiz isso quando saí com a Babi Dewet em SP, mas eu iria experimentar só uma opção vegetariana e no final das contas não fomos no restaurante e sim no karaokê hehe ficamos mais de 5 horas cantando :PAdorei o post, Lominha ♥Adoro quando você traz conteúdo da sua vida aí na Coréia *-* ainda vou te visitar, heim?!:*

    • Loma disse:

      Mas que delícia cantar 5 horas no karaoke, hein? Eu fazia muito isso quando estudava aqui em 2015 e pagava karaoke com desconto! hahahaha Bora comer comida coreana quando a gente se ver, ok? Ce vai adorar! E VEM ME VER SIM, já tô esperando!

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails