Um caldo coringa na culinária coreana
Se você gosta de comida coreana – e em algum momento já tentou reproduzir algumas receitas em casa – já deve ter ouvido falar sobre o caldo coreano conhecido como korean stock ou korean broth que é usado como base em inúmeras receitas. Assim como o caldo de legumes ou de carne que dá sabor nas nossas receitas brasileiras, os coreanos usam caldos diversos – sendo o mais popular o caldo de peixe feito com anchovas e alga seca, o 멸치다시마육수.
O caldo coreano pode ser usado em receitas de sopas, ensopados e molhos para substituir a água – dessa forma, a receita fica mais saborosa e salgada. Por muito tempo eu tentei reproduzir receitas básicas em casa, mas nunca ficaram tão saborosas quanto as comidinhas dos restaurantes.
Esse caldo é o segredo. Agora eu só faço Doenjang Jjigae e Misô com ele!
O 육수 é um caldo – que pode ser saborizado com vários ingredientes diferentes. Nessa receita básica usaremos 2 ingredientes que dão um sabor incrível: as anchovas (멸치) e a alga Dasima (다시마 – ou Kombu), muito fáceis de achar em mercados coreanos. Existem outros tipos de caldos coreanos, basta pesquisar por 육수!
Um segredinho: você pode substituir a água dessa receita pela água do arroz – para uma textura mais grossa, basta reservá-la ao invés de jogar fora quando lavar. Os coreanos acreditam que essa água tem alto valor nutricional e faz bem para a pele!
Receita para 멸치다시마육수
Para fazer o caldo coreano de peixe (멸치다시마육수), uso Dasima 다시마 – essa alga aqui – e as anchovas secas são essas daqui. Eu preparo esse caldo toda vez que faço arroz coreano aqui em casa – dessa forma, eu reservo na geladeira e tenho caldo disponível para várias receitas! Então, quando preparar o seu arroz, reserve a água usada na lavagem.
-
8 copos de água (ou água do arroz);
-
1 pedaço de alga Dasima ou Kombu
-
10 anchovas secas pequenas
Modo de preparo:
-
Coloque em uma panela grande os 8 copos de água (ou a água do arroz);
-
Adicione as anchovas secas (eu costumo usar um 육수망 para segurar as anchovas na água) e a alga;
-
Deixe descansar na água por uns 20 minutos para soltar bastante sabor;
-
Coloque no fogo médio e deixe ferver por no máximo 10 minutos – pode ficar um pouco amargo se deixar mais do que isso.
-
Desligue o fogo, deixe esfriar e reserve na geladeira.
Você pode preparar uma grande quantidade do caldo e armazenar na geladeira por alguns dias. Se você quiser mantê-lo por mais tempo, é aconselhado esfriar completamente e congelá-lo em um pote de vidro ou plástico.
Gostou da receita? Já conhecia esse caldo coreano de peixe?
Caso faça essa receita em casa, me marca lá no instagram – @sernaiotto! Beijas ;*
Ilustração original por didiaCC via Shutterstock
Ameiii saber, queria mesmo saber como fazer para preparar meu kimchin!Ha! E você sabe dizer qual a diferença do arroz coreano para o Brasileiro? Porque vejo que o arroz na Coréia é uma das bases da maioria dos pratos, porém aqui no Brasil se fala muito do índice glicêmico do arroz e que tem que comer moderadamente!
Eu gostei da receita! Fez-me lembrar de um seriado: Samurai Gourmet, que assisti via Netflix. O protagonista se não engano é japonês e sai comendo em vários restaurantes. Uma das comidas a que mais quis comer el tomou no café da manhã, mas parecia mais um almoço: peixe (cavala) com arroz papa e outras guarnições que não me vêm à memória agora. Eu sou fascinadas pelas comidinhas orientais. Gostei de conhecer mais uma. Se tiver interesse dá uma olhadinha no seriado, é bacaninha.Abraço!
Nossa, eu estou lendo tudo o que acho sobre receitas coreanas, quero muito aprender e assim me ver cada vez mais imersa nessa cultura tão diferente e incrível.Amei a receita, Loma! Seria legal você trazer receitas simples e diferentes assim aqui no blog de vez em quando.Beijos.com amor, Evaamavelgirassol.blogspot.com
Fico muito feliz que gostou, Eva! Pretendo trazer mais receitas coreanas conforme for aprendendo também. Sou uma negação na cozinha e quero mudar isso! hahaha 💟