sernaiotto-caldo-coreano-de-peixe.jpg

Um caldo coringa na culinária coreana

Se você gosta de comida coreana – e em algum momento já tentou reproduzir algumas receitas em casa – já deve ter ouvido falar sobre o caldo coreano conhecido como korean stock ou korean broth que é usado como base em inúmeras receitas. Assim como o caldo de legumes ou de carne que dá sabor nas nossas receitas brasileiras, os coreanos usam caldos diversos – sendo o mais popular o caldo de peixe feito com anchovas e alga seca, o 멸치다시마육수.

O caldo coreano pode ser usado em receitas de sopas, ensopados e molhos para substituir a água – dessa forma, a receita fica mais saborosa e salgada. Por muito tempo eu tentei reproduzir receitas básicas em casa, mas nunca ficaram tão saborosas quanto as comidinhas dos restaurantes.

Esse caldo é o segredo. Agora eu só faço Doenjang Jjigae e Misô com ele!

O 육수 é um caldo – que pode ser saborizado com vários ingredientes diferentes. Nessa receita básica usaremos 2 ingredientes que dão um sabor incrível: as anchovas (멸치) e a alga Dasima (다시마 – ou Kombu), muito fáceis de achar em mercados coreanos. Existem outros tipos de caldos coreanos, basta pesquisar por 육수!

Um segredinho: você pode substituir a água dessa receita pela água do arroz – para uma textura mais grossa, basta reservá-la ao invés de jogar fora quando lavar. Os coreanos acreditam que essa água tem alto valor nutricional e faz bem para a pele!

Receita para 멸치다시마육수

Para fazer o caldo coreano de peixe (멸치다시마육수), uso Dasima 다시마essa alga aqui – e as anchovas secas são essas daqui. Eu preparo esse caldo toda vez que faço arroz coreano aqui em casa – dessa forma, eu reservo na geladeira e tenho caldo disponível para várias receitas! Então, quando preparar o seu arroz, reserve a água usada na lavagem.

  • 8 copos de água (ou água do arroz);

  • 1 pedaço de alga Dasima ou Kombu

  • 10 anchovas secas pequenas

Modo de preparo:

  1. Coloque em uma panela grande os 8 copos de água (ou a água do arroz);

  2. Adicione as anchovas secas (eu costumo usar um 육수망 para segurar as anchovas na água) e a alga;

  3. Deixe descansar na água por uns 20 minutos para soltar bastante sabor;

  4. Coloque no fogo médio e deixe ferver por no máximo 10 minutos – pode ficar um pouco amargo se deixar mais do que isso.

  5. Desligue o fogo, deixe esfriar e reserve na geladeira.

Você pode preparar uma grande quantidade do caldo e armazenar na geladeira por alguns dias. Se você quiser mantê-lo por mais tempo, é aconselhado esfriar completamente e congelá-lo em um pote de vidro ou plástico.

Gostou da receita? Já conhecia esse caldo coreano de peixe?

Caso faça essa receita em casa, me marca lá no instagram – @sernaiotto! Beijas ;*

Ilustração original por didiaCC via Shutterstock

Categorized in:

Tagged in:

,