receitas coreanas: Gyeran Jjim 계란찜 (ovo no vapor)

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Uma das minhas receitas coreanas favoritas: ovo no vapor!

Gyeran Jjim 계란찜 é um acompanhamento muito popular na Coreia do Sul, servido principalmente com comidas apimentadas ou com o churrasco de porco (삼겹살). Trata-se de ovo mexido cozido no vapor, mas não é tão simples quanto parece! O segredo do sabor e da textura está no caldo coreano que é usado em inúmeras receitas e também na panela em que é preparado: 뚝배기 (ttukbaegi) – uma panela de pedra tradicional coreana (옹기) coberta por um tipo de cerâmica que mantém o calor.

É possível fazer Gyeran Jjim de várias formas – inclusive no microondas – mas vou ensinar a receita tradicional que eu fiz usando fogão e ttukbaegi. Não tem ttukbaegi? Sem problemas! Eu já fiz essa mesma receita usando uma panela tradicional de alumínio e deu muito certo, apesar de o ovo perder um pouco do tamanho quando você retira do fogo, já que esfria mais rápido. Caso queira comprar uma panela de pedra, achei essa na Amazon. Gosta de ovo no vapor?

Então você vai amar Gyeran Jjim! 

Receita para 계란찜

Para fazer ovo no vapor (계란찜 ), uso como base o caldo coreano de peixe que ensinei aqui no blog. Também uso o Mirim미림, esse vinho coreano para cozinhar e o molho de peixe 멸치액젓.

Você encontra esses ingredientes em mercados japoneses ou coreanos – ou online.

  • 4 ovos;
  • ½ colher de sopa de molho de peixe;
  • ½ colher de sopa de Mirim 미림;
  • 1 copo de caldo coreano ou de legumes;
  • sal a gosto;
  • cebolinha picada;

Modo de preparo:

  1. Aqueça a panela em fogo alto por uns 3 ou 5 minutos (se não tiver ttukbaegi use a panela mais grossa).
  2. Em um pote, misture os ovos, o molho de peixe, o Mirim e a cebolinha picada – use um batedor para uma textura mais fofinha dos ovos.
  3. Quando a panela tiver bem quente, coloque o caldo coreano (ou o caldo de legumes) até ferver levemente – se começar a ferver totalmente, formando grandes bolhas, diminua o fogo. Isso é importante para que o resultado final seja bem macio e aerado.
  4. Quando estiver fervendo lentamente, adicione a mistura do ovo mexido na água – mexa bem (até no máximo 1 minuto) para que misture bem e fique com uma textura homogênea.
  5. Tampe a panela e deixe no vapor por 5 minutos em fogo médio/baixo.
  6. Desligue o fogo, destampe e sirva na panela mesmo.  

Espero que goste! Ovo no vapor é o meu acompanhamento favorito para Samgyeopsal (삼겹살)Doenjang jjigae (된장찌개) – é um prato leve e muito saboroso! O que achou da receita? Não esqueça de me marcar no instagram – @sernaiotto – caso tente fazer em casa! Beijas ;*

setembro 5, 2018

  1. Viviane disse:

    Pergunta nada com a receita Ms deu vontade: os molhos de ostra vê anchova tem o sabor muito forte? Temos algo similar no Brasil, a título de comparação?

  2. Dani disse:

    O problema é encontrar esses ingredientes rsrs eu nunca comi comida coreana mas morro de vontade.

    • Loma disse:

      Poxa, é muito chato de encontrar mesmo no Brasil. Eu sei que na Liberdade tem muitas opções de mercado asiático, mas isso é apenas em São Paulo, né? De onde você é? 💟

  3. Chell disse:

    DESEJEIIII, preciso tomar coragem pra ahcar e fazer tudo pra fazer a receita uahauhaua

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails