Receita para Pão de Melão (Melonpan メロンパン)

por

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Como fazer pão de melão, o pão mais famoso do bairro da Liberdade!

Eu não consigo ir ao bairro da Liberdade sem passar na Itiriki pra comer um delicioso Melonpan! Esse pão de melão virou um vício que só encontro por lá! Pra minha felicidade, a NHK World disponibiliza as receitas do programa Sabor do Japão no website. Descobri que tem receita para pão de melão (Melonpan) e quero muito fazer! A surpresa? Não há resquícios de melão! Ah, esses japoneses.O modo de preparo é chato pois tem uma receita para pão e uma receita para biscoito: a massa do biscoito é a camada externa, a crosta do pão – que fica uma delícia. Essa receita eu retirei do Sabor do Japão da NHK e eu aconselho quem curte culinária japonesa a visitar o site! Vamos ao que interessa:

Receita para Pão de Melão メロンパン

Para a massa:

  • 150g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá (3g) de fermento biológico seco
  • 2 colheres de sopa (20g) de açúcar
  • 80ml de água
  • 1 colher de sopa de ovo batido
  • ¼ colher de chá de sal
  • 10g de manteiga

Para o biscoito:

  • 100g de farinha de trigo
  • ¼ colher de chá de fermento em pó
  • Casca de ½ limão
  • 40g de manteiga
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de leite ou água
  • 3 colheres de sopa (30g) de açúcar
  • Um pouco de açúcar granulado

Modo de preparo do pão de melão:

  1. Primeiro faça a massa do pão. Misture o fermento biológico com a água numa vasilha. Adicione o ovo batido, o açúcar, a farinha de trigo e o sal. Misture formando uma massa. Coloque sobre uma superfície lisa e sove até ficar macia. Sove por cerca de 10 minutos, levantando constantemente a massa e batendo-a contra a superfície.
  2. Espalhe os 10 gramas de manteiga em pontos sobre a massa. Outra vez, bata e sove a massa por 5 minutos. Forme uma bola e coloque numa vasilha untada com manteiga.
  3. Cubra a vasilha com filme plástico para evitar que a massa seque. Coloque a vasilha num lugar morno e deixe crescendo até dobrar de tamanho (cerca de 30 a 40 minutos). Se sua cozinha for fria, coloque a vasilha dentro de outra maior contendo água na temperatura de 37 graus.
  4. Enquanto a massa cresce, faça a massa de biscoito. Misture a farinha e o fermento em pó e passe tudo pela peneira, também rale a casca de limão. Adicione o açúcar à manteiga numa tigela e misture até virar uma pasta esbranquiçada. Depois junte o leite, a gema de ovo e a casca ralada do limão. Adicione a farinha e misture até formar uma massa. Faça um rolo, cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 20 minutos.
  5. Depois da massa do pão dobrar de volume, divida em 8 partes. Enrole cada uma fazendo um pão redondo e expelindo o excesso de ar. Cubra com filme plástico, e deixe os pães descansarem por 10 minutos.
  6. Divida a massa de biscoito em 8 fatias. Cubra cada uma levemente com farinha e abra sobre uma superfície plana, formando círculos de cerca de 8 cm de diâmetro. Embrulhe cada pão com esse círculo de biscoito.
  7. Polvilhe os pães com o açúcar granulado. Use as costas de uma faca para fazer marcas no pão, imitando a aparência de melões. Coloque numa forma de assar e deixe os pães crescerem mais uma vez por cerca de 30 minutos.
  8. Asse por 15 minutos na prateleira do meio em forno preaquecido a 170 graus.

Espero que fique bom! Você já provou o Melonpan? Vai tentar fazer? Me mostra como ficou! Visite a categoria receitas para mais comidinhas saborosas.

No meu Pinterest eu costumo compartilhar receitinhas deliciosas, me segue lá!

Comentarios +

  1. Quero fazer já *-* super fácil de fazer, adorei.xoxo, Thaayhttp://www.chovendoalgodaodoce.com

  2. Emi disse:

    Já favoritei aqui, vou tentar fazer, mesmo não sendo muito boa na cozinha ai ai ai HAHAHAHA Tomara que fique bom.O que mais me choca é não ter melão na receita. Não conhecia esse site. Já o amei *_*

    • Loma Sernaiotto disse:

      Emi, favorita o “Sabor do Japão” pra vida! E também choquei que não tem melão, enganada a vida toda! :/

  3. Paulinha disse:

    Eu juro que saiu “aguinha” da minha boca! (ew! kkk)Mas parece ser MTO gostoso! x)Vou recrutar minha mae pra gente tentar fazer no fds! ja que eu nao sou mto boa com paes.. :~Beijos!

    • Loma Sernaiotto disse:

      Ai, me mostra foto, Paulinha? Ou posta no blog se você fizer? Sou péssima com pães, preciso recrutar mainha também hahaha

  4. Sah disse:

    ADOREI! Sempre quis experimentar melonpan *-* Vou arriscar e fazer assim que possível :3Beijos Loma :3

  5. Patrícia disse:

    Ain, eu fui na Liba e não comi esse pão T_T Mas fica a dica pra próxima vez que eu for (espero que logo)…Eoni, também passei pra ver seu novo layout (finalmente né), tá lindooooo! E você tá cor-de-rosa!!! Amei <3Sua linda, tô com uma saudadona de você!~

    • Loma Sernaiotto disse:

      Pixiie, como assim? Must comer Melonpan a próxima vez que vier, plmdds! O.O Essa ilustra foi feita pela Mari Curci, a Lominha ficou fofa né? Saudades e obrigada pelo carinho!! ^.^

  6. Cih disse:

    Ui! Achei complexa a receitinha! Bora para a Liba!? hahaha.Sou prática, né!?Adorei as fotos! Dá uma vontade!Kiss

  7. Osaka disse:

    Minha irmã já fez aqui em casa fica uma delicia! Mas ela naum tirou foto T-T.

  8. Bah disse:

    Tentei fazer porque gosto de fazer receitas de pães. Mas vou te dizer que se deixar a massa do biscoito na geladeira por 20 minutos, fica impossível de trabalhar. Ela quebra toda, não dá nem para abrir direito. Quando ela descansa antes de ir ao forno, ela se quebra toda. Então, fico pensando, deve ter algum truque para isso, porque segui a receita a risca.Kisu!

    • Loma Sernaiotto disse:

      agora eu não sei se há algum truque :/ será que sua geladeira é super potente? não sei se isso faz diferença :/ talvez tentar deixar descansar fora resolveria?

  9. Carlírio disse:

    SaudaçõesDevo parabenizá-la pela iniciativa de trazer para todos esta receita.Infelizmente, ela parece ser muito complexa e exige, além de tudo, tempo.Por sorte, em breve estarei de férias, então talvez eu tente fazer melonpan (que infelizmente não se encontra à venda em Curitiba).Até mais!

    • Loma Sernaiotto disse:

      É complexa sim, mas vale a pena! Esse pão é único e infelizmente não tão fácil de se encontrar. Espero que consiga fazer a receita! Fico feliz que ajudei 🙂

  10. Laís disse:

    Consegui fazer e saiu uma delícia!É um pouco trabalhoso, mas vale a pena~Obrigada pela receita 😉

  11. Jonah disse:

    Já é a terceira vez que eu faço, é muito bom!(*^▽^)/★*☆♪

  12. michelle disse:

    Eu amo melon pan…pena que só tenha na Liberdade. Então, qdo passo pelo bairro volto com um pequeno estoque. E achei um de maçã com canela num dos mercadinhos.

  13. RafaRainyday disse:

    Obrigado pela receita, procurei no youtube achei… Mas aqui eu achei bem explicadinho.Vou tentar fazer, adoro culinária… e sempre tive curiosidade se tinha gosto de melão… rs

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails