O post de hoje foi uma sugestão da incrível Maki, do Desancorando. Estávamos em um call domingo pela manhã – sobre um projetinho que estamos preparando para você – quando eu abri o jogo com ela: hey, tô bem desmotivada com o blog, ele não me representa mais, sabe? Parece que eu perdi o meu foco. Conversamos bastante sobre foco, metas e nichos – o que me deixou refletindo o dia todo. Agora eu vim aqui compartilhar as minhas conclusões com você – e tudo o que eu decidi fazer para mudar isso.
O sernaiotto.com sempre foi um espaço pessoal, apesar de ter muito reconhecimento pelas minhas dicas para blogs – o que me deixa sempre mega feliz e realizada. Em 2013, quando o ORGblog nasceu e se tornou a grande porta de entrada para o meu trabalho, eu estava constantemente estudando sobre internet, trabalhava com agências de marketing e esse era o meu universo. O tempo todo, eu respirava conteúdo digital.
Até que eu me mudei para a Coreia do Sul, onde casei, vivo uma imersão cultural intensa e estou sempre buscando soluções, descobrindo coisas novas, conhecendo lugares e tentando me encaixar nesse mundo.
Nessa nova fase, o nicho que eu mantenho desde 2013 não faz mais tanto sentido. Eu quero compartilhar mais momentos, mais detalhes e tudo que estou aprendendo. Então, eu resolvi botar a mão na massa, replanejar o meu conteúdo e re-focar o sernaiotto.com em tudo o que estou vivendo. O que não quer dizer que eu não vá falar de blogs, afinal, ainda é o que amo fazer e ainda é o meu trabalho. Certo?
Como lidar com o desânimo de blogar?
Às vezes, esse desânimo é um sintoma de que você e seu blog não estão mais sintonizados. Talvez, você possa ter se perdido no caminho: o que eu publico hoje é o que eu quero ler? O blog representa meu estilo atual? Eu estou satisfeita com design, tópicos e meu público? O que meu público quer ler é o que eu quero escrever?Pra trabalhar nessa crise, eu recomendo que você:
-
Remova o que não faz mais sentido: o que te desanima no seu blog?
-
Renove suas metas: o que quer alcançar com ele?
-
Atualize seu design: cores, itens ou layout.
-
Refresque suas ideias: novos desafios e tópicos.
-
Aprenda e inove: estude, se inspire e converse com seu público!
Eu falei de forma mais profunda sobre esses itens na nossa newsletter desse mês. Atualmente, estou fazendo esses exercícios com toda a calma do mundo e analisando o meu blog: ele é como eu quero que ele seja? Eu falo sobre o que gosto de ler agora? O design me agrada? Esse balanço me fez perceber que estou insatisfeita com muitas coisas por aqui.
Com esse post, venho pedir paciência. Algumas coisas vão mudar por aqui: categorias, tags e talvez até o design fique com cara nova. Você vai continuar vendo as minhas dicas para blogs, mas também vai ver um pouco sobre a minha vida na gringa, as comidas que ando provando, os lugares que conheço e tudo o que me inspira. Topa?
Obrigada por estar aqui comigo! Tamo junto, sempre.
Tá certa! Nossa vida é feita de tantos ciclos que é preciso parar, respirar um pouco e recalcular rota ou alinhar as coisas. O importante é estar feliz com as suas escolhas. Força na peruca e faça o que te inspira!
Obrigada pelo suporte, June! Eu concordo absolutamente contigo, refletir e mudar faz um bem danado de vez em quando. Beijas! ;***
Adorei <3Eu acho que toda a mudança é válida e super apoio essa sua mudança, vou adorar conhecer um pouco mais de você, do seu dia a dia, da sua vida na gringa… Estou ansiosa pela nova fase!Carol Justo | Pink is not Rose
Que incrível que você vai continuar aqui comigo, Carol. Muito obrigada!
Topo! <3Eu tava me sentindo assim há um tempo (talvez ainda esteja um pouco) e esse exercício de reflexão é muito bom! Boa sorte na nova fase, Lominha! <3
Oi, Palomaa!Me identifiquei muito com seu post. Estava sem postar no meu blog durante quase 8 meses justamente por esse motivo, mas agora entendi que preciso reestruturar meu blog também pra tudo o que quero falar de verdade. Fiz isso mesmo que você disse, mudei layout, estou mudando categorias e estou muito mais feliz com essa nova etapa. Com você vai dar super certo também, todos confiam em seu trabalho. Boa sorte!!!
Olha só, a gente tava sintonizada, Mel! Que bacana que você tá passando por uma repaginada também, faz um bem danado né? Que essa nova fase te traga muita inspiração! Beijas!
o tanto que cê é maravilhosa, Lominha! muito animada com essas mudanças do sernaiotto.com e quero muuuuito ver como tudo isso vai se desenvolver. principalmente, eu quero te ver muito feliz e animada com esse espacinho, porque você merece compartilhar o que te faz bem, sabe? ♥ vamo juntas!
Você é uma maravilhosa, Maki! E nosso papo me inspirou muito a buscar a minha essência de novo e compartilhar isso por aqui. Obrigada por fazer parte dessa mudança. <3
Loma, eu te achei há alguns anos pelas dicas, mas hoje, te acompanho por quem você é (apesar de só ter comentado aqui umas 3x até hoje, adoro ver suas fotos sempre mito bem feitas e os stories com o dia a dia!) Acho que exatamente porque você mostra multa sinceridade em tudo o que faz. Se essa “explicação” sua é porque as pessoas não gostam quando quem elas acompanham mudam (apesar de que todos passamos por isso várias vezes na vida), tenho certeza de que você tem um monte de gente legal que te acompanha e entende, sim! E vamos amar ver esse novo momento. 😉
Eu sempre desanimo muito do blog. Vez ou outra eu escrevo e não publico, porque parece que não faz mais sentido pra mim. Comecei a fazer os vídeos, pra distrair e aprender mais sobre isso e tenho gostado muito mais. Acho que eu encontrei a evolução natural para mim. Quero conseguir produzir o mesmo conteúdo que fazia lá no YouTube. Fico triste porque pra mim sempre foi mais texto que vídeo, mas não tenho mais ânimo pra isso.
ebaaa! ♥ acho sempre maravilhoso poder mudar, afinal o importante e você se sentir bem e feliz com o blog, o resto é consequência disso!
Acho que isso é um reflexo de ter um blog ativo por tanto tempo.De tempos em tempos eu passo por isso também, é meio que uma sensação de que o que gente tá fazendo podia ser sempre um cadinho melhor. Nos últimos tempos eu também tenho partilhado dessa sensação, tipo uma vontade latente de mudar.Vou adorar a nova fase, acompanhar suas peripécias aí na Coréia.Sucesso sempre, você é uma querida!
É isso que comecei a fazer no meu cantinho. Ilustração agora é pra mim algo que quero não só viver, mas compartilhar :)Ótimas dicas! Mesmo porque a gente é uma metamorfose né?
Oi Loma!!Esse post caiu como uma luva pro que eu tava precisando.Eu gosto do meu blog mas sinto que ele não é a minha cara mais, mas não quero deixar de blogar pq faço isso tem tantos anos e gosto muito.Estou empolgada para ver mais da sua vida na Coreia aqui :)Bjs <3
Essas dicas vieram em um bom momento. Ando desanimada com o meu blog e com tudo na real. Espero que o fato de começar a usar óculos me anime um pouco e minhas dores de cabeça passem, pq eu não aguento mais ler/escrever e sentir dor kkkkkk (cada k é uma lágrima).Vamos (re)focar!!
Gostei disso e é bom pra servir de inspiração pra seja o que for que o futuro traga!Espero que essa nova era do blog seja incrível assim como foi antes. Eu conheci o blog apenas há uns meses atrás, mas li bastante posts (principalmente os sobre blogs) e me ajudaram muito. Boa sorte <3
Amei! Isso ai Loma! E você sempre nos ajudando, eu precisava ler esse texto hoje. Acho que por vezes nós mesmo nos “predemos” em nosso nicho inicial e ficamos com medo de mudar. Só que aí não nos agradamos mais e a primeira pessoa que tem que se agradar do nosso conteúdo é a gente mesmo né? Parabéns pela reflexão e já estou ansiosa pela nova carinha do Sernaiotto. Tenho certeza que o conteúdo vai continuar com a qualidade de sempre e ainda melhor!
Era a postagem que eu precisava ler. Eu também tenho meus momentos de fraqueza e penso em muita coisa que não me representa mais no blog e também na minha vida pessoal, acredito que esse texto pode nos fazer refletir sobre tudo na vida e não só no blog, pode se aplicar à pessoas, trabalho, metas, etc.Adorei demais! <3
E ai você faz um post de desabafo no blog e de repente acha esse post maravilhoso falando sobre a mesma coisa. Loma, eu te admiro demais! Sério!
É engraçado pensar no desânimo que às vezes bate ao blogar. Hoje tenho em mente uma coisa que li em um livro que meu irmão me emprestou, o livro se chama “por que fazemos o que fazemos?” e em um dos capítulos ele fala sobre motivação. Quando perdemos tal motivação, isso acontece em detrimento de uma insatisfação pessoal. E é como você escreveu no seu texto, talvez você não se sinta mais confortável fazendo aquilo que fazia antes e esse é o sinal que aparece para te fazer “mexer”, modificar-se, atualizar-se e até mesmo arriscar em fazer algo novo, diferente e que te traga satisfação pessoal. ♥Obrigada pelas dicas, me ajudou muito. Principalmente a parte do layout, é bem uma verdade. Não é mesmo ? ♥
Oi Loma, tudo bem?Tenho passado pelo mesmo desânimo, e isso me deixa triste porque eu amo o meu blog, amo escrever, mas ando tão desanimada que ele fica mais tempo abandonado e largado pra escanteio. Gostei de mais da sua postagem; ela foi como uma brisa no meio desse desanimo todo. Vou fazer esses exercícios, acredito que vão me ajudar bastante.Ps: Vou amar saber um pouquinho mais de como anda sua vida ai na gringa.Forte abraço, e o novo layout ficou maravilhosoAbraço,Amanda Almeida
Putz, parece que baixou um desânimo geral e ao mesmo tempo uma vontade imensa de mudar tudo… acho bom! Também estou nessa fase com um blog há quase 9 anos e muitas vezes sinto que já falei tudo o que tinha para falar sobre o assunto, porque as pessoas não lêem o que está escrito e sempre perguntam a mesma coisa rsrsMudar é bom, faz parte da vida, dá um gás. Mas ao mesmo tempo dá medo, só que se a gente pensar que começamos um blog para nós mesmas e não para os outros, não temos como errar. Se alguns não gostarem e deixarem de ler e seguir, paciência, outros virão, ou não, o que importa é fazer algo que nos complete.Eu não sou pessoal no meu blog, muito pouco da minha vida real está nele e pretendo que continue assim. Não estou convencida ainda de que vídeos sejam o melhor formato para passar um conteúdo, simplesmente porque as pessoas acham “mais fácil”. Na verdade, tô muito enjoada dessa neura de que tudo tem que ser fácil, digestivo, volátil. Se eu tiver que postar 3 vídeos por semana para poder me manter “relevante”, não vai rolar.Acredito que ser fiel à nossa essência é o grande desafio. E ficar satisfeita com o resultado, mesmo que alguns não fiquem e não ter problema nenhum com isso, porque simplesmente não dá para agradar a todos o tempo todo.Felicidades para você na Coréia, no casamento e nas novas descobertas. Que se abram caminhos luminosos de paz, aprendizado e progresso.beijosssssss
Eu acho que esse desanimo é normal de vez em quando e as dicas que você deu são ótimas, tem tudo a ver fazer essa reflexão mesmo. Eu continuo gostando de blogar mesmo, mesmo com essa onda de Youtube eu prefiro conteúdo escrito mesmo, mas o que mais me deixa chateada nessa blogosfera – principalmente pra quem é creator profissional como eu – é gente vomitando regra, dizendo que tem que se manter num único nicho, quem tem que produzir conteúdo aos montes… eu sigo pessoas pq quero ver o estilo de vida e as opiniões dela, não to preocupada se o conteúdo é super nichado! No momento eu tenho ignorado essas coisas e faço exatamente isso: posto coisas que eu gostaria de ver!O layout novo tá lindo, adorei a paleta de cores, mas aqui pra mim no Safari tá com uns bugzinhos! Tá aparecendo como mobile, com a sidebar embaixo e o título duas vezes…
Loma, que delícia ler esse teu post. Sei que existem milhares de blogs por aqui, mas eu estou sentindo tanta falta de blogs assim! Sinceros, verdadeiros, que abrem o coração e tentam tocar em quem lê. Confesso que eu amava a época dos blogs e me pergunto se um dia ela ainda vai voltar. Se veremos as pessoas blogarem por amor e colocarem um pouquinho de si mesmas em cada post.E eu sinto tanto essa falta porque não consumo muito conteúdo de Youtube. Amo ler.E fiquei muito feliz de te ver de volta! E de ler os posts que você escreveu após decidir sobre esse retorno. Vem Loma! Queremos ver você sendo você e queremos fazer parte da sua vida, mesmo que só de um pedacinho dela. Com todo amor do mundo, Li.
Olá!Adorei a ideia de falar um pouco mais de você aqui no blog, é legal sim ter dicas para bloggers, porém sinto falta de saber mais de quem escreve, e mostrar isso para nós leitores nos aproxima ainda mais, sem contar as experiências que irá compartilhar conosco, vou adorar essa nova fase.Beijos, da Reh.
Ai Lominhaaaaa! Com tudo que você tá vivendo aí do outro lado do mundo, faz sentido mesmo que as coisas tenham que reajustar pra você. Mas fica sabendo que muita gente tem igual curiosidade e fica super satisfeita quando vê coisas novas sobre a Coreia, sobre tudo que estás descobrindo e aprendendo. É bem legal! Tenho certeza que as mudanças que vieres a efetuar serão pra melhor! Porque tu mesmo sempre disse no orgblog que não adianta só a gente tentar agradar o público né? A gente também tem que ter paixão pelo que faz/escreve, porque isso se transmite a quem lê. Bjs!
Sabe que desde a semana passada eu venho tendo um bloqueios criativos e não consigo produzir nada pro Blog, embora eu queria muito. Não consigo colocar no blog o que está dentro da minha cabeça e isso tem me causado um pouco de sofrimento. Mas lendo este post percebi que posso melhorar e que vou mexer naquele meu instrumento principal de ajuda as pessoas agorinha! Muito obrigada pelo incentivo querida! Bjus!
Você é tão maravilhosa !
Oi Loma, tudo bom?Hoje estou lendo seu post, pois ele serve para mim atualmente. Estou desmotivada, mesmo o blog sendo algo que eu amo e não vivo sem. A minha insatisfação é justamente com o layout dele. Nunca encontro um que realmente seja a minha cara.Já falei com 3 designs e nenhuma delas pode projetar o que eu realmente queria. Atualmente estou cogitando migrar do Blogger para o wordpress, mas está em pauta. Você poderia me indicar que fez o seu? Ando frustrada, por não saber se é apenas um profissional diferente dos designs que procuro, que tenho produzido muito pouco.