3 apps para organizar feed do Instagram

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há +15 anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Todo dia eu recebo muitos comentários no meu post sobre como criar um perfil incrível no Instagram, a maioria deles sobre as dificuldades em organizar o feed. Sejamos realistas:

um feed organizado nem sempre é um feed espontâneo.

Digo isso porque você pode usar o Instagram para publicar registros dos seus melhores momentos, fotos espontâneas na hora em que elas acontecem, sem se preocupar com cores, filtros e padrões.

Atualmente, estética ou consistência de visual não tem sido mais uma prioridade na vida tanto de quem produz quanto de quem consome conteúdo na internet. O TikTok taí pra provar que qualidade tem muito mais potencial do que visual, certo?

Então eu não deveria organizar o feed?

Você pode sim usar o Instagram como uma curadoria de melhores momentos, fotografias, conteúdo e ainda se preocupar em manter um feed padronizado. Manter consistência de cores ou estética faz parte do processo de construção de marca, mesmo que seja a sua marca pessoal.

Construir uma estética que as pessoas associem à você é um processo longo, estratégico e que requer repetição e consistência.

Mas organizar feed vai do gosto do freguês, não é mesmo?

Se você curte planejar, nesse post eu listo 3 apps para organizar o feed do Instagram e conto qual é o meu favorito! Se você curte um feed mais espontâneo, esse post é pra você também: os apps que vou sugerir possuem ferramentas de analytics e mais algumas features que podem ser do seu interesse! 😉 

Se você não me acompanha, siga @sernaiotto para lifestyle & vida na Coreia.

mosaico

plan perfect & schedule posts for instagram

Mosaico foi o primeiro aplicativo para organizar feed que eu testei na vida (foi sugestão da @paulabzo). A interface é bem simples e direta ao ponto, é intuitiva para quem usa pela primeira vez (exceto pela parte de agendamento, fiquei um pouco confusa a princípio).

Ao fazer login com seu Instagram, ele sincroniza o seu feed e você já consegue visualizar as fotos que já postou. Então, você pode fazer upload de fotos que pretende postar, clicar e arrastar as imagens para visualizar como elas ficariam no seu feed, salvar tags favoritas para usar em todos os posts, agendar lembretes para publicar em horários pré definidos por você, fazer upload de várias imagens de uma vez e gerenciar mais de uma conta. O aplicativo é pago, eu comprei por $5.99 no iTunes. Não possui versão para Android ainda.

Download for iOS.

planoly

visually plan, manage & schedule your instagram posts

O Planoly foi o segundo aplicativo que eu testei e uso até hoje. A interface é incrível – eu amei as cores e o design super clean. A opção gratuita é de boas, oferece funcionalidades ótimas, mas se você possui mais de um instagram para gerenciar, precisa pagar. O que eu mais curti nesse app é que você pode usar no seu celular e desktop.

Recentemente é autorizado oficialmente pelo Instagram e agora já faz postagens diretamente na sua conta, automaticamente (sem precisar postar manual, sabe?). Ponto pra grifinória!

O app permite organizar o feed clicando e arrastando em imagens, fazer upload de vídeos e gifs, dividir suas imagens para criar o efeito de uma imagem só no feed, agendar posts com meses de antecedência, visualizar seus posts agendados em um calendário super organizado, planejar o seu Instagram Stories, criar vários feeds alternativos para testar, salvar suas tags favoritas e mais!

O plano gratuito permite gerenciar 1 conta, fazer upload de 30 fotos por mês, 1 mês de métricas/analytics e exibe apenas os últimos 5 comentários mais recentes. As contas pagas possuem planos de $8.99 e $18.99 por mês. Ouch! Você pode usar um trial de 15 dias. Mas eu ainda acredito que compensa, já que é um dos poucos apps que pode publicar diretamente na sua conta, por você!

Baixe o Planoly.

unum

design perfection for instagram

Eu usei o Unum por muito tempo, até o Planoly se tornar um app autorizado pelo Instagram. Pra mim, é o app que tem as melhores funcionalidades na sua versão gratuita. Apesar de ter comprado o Mosaico – e ele ser perfeito para quem busca algo simples – ainda acho o Unum bem completo.

O app salva suas fotos dignas de Instagram em um único local no seu celular, tem o famoso clica e arrasta para organizar o feed, tem analytics, permite editar imagens, agendar nos melhores horários, tem modo fantasma (esconde suas fotos já postadas), pode personalizar legendas e tags e muito mais funcionalidades (conheça todas aqui). O plano gratuito permite 18 grids e até 500 fotos por mês – e o Analytics é um pouco limitado. Os planos pagos custam $2.99 (1.000 fotos) e $6.99 (fotos ilimitadas), com melhor Analytics.

Doanload para iOS e Android.

Você usa algum app dessa lista? Tem algum outro aplicativo para sugerir? 

setembro 14, 2017

comente aqui!

  1. Aline Mendes disse:

    Olá! Como você faz pra fazer publicaçoes pelo Planoly diretamente no Instagram, porque eu nao estou conseguindo.

  2. Dielle disse:

    @diellepersonal este é o meu insta, sou nova nesse mundo digital e preciso aprender muito e estou amando suas dicas. Parabens.

  3. Mariana disse:

    Existe um aplicativo para organizar fotos já postadas?

    • Loma disse:

      Até onde sei, o Instagram não autoriza que aplicativos de terceiros postem diretamente na sua conta ou editem / deletem / modifiquem fotos já postadas por questões de segurança. 🙂

  4. Tatiana disse:

    Eu parei de usar o insta já tem uns meses. Odiei a ordem de “relevância”. Mas tenho vontade de voltar só para ficar organizando o Fred. Era um lazer para mim fazer as fotos, editar, etc. Antes eu usava um aplicativo chamado Preview.

  5. Roberta disse:

    Eu adorei o planoly, mas eu tenho uma subconta de business na minha conta pessoal, como eu faço pra usar na conta business? quando eu faço login ele diz que o link tá quebrado ou não existe

  6. Herbert Fialho disse:

    Sim, eis um site/blog com dicas bem definidas, organizadas e objetivas!! Show, moça!! ;*

  7. Sheila da Luz disse:

    Adorei as dicas de App para o insta!Não conhecia nenhum deles, mas já estou indo ver este último para investir e se for bom vou investir nele hehehe

  8. Rafaela disse:

    Oi, uso o planoly acho ele bem completo!! Agora minha curiosidade mesmo foi saber como você fez o efeito da primeira foto em que a imagem fica estática e apenas a tela se movimenta?

  9. Não uso nenhum desses apps mas fiquei muito curiosa com o unum. Pretendo testar. Vim aqui pra ver a nova carinha do seu blog e fiquei com vergonha do meu que tá lá abandonado faz um tempão. Vou recomeçar a ler seu ORGBlog pra recomeçar. Beijo!

  10. Tatyanna Gois disse:

    Eu uso o unum e adoro! Uso mais pro instagram de fotógrafa do que pro pessoal, pra falar a verdade. Eu não tenho aquela neura de deixar o feed todo com um “tema”, mas gosto que as fotos tenham uma coerência e um equilíbrio 🙂

  11. Mônica disse:

    Eu confesso que fiquei com vontade de testar os apps, e esse Unum super me chamou a atenção… eu sou realmente bem espontânea no meu instagram… já me preocupei demais em deixar ele todo organizado, só que tava ficando meio obcecada com isso… Aí parei. Mas nunca é demais organização né? 🙂

    • Loma disse:

      Acho que um meio termo acaba sendo legal: postar com espontaneidade mas se organizar com frequência, horários. O legal é que esses apps ajudam nessa parte! hahaha

  12. Debb Cabral disse:

    Eu meio que estou tentando deixar de lado essa neura com o feed, sabe? Eu acho lindo tudo organizado e em harmonia, mas às vezes quero essa espontaneidade que você falou no inicio do post. Eu não posto muito, pois acho que sou muito repetitiva com os temas haha, mas também porque não quero ficar postando só para ter algo bonito.Tô tentando ver o que eu quero falar através dessas imagens.Gostei muito da dica dos aplicativos, pois faço muitas fotos que ficam na galeria do celular e talvez organizar um pouco antes ajude a tirar elas de lá. <3Abração!

    • Loma disse:

      Eu geralmente tiro fotos em eventos ou quando saio e depois esqueço delas. Esses apps são bons pra organizar a ordem que quero postar e agendar lembretes. Eu acho incrível quem não tem essa neura com o feed, mas eu gosto tanto de fazer curadoria de fotos e conteúdo! Mesmo assim, não consigo – meu feed é uma bagunça de cores e momentos hahaha

  13. Paula disse:

    Já testei o Planoly e o Unum, mas o meu preferido é o Snug, apesar de eu não fazer muita questão de feed perfeito, só uso para dar uma olhada se não vai ficar muitooo horrível hahaha

  14. iza disse:

    Eu uso o Unum na versão gratuita mesmo, acho ele super completo e simples de administrar. Tô tentando deixar meu feed mais colorido, ele estava muito depressivo ;'(

  15. Carol Justo disse:

    Amei as dicas. Eu desinstalei todos aplicativos de organização do feed porque estou precisando “desintoxicar”, eu estava muito presa em arrumar de jeito x ou jeito y e por isso resolvi parar de me preocupar, to tentando registrar apenas os momentos por enquanto, tavez depois eu volte a organiza-lo.Ta todo mundo falando do planoly, o que mais me faz querer ele é a possibilidade de agendar as postagens, isso seria maravilhoso!Carol Justo | Pink is not Rose

    • Loma disse:

      Acho legal que você quer transformar o seu insta em algo mais espontâneo, sabe? Sem neuras. Eu tô fazendo o oposto, tô tentando deixar minhas fotos mais alegres, coloridas. Mas olha, o Planoly não agenda e publica por você. Nenhuma ferramenta é autorizada a publicar fotos no insta pelo usuário. Por isso, todas essas que eu listei no post “agendam” mas te mandam um lembrete em formato de notificação na hora de publicar. Ou seja, o trabalho de publicar continua sendo o seu 🙁 O lembrete é bem bacana: quando você clica na notificação, todos os apps que indiquei abrem a imagem no seu instagram e copiam a legenda pra você. Dessa forma, você só cola a legenda no insta e clica em postar. Facilita muito, mas infelizmente ainda não publicam fotos automaticamente. O instagram não permite. 🙁

    • Angelica disse:

      Existe um site onde podes agendar as publicações para as tuas redes sociais e ate os grupos do facebook em que es administradora. O site chama-se swonkie. Eu o uso para publicar mas minhas redes sociais e ate também dá para escrever posts para o blog ou site em varias plataformas.

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

entre pra

comunidade

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails