O que são toners, para que servem e como usar?

por

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

publicitária santista, especialista em estética e cosmética, vivendo em Seoul desde 2015. tô na blogosfera há +15 anos e compartilho tudo que aprendi neste espaço.

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

O que são toners? Quando eu devo usar na rotina de cuidados? É verdade que toners possuem álcool?

Você sabe que toners existem, mas não sabe exatamente o que eles fazem. Comprou ou ganhou algum toner, mas não sabe como incorporar na sua rotina de beleza. Tá tudo bem. Eu sei como essa variedade de produtos pode ser assustadora na hora de cuidar da pele, but fear not! A série rotina de pele 101 chegou para te ajudar com cada passo da rotina de pele coreana.

Se você gosta de cuidar da pele tanto quanto eu, recomendo seguir meu instagram: @sernaiotto. Hoje vamos conversar sobre toners, porque você precisa deles e como usar.

🤷‍ O que são toners?

Os toners são líquidos à base de água que purificam a sua pele, limpam os poros e trazem alguns benefícios extras de acordo com seus ingredientes ativos. Os três principais tipos de toners são umectantes, adstringentes e antiinflamatórios:

  • Os umectantes contém ingredientes que absorvem água e retêm a umidade. Eles são ótimos para hidratação.
  • Os adstringentes contém ingredientes que tensionam a pele e fazem os poros parecerem menores. Estes são ótimos para a pele oleosa, uma vez que auxiliam a desobstruir os poros e impedi-los de produzir tanto óleo.
  • Os antiinflamatórios são feitos apenas com os ingredientes mais suaves e aqueles que reduzem a vermelhidão e aliviam a irritação. Eles são perfeitos para peles sensíveis.

💧 Para que servem?

Toners são recomendados para todos os tipos de pele, pois completam o processo de limpeza, removendo qualquer vestígio de sujeira, maquiagem, óleo ou até mesmo qualquer resíduo deixado pelo cleanser. Eles também contêm ingredientes ativos que abordam uma variedade de preocupações com a pele e ajudam a tratar pequenos problemas, como desidratação, vermelhidão, acne – varia de acordo com os ingredientes e fórmulas de cada toner.

Muitas pessoas acreditam que toners são necessariamente adstringentes e devem ser usados apenas por quem tem pele oleosa ou com acne – isso é um mito! Os toners possuem mil funções, assim como os cremes, tudo depende da sua formulação e dos benefícios que podem trazer a sua pele.

📌 Leia também: os 5 tipos de acne e como identificar

🆘 Como usar toners?

Os toners são o segundo ou terceiro passo da sua rotina de cuidados com pele e devem ser usados logos após a limpeza e antes de qualquer outro produto. Por ser um produto a base de água e ter uma textura líquida, é ideal que seja aplicado antes de produtos mais espessos como gels, serums e cremes.

Você pode aplicar o toner com algodão, pode usar uma embalagem de spray e dar suaves batidinhas para absorção ou pode criar a sua própria máscara facial com ele!

O propósito do toner na sua rotina vai depender completamente de dois fatores: do que a sua pele precisa e da formulação do produto. Por isso, eu vou recomendar agora alguns toners que já testei e que me recomendaram para diversas finalidades.

Toners hidratantes

Ideais para todos os tipos de pele, que precisam de um boost de hidratação.

Ao procurar por toners hidratantes, pesquise fórmulas que contenham óleos como jojoba e semente de rosa mosqueta (rosehip seed) e outros umectantes como o ácido hialurônico que são muito eficazes. Se você tem pele seca, você deve sempre evitar adstringentes e álcool na formulação.

Toners hidratantes podem sim ser usados por quem tem pele oleosa ou sensível, mas se esse for o seu caso, vou listar toners calmantes aqui em baixo!

Toners calmantes

Ideais para peles oleosas, irritadas, com inflamações e propensas a acne – aliviam vermelhidão e controlam produção excessiva de óleo.

Ao procurar por toners calmantes, evite corantes sintéticos e fragrâncias – incluindo óleos essenciais – pois podem causar irritação. Opte por toners com ingredientes como camomila, chá verde e vitamina E, que têm propriedades calmantes.

Se você busca controlar oleosidade e minimizar poros, hamamélis e óleo de melaleuca são boas alternativas naturais com propriedades adstringentes. Outra coisa a evitar são os toners à base de óleo. Se você usar um toner com ingredientes umectantes (como ácido hialurônico, por exemplo, que é altamente hidratante mas não é oleoso), você pode pode usá-lo na sua rotina diária.

🛒 Onde comprar: eu sugeri alguns dos toners que já testei e que são muito recomendados na internet. Você pode encontrar as melhores ofertas de toners na Comprigo (pesquise pelo nome do produto, que o site procura os preços mais baratos).

Importante: álcool na formulação

álcool é normalmente encontrado em toners adstringentes para pele oleosa. Sua função é secar a pele e prevenir bactérias (que podem gerar acne), mas o uso excessivo pode causar ressecamento. O álcool não é ruim para a sua pele, depende do tipo usado na formulação.

Fuja de álcool SD, álcool desnaturado (denatured alcohol) ou álcool isopropílico (isopropyl alcohol) nas fórmulas. Já os álcoois graxos (fatty alcohols) são não irritantes e podem ser benéficos para a pele. São eles: álcool cetílico, estearílico e cetearílico – são comumente usados também para preservar os ingredientes nas fórmulas.

Sempre teste produtos em busca de alergias e SEMPRE consulte um profissional.

Você usa toners na sua rotina? Quais são os seus favoritos?

Estou lá no @sernaiotto com pequenas dicas sobre cuidados com a pele.

Compartilhe esse post com os amigos que adoram cuidados com a pele e cosméticos coreanos! Escolha a sua rede social favorita e use os botões na lateral (PC) ou abaixo (celular). 😉

Comentarios +

  1. Sofia disse:

    MDS, que hino esse post!Eu AMO usar toners, mas nunca cheguei a pesquisar a fundo sobre os benefícios de usá-los… Só aprendi com minha prima de Taiwan a usar depois de limpar a pele e fim, hahaha. Eu vou sempre alternando entre os tipos de toner ao longo da semana, e se preciso eliminar algum passo porque a pele está ressecada/oleosa demais, nunca é o toner! Haha.Achei bem informativo, organizado e AMAY as imagens, miga! Tô amando ler seu blog (só não comento muito porque geralmente leio do celular e no 3G mega lerdo, haha).Beijos <3

  2. Luísa disse:

    QUE POST MARAVILHOSO! ansiosíssima pra continuação dessa hashtag 💛💛💛

  3. A disse:

    Qual seu tipo de pele?

  4. Fabrise disse:

    Nossa AMEI demais este post. utilidade pública, sério!Já vou copiar tudo e deixar no evernote.Lominha, diz que tu vai fazer um post assim para todos os passos de rotina de pele, por favor vai!!!Atualmente só uso um demaquilante, to precisando muito melhorar minha pele, mas nem sei o que usar e como. Ajuda as iniciantes aqui!

  5. Adorei o seu post! Durante algum tempo o toner não fazia parte da minha rotina de carinho da pele. Mas desde há um ano que me caiu a ficha. O toner é mesmo muito importante! A pele fica mais preparada para receber os produtos que colocamos a seguir. Eu uso o Tónico Renovador e Refrescante Time Wise da Mary Kay. É isento de álcool, deixa a pele sedosa, contém extrato de baga de açaí e camomila. É excelente para a minha pele sensível.Beijosnota: aqui em Portugal chamamos Tónico 😉

    • Loma disse:

      Que saudades que eu estava de vocês! Eu também ignorei o toner por muito tempo, sabia? Esse produto que mencionou deve ser muito bom! Eu adorava usar Mary Kay, mas como estou migrando para produtos veganos e/ou naturais, acabei deixando de lado – eu usava muitas maquiagens da marca. Adorei a curiosidade sobre o nome! No Brasil chamamos de tônico, mas aqui na Coreia é toner mesmo hahaha 💟

  6. Carol disse:

    Muito esclarecedor. Tenho o meu já faz 2 anos e nunca tinha utilizado. É Neutrogena e não tem data de validade, então vou continuar usando.

  7. Neyla disse:

    Olá, tudo bem?Gostaria de saber sobre alguns produtos coreanos, você poderia me ajudar?

vem com

a Lominha:

read the

blog

take the

quiz

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

get my

emails