A indústria de skincare vegana viu um aumento significativo na demanda nos últimos anos. No Brasil, o mercado de beleza vegana cresceu 81% em 2020, de acordo com um relatório da Mintel. Esse crescimento pode ser atribuído à crescente (cons)cientização dos consumidores sobre os ingredientes que colocam na pele, com destaque recente para o extrato de inhame ou yam extract. Muitas vezes comparado a mucina de caracol, o extrato de inhame oferece inúmeros benefícios para a pele.
Hoje vamos explorar as vantagens do extrato de inhame, comparando-o a mucina de caracol, e sugerir alguns produtos veganos para alcançar resultados semelhantes. Vem comigo!
Extrato de Inhame vs. Mucina de Caracol
Apesar de mucina de caracol ter sido usada na Grécia antiga para tratar inflamações e auxiliar na cicatrização de feridas, foi só no início dos anos 2000 que se tornou um ingrediente popular em formulações modernas de skincare. Advinha em que lugar do mundo isso aconteceu?
Acertou se pensou na Coreia do Sul!
O primeiro produto a ganhar popularidade com mucina de caracol na formulação foi o Super Aqua Cell Renew Snail Cream da Missha. Lançado em 2010, o creme contém 70% de filtrado de secreção de caracol e rapidamente se tornou um favorito na Coreia. Desde então, a mucina de caracol se tornou um item básico em muitos produtos de cuidados com a pele, conhecido por suas propriedades hidratantes, calmantes e anti-envelhecimento.
Há controversas e polêmicas no que diz respeito à coleta de mucina de caracol na indústria de beleza. Há quem defenda a ideia de que o ingrediente é obtido de formas éticas, sem prejudicar os animais. Ainda assim, adivinhar como os agricultores extraem a mucina é uma tarefa complicada.
É aí que entram as alternativas veganas. Você sabia que o extrato de inhame tem benefícios semelhantes ao muco de caracol?
Tanto o extrato de inhame quanto a mucina de caracol contêm alantoína, ingrediente usado em produtos de cuidados com a pele para aliviar a irritação e proteger pequenos cortes, arranhões e queimaduras, além de hiperpigmentação. No entanto, ao contrário da mucina, o extrato de inhame é uma alternativa vegana que não envolve o uso de produtos de origem animal.
Alternativas veganas para a mucina de caracol
Para quem prefere produtos de skincare veganos, existem outros ingredientes que podem fornecer benefícios semelhantes à mucina de caracol.
A Aloe Vera é uma ótima alternativa que possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, tornando-se uma ótima opção para pessoas com pele sensível ou propensas a acne. Outro ingrediente é a Camomila, que possui propriedades calmantes e suavizantes que podem ajudar com vermelhidão e irritação. O extrato de inhame é repleto de antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos agentes estressores ambientais, enquanto promovem a produção de colágeno para uma pele mais firme e suave. Ele também é rico em vitaminas e minerais, como vitamina C e potássio, que podem ajudar a clarear a pele e melhorar sua textura geral.
O extrato de inhame pode ser encontrado em uma variedade de produtos para cuidados com a pele, incluindo toners, séruns e hidratantes. É um ingrediente versátil que pode beneficiar todos os tipos de pele, desde a seca até a oleosa.
Produtos de skincare com Extrato de Inhame
Aqui estão algumas marcas de kbeauty que incorporam o extrato de inhame em suas formulações:
- Okra – a marca (pertence a Jayjun) tem uma linha completa de produtos com Phyto Mucin, ou mucina vegana. Elaborada com um blend de extratos vegetais que simulam textura e resultados da mucina de caracol.
- Isntree – Yam Root Vegan Milk Cleanser ajuda a remover impurezas, ao mesmo tempo que hidrata e previne irritação.
- Leaders – All Filter Mask Zone Mist ajuda a acalmar a “zona da máscara”, ambiente quente e úmido que uma máscara causa quando usada.
- Vegreen – Nature Mucin Serum contém 63% de mucina do extrato de inhame selvagem que restaura a pele cansada e melhora a vitalidade da pele.
O extrato de inhame oferece inúmeros benefícios para a pele, comparável ao muco de caracol, mas como uma alternativa vegana. Com sua crescente popularidade, mais marcas de kbeauty estão incorporando o ingrediente em suas formulações, como Hanskin e Jayjun .
A marca coreana Vegreen se opõe a todos os produtos e serviços produzidos pela exploração de animais. Além disso, eles desenvolvem produtos com sustentabilidade em foco, com embalagens impressas com tinta de soja e papel biodegradável, por exemplo.
Se você deseja os efeitos da mucina de caracol, mas sem produtos de origem animal, então pode apostar no extrato de inhame!
Oi, Lominha!
Sobre produtos de beleza vegana, eu procuro muito usar os de produtos vegetais mesmo, aqueles que tem a certificação de serem veganos e cruelty-free, ou seja, não testados em animais. Ou seja, aqui, eu uso os produtos da The Body Shop mesmo. Mas sei que aqui devem ter outras marcas veganas, eu que não pesquiso direito (se bem que aqui tem as lojas voltadas para produtos veganos como o Cosme Kitchen e Biople).
Eu lembro bem quando produtos de beleza feitos com mucina de caracol, especialmente os face sheet masks bombaram aqui, mas vou falar a verdade, nunca tive coragem. Mas é bom saber que existe agora produtos mais naturais, ou seja, feitos com vegetais.
Fugindo um pouco do assunto, um dia no seu stories do Instagram, vi relatos de mulheres sobre usar produtos em creme usando espátula. Bem, eu sou uma delas, que até mesmo em gel, uso espátula. Motivo; o pH das mãos pode alterar a eficácia do produto, sem contar o quesito higiene, foi o que a consultoria da Mary Quant me advertiu quando eu adquiria os produtos da marca, inclusive, quando a gente comprava os produtos em creme, a espátula já vinha junto no pacote. E limpar a espátula, eu acabo lavando ou na emergencia uso lenço de papel (aqueles que aqui a gente ganha de bolso no meio da rua).
Beijao e sucesso!
Kiyomi.