sernaiotto-coreia-do-norte.jpeg

Calma, gente. Eu moro no Sul.

Com as Olimpíadas de inverno que aconteceram em PyeongChang no início de 2018, todos os olhos viraram para a península coreana com curiosidade. Nem todo mundo sabe onde ficam “as Coreias” – tampouco sobre sua história conturbada – e eu já estou mais do que acostumada com a pergunta “mas você mora no Sul ou no Norte?” quando falo que moro por aqui.

Ninguém é obrigado a saber sobre o cenário político e social coreano – mas se você tem curiosidade, esse post foi feito com muito carinho pensando em você!

Hoje eu quero falar sobre a Coreia do Norte, que gera um desconforto político e grande curiosidade por parte do resto do mundo. O que realmente acontece na Coreia do Norte?

Eu não tenho calibre e nem sou especialista para dar uma aula sobre o tema. Por isso, reuni sugestões de leituras que explicam a situação civil e política da Coreia do Norte e que podem esclarecer suas dúvidas e curiosidades, além de informar melhor sobre a delicadeza que é esse assunto. Vamos lá?

 📚 Para Poder Viver – Yeonmi Park

Para Poder Viver é um dos meus livros favoritos e tem resenha dele aqui no blogYeonmi Park é uma desertora norte-coreana e nesse livro ela conta 3 etapas importantes de sua vida: a infância na Coreia do Norte, sua fuga pela China e sua liberdade na Coreia do Sul – o que não é um spoiler, viu? Se a fuga não fosse bem sucedida, ela jamais teria escrito um livro. Nele você tem uma aula profunda sobre a vida na Coreia do Norte: ela narra relatos de sua infância, como era o estilo de vida de sua família, todas as proibições do governo e como era sua vida como estudante.

Eu certamente recomendo, apesar de ser uma leitura pesada. Acredito que seja o melhor livro dentre todos os escritos por desertores para começar na sua jornada pela Coreia do Norte.

 📚 Nada a Invejar – Barbara Demick

Correspondente do jornal Los Angeles Times em Seul entre 2001 e 2006, a jornalista americana Barbara Demick fez uma exaustiva pesquisa de documentos, fotos e vídeos e entrevistou dissidentes e refugiados norte-coreanos que haviam fugido para a Coreia do Sul ou para a China.

Pontuadas por informações gerais sobre a economia e a cultura do país, as histórias do livro se entrelaçam para formar um painel bastante vívido do cotidiano na Coreia dos ditadores Kim Il-sung (1912-94) e Kim Jong-il (1942-2011), pai e filho que reinaram absolutos por mais de seis décadas e ainda perpetuam seu legado autoritário na figura do herdeiro Kim Jong-un.

 📚 Fuga do Campo 14 – Blaine Harden

Shin Dong-hyuk nasceu e cresceu no Campo 14, um dos imensos complexos destinados a presos políticos da Coreia do Norte. Seus residentes estão condenados a trabalhar até 15 horas por dia, sofrendo fome e frio, sujeitos a uma rotina de violências sumárias – aos 13 anos, Shin assistiu à execução da mãe e do irmão mais velho por tentarem escapar. De lá, ninguém foge.

Existe apenas uma exceção. Determinado a descobrir como é a vida do outro lado da cerca eletrificada, Shin supera todo tipo de dificuldade e consegue deixar a Coreia do Norte.

 📚 Querido Líder – Jang JinSung

Na Coreia do Norte, no setor de operações secretas conduzidas pela Seção 5 (Literatura) da Divisão 19 (Poesia) no Escritório 101, trabalhavam oito pessoas, entre elas o poeta Jang Jin-Sung. Graças a um poema que escreve e que lhe rende a admiração do ditador Kim Jong-il, o escritor passa a dispor de várias regalias e privilégios, como estar frente a frente com o “Querido Líder”.

 📚 The Girl with 7 Names – Lee HyeonSeo

Uma visão extraordinária da vida em uma das ditaduras mais cruéis e secretas do mundo – e a história da luta aterrorizante de uma mulher para evitar a captura / repatriação e guiar sua família à liberdade.Hyeonseo Lee cresceu na Coréia do Norte, mas fugiu para a China em 1997. Em 2008, depois de mais de dez anos lá, ela veio para Seul, onde lutou para se adaptar à vida na movimentada cidade.

Recém-formada pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Hankuk, tornou-se uma oradora regular no cenário internacional, promovendo os direitos humanos e a conscientização sobre a situação dos norte-coreanos. Seu TEDtalk foi visto quase 4 milhões de vezes.

📚 The Aquariums of Pyeongyang – Kang CholHwan

Em meio às crescentes tensões nucleares, Kim Jong-un e outros líderes da Coréia do Norte mantiveram um forte domínio sobre seu estado de partido único, anulando qualquer movimento nascente da oposição e enviando todos os suspeitos dissidentes para seus brutais campos de concentração para “reeducação”.

Kang Chol-Hwan é o primeiro sobrevivente de um desses campos a escapar e contar sua história ao mundo, documentando as condições extremas desses gulags e fornecendo uma visão pessoal da vida na Coréia do Norte. Enviado ao notório campo de trabalho de Yodok, quando ele tinha nove anos, Kang observou frequentes execuções públicas e suportou trabalho forçado e rações de fome por dez anos.

Em 1992, ele fugiu para a Coréia do Sul, onde encontrou Deus e agora defende os direitos humanos na Coréia do Norte.

Além desses livros, também tenho uma lista de documentários incríveis sobre a Coreia do Norte! Você tem interesse nesse conteúdo? Comenta aqui pra mim!

Categorized in:

Tagged in:

,