palomasernaiotto_paulacipriano-72.jpg

em 2009 a gente ganhou Barack Obama, perdeu Michael Jackson e fundou um blog, né?

2009 foi um ano bem intenso pro mundo, com mil acontecimentos importantes, e foi um divisor de águas na minha vida também! Durante uma depressão com síndrome do pânico, enquanto eu estava afastada do meu trabalho como bancária, eu decidi começar um projeto pra me entreter e treinar tudo que estava aprendendo na faculdade de comunicação. Em 9 de agosto de 2009 nasceu o by Loma, hospedado no blogger, com layout gratuito e a primeira versão desse blog que você está lendo.


palomasernaiotto_paulacipriano-70.jpg


palomasernaiotto_paulacipriano-65.jpg

Eu já havia criado mil blogs entre 2004 e 2009 – todos com midi player, neve no cursor e essas antiguidades¹, mas não levei nenhum deles “a sério” até então. Usei aspas pois eu não levava o by Loma a sério também, afinal, naquela época ninguém monetizava blog e isso tampouco era profissão. Mas por alguma razão eu o mantive atualizado com frequência e dedicava muito do meu tempo e conhecimento nele. Passei madrugadas estudando sobre blogosfera e criando conteúdo nesse espaço, que era o meu grande laboratório, mas sem jaleco branco e química. O que é irônico, levando em conta que hoje em dia eu estudo formulação cosmética. *inserir música Ironic da Alanis aqui*

Em 2011, o ano do boom na blogosfera, eu decidi profissionalizar o meu projeto também: migrei para o wordpress, comprei um domínio e transformei o by Loma em sernaiotto.com. Mas eu não contava que em 2013 – o ano em que eu desenvolvi o ORGblog – eu seria hackeada e perderia 4 anos de conteúdo (façam backup, amiguinhos).


palomasernaiotto_paulacipriano-42.jpg


palomasernaiotto_paulacipriano-5.jpg

A cada ano que passava, eu ficava imaginando como seria celebrar 10 anos de blog. Me perguntava se conseguiria manter o projeto até lá, se blogs ainda existiriam, se o cenário digital estaria diferente, se seria possível trabalhar exclusivamente com isso. Naquela época, eu nem imaginava que estaria escrevendo esse post do meu escritório em Gangnam!

O sernaiotto.com esteve comigo durante uma depressão, meu TCC, um relacionamento abusivo, minha primeira viagem internacional, meu intercâmbio, meu casamento, minhas palestras, minha mudança para a Coreia. Enquanto blogava também fundei uma empresa no Brasil, consegui 2 empregos tendo o blog como meu portfólio, fiz amigos do mundo todo – muitos que preservo até hoje! Aprendi programação, fotografia, edição de vídeo, SEO, e-mail marketing e tantas outras habilidades.

Hoje eu olho pra trás com orgulho da pessoa que eu me tornei ao longo desses 10 anos e de como tudo isso ficou registrado aqui nesse espaço digital.


palomasernaiotto_paulacipriano-4.jpg

Percebi que nesse ano de 2019 – o fatídico ano da comemoração que tanto esperei – eu bloguei apenas 1 vez (um post bem lindão sobre esfoliantes, recomendo, 10/10). Isso me chateou (talvez por uns 5 minutos), mas deu lugar a uma reflexão muito importante: eu não sou a mesma Lominha de 10 anos atrás e tá tudo bem. A gente muda, as circunstâncias mudam e as prioridades também.

Isso não quer dizer que eu não gosto mais de blogar, sabe? Continuo consumindo blogs, ainda me expresso muito melhor com textos e sou daquelas que pensa “eu preciso blogar isso” o tempo todo!

Talvez eu só não esteja me cobrando tanto quando nos últimos anos. Talvez eu esteja encarando esse blog da mesma forma que eu fazia quando o fundei. Talvez eu esteja tão concentrada em novos projetos que o sernaiotto.com é aquele lugar para onde eu sei que posso voltar sempre. Meu refúgio.

O blog continua sendo o meu laboratório de conteúdo, mas acima de tudo ele é meu espaço para ser genuinamente quem eu me tornei. É pra cá que eu corro quando preciso de inspiração, de desabafos e conversas descompromissadas. Foi aqui que eu me descobri – e ainda me descubro – como pessoa e profissional. Aqui é onde faço amigos, aprendo coisas e me divirto.


palomasernaiotto_paulacipriano-74.jpg

E se você esteve nessa jornada comigo – desde 2009 ou desde ontem – eu não tenho palavras para agradecer pela companhia. Na blogosfera eu descobri que nós nunca estamos sozinhos!

Obrigada e feliz 10 anos de sernaiotto.com pra gente!

As fotos desse post foram feitas pela maravilhosa Paula Cipriano em São Paulo. Eu me inspirei muito na Mel que começou um novo blog e na Adri que voltou a blogar: duas lindas que a blogosfera inseriu na minha vida! Ufa, que jornada!

¹ no auge da blogosfera raiz a gente usava mil firulas coloridas e piscantes para compartilhar nossos diários na web. Blog era diário. Parece brega, eu sei – e era mesmo. Mas a própria comunidade de blogueiros aprendeu a desenvolver funcionalidades, como scrips que faziam coisas sair do cursor, player de música (midi ou mp3), awards (prêmios que os blogueiros trocavam entre si, o que eu chamo de ~precursor do link building~) e layouts dos mais diversos!

Categorized in:

Tagged in: