uma década de sernaiotto.com

por

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


palomasernaiotto_paulacipriano-72.jpg

em 2009 a gente ganhou Barack Obama, perdeu Michael Jackson e fundou um blog, né?

2009 foi um ano bem intenso pro mundo, com mil acontecimentos importantes, e foi um divisor de águas na minha vida também! Durante uma depressão com síndrome do pânico, enquanto eu estava afastada do meu trabalho como bancária, eu decidi começar um projeto pra me entreter e treinar tudo que estava aprendendo na faculdade de comunicação. Em 9 de agosto de 2009 nasceu o by Loma, hospedado no blogger, com layout gratuito e a primeira versão desse blog que você está lendo.


palomasernaiotto_paulacipriano-70.jpg


palomasernaiotto_paulacipriano-65.jpg

Eu já havia criado mil blogs entre 2004 e 2009 – todos com midi player, neve no cursor e essas antiguidades¹, mas não levei nenhum deles “a sério” até então. Usei aspas pois eu não levava o by Loma a sério também, afinal, naquela época ninguém monetizava blog e isso tampouco era profissão. Mas por alguma razão eu o mantive atualizado com frequência e dedicava muito do meu tempo e conhecimento nele. Passei madrugadas estudando sobre blogosfera e criando conteúdo nesse espaço, que era o meu grande laboratório, mas sem jaleco branco e química. O que é irônico, levando em conta que hoje em dia eu estudo formulação cosmética. *inserir música Ironic da Alanis aqui*

Em 2011, o ano do boom na blogosfera, eu decidi profissionalizar o meu projeto também: migrei para o wordpress, comprei um domínio e transformei o by Loma em sernaiotto.com. Mas eu não contava que em 2013 – o ano em que eu desenvolvi o ORGblog – eu seria hackeada e perderia 4 anos de conteúdo (façam backup, amiguinhos).


palomasernaiotto_paulacipriano-42.jpg


palomasernaiotto_paulacipriano-5.jpg

A cada ano que passava, eu ficava imaginando como seria celebrar 10 anos de blog. Me perguntava se conseguiria manter o projeto até lá, se blogs ainda existiriam, se o cenário digital estaria diferente, se seria possível trabalhar exclusivamente com isso. Naquela época, eu nem imaginava que estaria escrevendo esse post do meu escritório em Gangnam!

O sernaiotto.com esteve comigo durante uma depressão, meu TCC, um relacionamento abusivo, minha primeira viagem internacional, meu intercâmbio, meu casamento, minhas palestras, minha mudança para a Coreia. Enquanto blogava também fundei uma empresa no Brasil, consegui 2 empregos tendo o blog como meu portfólio, fiz amigos do mundo todo – muitos que preservo até hoje! Aprendi programação, fotografia, edição de vídeo, SEO, e-mail marketing e tantas outras habilidades.

Hoje eu olho pra trás com orgulho da pessoa que eu me tornei ao longo desses 10 anos e de como tudo isso ficou registrado aqui nesse espaço digital.


palomasernaiotto_paulacipriano-4.jpg

Percebi que nesse ano de 2019 – o fatídico ano da comemoração que tanto esperei – eu bloguei apenas 1 vez (um post bem lindão sobre esfoliantes, recomendo, 10/10). Isso me chateou (talvez por uns 5 minutos), mas deu lugar a uma reflexão muito importante: eu não sou a mesma Lominha de 10 anos atrás e tá tudo bem. A gente muda, as circunstâncias mudam e as prioridades também.

Isso não quer dizer que eu não gosto mais de blogar, sabe? Continuo consumindo blogs, ainda me expresso muito melhor com textos e sou daquelas que pensa “eu preciso blogar isso” o tempo todo!

Talvez eu só não esteja me cobrando tanto quando nos últimos anos. Talvez eu esteja encarando esse blog da mesma forma que eu fazia quando o fundei. Talvez eu esteja tão concentrada em novos projetos que o sernaiotto.com é aquele lugar para onde eu sei que posso voltar sempre. Meu refúgio.

O blog continua sendo o meu laboratório de conteúdo, mas acima de tudo ele é meu espaço para ser genuinamente quem eu me tornei. É pra cá que eu corro quando preciso de inspiração, de desabafos e conversas descompromissadas. Foi aqui que eu me descobri – e ainda me descubro – como pessoa e profissional. Aqui é onde faço amigos, aprendo coisas e me divirto.


palomasernaiotto_paulacipriano-74.jpg

E se você esteve nessa jornada comigo – desde 2009 ou desde ontem – eu não tenho palavras para agradecer pela companhia. Na blogosfera eu descobri que nós nunca estamos sozinhos!

Obrigada e feliz 10 anos de sernaiotto.com pra gente!

As fotos desse post foram feitas pela maravilhosa Paula Cipriano em São Paulo. Eu me inspirei muito na Mel que começou um novo blog e na Adri que voltou a blogar: duas lindas que a blogosfera inseriu na minha vida! Ufa, que jornada!

¹ no auge da blogosfera raiz a gente usava mil firulas coloridas e piscantes para compartilhar nossos diários na web. Blog era diário. Parece brega, eu sei – e era mesmo. Mas a própria comunidade de blogueiros aprendeu a desenvolver funcionalidades, como scrips que faziam coisas sair do cursor, player de música (midi ou mp3), awards (prêmios que os blogueiros trocavam entre si, o que eu chamo de ~precursor do link building~) e layouts dos mais diversos!

Comentarios +

  1. Gabriela disse:

    Te sigo desde a sua palestra no TIP! Gosto muito dos conteúdos. Parabéns pelos 10 anos de blogosfera 😀

    • Loma disse:

      E só de lembrar que essa palestra aconteceu há 5 anos, me sinto especial (obrigada por estar aqui) e meio velha??? HAHAHA saudades do TIP, saudades de Santos! <3

  2. Li Garone disse:

    Ano que vem sou eu fazendo 10 anos com o ligarone.com.br <3 O tempo voa não? Sinto muita saudade de como era no comecinho dessa blogosfera (20 anos atras :O), saudade das amizades, dos awards, troca de links etc. Saudades de blogar tb, mas ao mesmo tempo não consigo pensar em escrever nada lá no bloguinho 🙁 Preciso reativar o meu Feedly e reorganizar os links pra seguir na vida blogueira lendo as amigas 🙂 Eu estou com layout novinho no PSD, mas zero coragem para codar ele (em casa de ferreiro o espeto é de pau) kkkkrying

    • Loma disse:

      Eu pensei em mudar o layout daqui também pra dar uma cara nova, uma repaginada pra esse recomeço. Mas ai eu percebi que ia me sabotar e ficar postergando o meu retorno, sabe Li? Vou mexendo na cara do blog aos poucos, mas percebi que aos finais de semana a primeira coisa que eu faço é sentar aqui com meu café e abrir a dashboard. Fazia tempo que eu não sentia isso! Bom retorno pra você, boa sorte com o layout e feliz 10 anos pra gente!! <3333

  3. Kiyomi disse:

    Nossa, Lominha! Dez anos!!! Omedetou!!!!! Nem posso falar muito, que o Empório, em dezembro, fará 14 anos, de postagens mais ou menos regulares. Mas lembro bem do tempo em que os blogueiros colocavam tanto acessório para chamar a atenção. Eu, no máximo, foi enquete. Mas a troca de links ainda faço quando lembro, especialmente no Blog Day. E este ano, em agosto, tentei fazer o BEDA, mas sabe como é real life quem mora e trabalha no Japão: postava quando dava ou quando tinha minhas crises de insônia e programava tudo.Ainda sigo vários blogs para poder ter novas idéias, se bem que ultimamente ando tendo muita inspiração em uns grupos no FB que, olha, tenho vontade é de chorar….Mas não desisti de você, tá? Cada postagem nova dazamiga é uma alegria!

    • Loma disse:

      Kiyo, que delícia ter você aqui. Eu nem lembro quando foi que a gente se encontrou nas blogagens da vida, mas fico muito feliz e grata por estar aqui comigo. O Empório vai fazer 14 ANOS? Caramba, que incrível. Parabéns! E acho que você está certíssima, sem cobranças, posta quando dá tempo e quando vem inspiração. Sinta meu abraço apertado!

  4. iza disse:

    Ahhh que linda Loma! Parabéns pelos 10 anos de blog!! Nem da pra imaginar como consegue manter esse cantinho sempre lindo.Conheci seu blog em 2014 e desde então sempre passo por aí pra reler meus posts preferidos <3Tu é incrível moça! Desejo muito sucesso em todas as suas aventuras!

    • Loma disse:

      Sua linda! Muito obrigada por estar aqui comigo há tanto tempo, isso é especial demais. Me sinto grata e honrada. Eu sou muito chata com o design do blog e ele sempre reflete meus momentos, já tô me coçando pra trocar! hahahaha muito sucesso pra gente!

  5. Leila Diniz disse:

    Você definiu muito bem o que eu também sinto em relação ao meu blog, ELE É MEU REFÚGIO e ali está cada etapazinha da minha vida nesses últimos 10 anos. Tenho blog desde 2009 como vc, que se subdividiu em dois, mas a conheço há uns 4 ou 5 anos. Eu adoro estar ali, escrever e postar o que EU quiser e não o que dá “audiência”, ali é meu relato de vida, adoro♥ Ahhhh, vc esqueceu que a gente distribuía “selinhos” na era da blogosfera dinossáurica kkkk. Adoro sua escrita, deveria atualizar mais esse seu filhote♥♥♥♥

    • Loma disse:

      Que delícia o seu comentário, Leila! Acho tão legal que nós duas comemoramos 10 anos de blog, parabéns! E fico muito grata e feliz por estar aqui comigo há tanto tempo, viu? Obrigada, mesmo! Como pude me esquecer dos selos? Eu amava tanto essa época. Espero poder atualizar com mais frequência agora, vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela chamada vida HAHAHAHA beijaaaaaas

  6. Adrielly disse:

    oi lominha! que post mais lindo! me senti próxima pois acompanhei muitas dessas coisas que aconteceram na sua vida, o blog é realmente algo incrível! sempre me senti sua amiga próxima, não lembro quando exatamente conheci seu blog, mas eu acho que foi em 2011 e a identificação foi instantânea! e tenho até hoje na parede o poster de cacto que você me deu, que sempre me faz lembrar daquele amigo secreto e me dá muita saudade de todas as coisas boas e pessoas iluminadas que essa internet me apresentou! que esse resgate da blogosfera seja leve e ainda mais legal do que sempre foi! beijo!!

    • eu amo tanto as coisas que você cria, Adri! sou muito grata ao blog por tê-la colocado no meu caminho e me lembro com muito amor e nostalgia daqueles tempos deliciosos (ainda tem o poster? eu comprei com TANTO carinho pra vc). obrigada por ainda estar aqui comigo, depois de tanto tempo! eu amei o seu retorno pra blogosfera, como sempre, você arrasa demais!

  7. Mel disse:

    Lominha! Que post maravilhoso *-*Me senti tão nostálgica lendo ele. Fiz isso com um sorriso no rosto do começo ao fim (e sorri mais ainda quando vi meu nome ali no finalzinho).Acho que só quem teve blog com as firulas todas sabe como é sentir tudo isso. Eu amo que fazemos parte dessa geração e que hoje conseguimos manter nossos blogs com a mesma leveza da época que ele surgiu. Não sei bem como explicar isso, mas acho que você conseguiu entender o que quero dizer heheNão estamos mais na era de ouro da blogosfera, mas, mesmo eles não sendo mais tão conhecidos como eram, acho maravilhoso que eles ainda existem. E que os que se mantiveram – pelo menos os que conheço – voltaram/continuam a ter a cara da/do blogueira (o) (na época em que os blogs estavam em alta, muitos deles passaram a parecer revistas e ficaram bem mais impessoais).Tô feliz depois de ler esse post lindo e ver essas fotos maravilhosas ♡ agora vou ali ver o outro post que você publicou por aqui.Te amo, amiga!:* e obrigada por tornar a blogosfera um lugar especial

    • Mel, que delícia ter você aqui (e na minha vida hahaha). Eu entendo exatamente o que você quer dizer e sinto o mesmo. Eu tô muito feliz que várias blogueiras que eu conheci há muito tempo e sempre acompanhei estão voltando com seus blogs como um refúgio – bem do jeitinho que as coisas eram, né? Acho que sem querer, a blogosfera está voltando a sua essência: um lugar para sermos nóis mesmas e fazermos amizades. hahaha

  8. Ai, Loma, que exemplo! Um dia eu quero estar comemorando 10 anos de blog, assim como você! Seu conteúdo me inspirou – e ajudou – MUITO quando eu comecei a blogar, e ver todas as suas realizações continua me inspirando. Parabéns por tudo e muito sucesso!

  9. Danielle disse:

    Loma, parabéns pelos 10 anos de blog! Acho que comemorar uma marca assim nos dias de hojé é incrível! Espero que você continue a blogar ainda por muitos anos pra gente se inspirar, trocar experiências e ser feliz na internet!

  10. Ramon disse:

    Loma, parabéns pelos 10 anos de blog! Me senti muito bem ao ler seu post, me identifiquei em diversos aspectos. Conheci o seu blog há uns 3 a 4 anos e nunca comentei, mas gosto muito de acompanhá-la. Nos últimos meses, vinha aqui sempre que lembrava pra ver se você havia postado, e hoje lembrei dele, e quando dei enter na url, boom, cara novo (o design e a programação tão lindos) e posts novos. Você me inspira muito!!

  11. BA MORETTI disse:

    bons velhos tempos e bons os novos também. um tempo de cada vez, com suas particularidades, desafios, aprendizados, etc etc etc. combo gratidão e tal 🙂 a gente sente saudade da frequência de posts, da blogosfera como era mas no fundo eu fico tão feliz de poder acompanhar tudo isso, nas novas fases, ver aonde toda aquela galerinha tá chegando sabe? calorzin no peito ♥

  12. Michele disse:

    Sabia que eu lembro do seu layout gratuito do blogger? Era um com header de algum desenho pequenininho e uns escritos em japonês, não era? 🙂 de qualquer forma, FELIZ PRIMEIRA DÉCADA, Loma! Que você continue postando muito conteúdo incrível pra gente, por aqui 🙂

  13. Desde 2017 que acompanho seu blog.. Estou amando ler seus posts… vou até salvar em favoritos!

  14. Anne Rios disse:

    oiê!!ahhh, fiquei emocionada com o seu post.as vezes eu queria não ter excluido o meu blog que comecei em 2010, mas tudo bem né? a gente é agora exatamente a pessoa que precisamos seresse seu texto de 2019 é tão antigo que parece que foi escrito hoje de manhã, amei.

  15. Eu só estou lendo o post de comemoração agora, mas estou super me sentindo na festa!Feliz 10 anos de blog!!

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails