Crie um post de lista ⇢ ORGblog #02

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Hoje vamos aprender a importância de um conteúdo em formato de lista e criaremos juntos.

Você já percebeu que muitos posts bem sucedidos tratam-se de listas sobre alguma coisa? Cito como exemplo o meu 15 sintomas de um blogueiro idoso que foi um sucesso de compartilhamentos.

Qual a explicação mágica para isso? Vou te responder com… advinha? UMA LISTA!

Sobre o ORGblog

ORGblog é uma série de conteúdo que tem como principal intuito auxiliar na organização estrutural do seu blog, com dicas de manutenção, análise e criação de conteúdo. Mas nada de regras e mimimi, é uma brincadeira divertida que pode virar um exercício para o seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e você encontra os exercícios aqui.

Lista é escaneável

Leitor é preguiçoso e passa o olho pelo texto rapidamente, ao invés de ler palavra por palavra.

Claro que o título e o assunto determinam se ele vai ler o texto completo de fato, mas listas ajudam a comunicar um número de tópicos de forma rápida e fácil, fazendo com que esse processo de escanear o conteúdo seja simplificado pro seu leitor.

Listas mantêm o conteúdo sucinto

Listas resumem um texto muito bem, talvez por determinar um começo e fim para cada tópico de forma breve, mesmo que um tópico tenha relação direta com o próximo.

Listas são bonitas, vai

Eu sou muito mais atraída por um post que contenha listas ou tópicos bem separados do que uma massa de texto longa e bagunçada. Claro que o conteúdo, e quem o cria, me ajudam a determinar se leio um texto imenso ou não, mas eu confesso que listas dão um empurrãozinho na minha força de vontade.

Uma lista pode ser persuasivas

Se você pretende convencer alguém sobre algo, enumerar seus argumentos em listas pode te ajudar a ser mais direto, objetivo e convincente, como estou fazendo neste exato momento.

Listas podem facilitar na escrita

Listas quebram nossas ideias em pequenos pedaços, o que pode facilitar na hora de passá-las para o papel ou computador. Por isso sempre nos organizamos melhor com tópicos em tudo, seja na lista de compras, de estudos, de tarefas a fazer, filmes a assistir, etc.

Listas viralizam

As redes sociais amam listas! As pessoas adoram compartilhar listas, debater seus tópicos e isso gera uma epidemia de ideias. Talvez, pelos motivos já citados acima, pois são rápidas de ler, fáceis de compreender e acabam gerando um compartilhamento inesperado. Não que outros tipos de posts não sejam virais, mas listas são breves, convincentes, rápidas de ler e geralmente apontam uma solução;

Listas descomplicam

Não importa o quão complicado seja o conteúdo, enumerar passos, tópicos e itens sempre descomplica. Um exemplo excelente é o de tutoriais que, quando colocados em texto inteiro, ficam confusos. Se enumerados ou elaborados em passos, facilitam demais a compreensão.

Vamos criar um post de lista?

A sua tarefa de hoje é criar um post de lista (publicar ou agendar, não importa), o importante é levar em conta tudo o que foi explicado sobre o poder das listas e usá-las ao seu favor. Existem 3 tipos de posts em formato de listas:

  • O post como uma lista: nesse caso, não há nada além de uma lista no post (exemplo);
  • Lista estendida: nesse caso, tópicos separados com explicações e títulos;
  • Lista dentro do post: nesse caso, uma ou mais listas dentro de um post;

Não esqueça de adequar a lista ao seu tema e agregar conteúdo simples, objetivo mas sempre útil. Lembre-se: posts de listas variam um pouco o seu calendário editorial e usá-los com frequência pode tornar o seu blog cansativo. Listas são alternativas rápidas, use-as com sabedoria.

Eu compartilhei 35 ideias de posts para blogs pessoais anteriormente e muitas delas podem virar listas.

O que achou desse segundo passo? Compartilhe com criadores de conteúdo que você gosta!

dezembro 2, 2013

comente aqui!

  1. Oi tudo bem já a algum tempo que não passava por aqui eu adoro o seu blog e concordo perfeitamente com posts/listas eu tb já escrevi em mais de 1 post que os leitores sào preguiçosos,o titulo se for escandaloso chama o dobro de visitas e o texto tem de estar bem elaborado e separado como nos teus posts senão o leitor foge parabéns bjs linda

  2. Estou retomando meu blog e estou amando o org blog! Acabei de terminar meu post em lista e estou mega orgulhosa, obrigada pela dica!

  3. Oi Loma! Tudo bom?Guria, te descobri no Pinterest e desde então leio sempre tuas postagens, que são super instrutivas e com uma pitada boa “descomplique a vida”!!! Estou gostando muito do ORGblog, até pedi para ser add no grupo do FB. Alguns dos itens citados no ORGblog eu já usava, mas lendo os teus posts refiz muita coisa. Sobre as listas, sim, elas dão um UP nos acessos do blog. Fiz uma semana passada: passo a passo para fazer seu passaporte. Bombou! Sinal de que estou no caminho certo.Obrigada por compartilhar conhecimento conosco!Beijos,Márcia

  4. E na prática como funciona o ranqueamento de post com lista por questões de SEO do google?

    • Loma disse:

      Acredito que da mesma forma que qualquer outro tipo de post, contanto que você use das técnicas pra aprimorar: mais de 300 palavras no texto, boa leiturabilidade, use as palavras chaves de forma ideal, use links internos e externos, use atributos nas imagens, use sub títulos. Essas coisas 🙂

  5. Elisa Alecrin disse:

    Vira e mexe eu volto aqui porque adoro essas dicas! <3

  6. Finalmente fiz a minha lista. Depois de 38 revisões ela pode ser encontrada aqui http://vtna.tk/1TZuMVv.

  7. Carol Pestana disse:

    Loma, estou seguindo aos poucos o ORG Blog que só descobri agora, e fiquei muito feliz de já ter comprido essa!Fiz semana passada mesmo, e com muito orgulho na busca de ajudar meus leitores (que é bem o objetivo do blog, incentivar leitura)! Se conseguir ler e não for pro spam: http://www.leituraemdia.com/10dicasleituraemdia *-*Mas antes mesmo desse, mantenho três páginas fixas desde o começo do blog, de listas, uma de livros lidos, uma wishlist e uma de livros que estão na estante, e as atualizo sempre! O problema é que não sei como divulgá-las nas redes sociais por serem coisas que estão lá desde o princípio e estão sendo constantemente atualizadas! Alguma dica?E muuuuuuito obrigada pelo ORGBlog, tem me ajudado muito!

    • Loma disse:

      Deixe essas páginas em algum destaque no seu layout: no menu do blog, ou pequenos banners na sua sidebar (assim o pessoal vê que vc tem páginas sobre livros lidos, sua wishlist e sua estante). Além disso, agente divulgações nas redes. Sei lá, uma ver por semana você divulga uma. Na segunda feira, divulga sua lista de desejos nas redes. Na quarta feira, divulga os livros lidos e na sexta divulga sua estante. Assim as sua spáginas vão receber visitantes que tem interesse no assunto e não ficam ali encostadinhas. 😀

  8. Thailla disse:

    Ai que maravilha esse post <3

  9. Luiza disse:

    Eu sou alouca de listas, amo ler compartilhar etc. Aqui duas que já fiz no meu blog.5 livros que li em 2015 http://goo.gl/MF0D6611 ilustradoras de moda pra seguir no Instagram http://goo.gl/5qvSf6Adoro o seu blog, beijo =*

  10. Estou seguindo suas dicas com o OrgBlog e estou amando…Ai está o link com o post de lista.Beijos da Maah…

  11. Tá, confesso, eu fiquei com o teu blog o dia todo aberto no meu navegador pra ver se sugava toda essa sapiência com blogs! Estou muito engajada nos posts do ORGblog e minhas amigas estão quebrando a cabeça pra descrever o meu blog em 1 frase HAHAFiz o post de lista, adoraria saber se este é o caminho :Dhttp://bit.ly/5melhoriasBeijo

  12. Mel disse:

    Adorei Lominha <3 Eu adooooro fazer posts de listas, é 5 isso, 5 aquilo. Acho muito mais fácil, sabe? Tipo, fica muito melhor pra você ir pensando em cada tópico de cada vez. Ainda mais pra mim, que sou distraída demais. Ajuda a organizar os pensamentos e fica melhor pro leitor <33 Beijos!www.melninas.blogspot.com

  13. Nara Borges disse:

    Adorei a dica e já fiz meu post lista, com os 20 posts que amei postar em 2015 http://bit.ly/1YMDJRLobrigada pela ajuda vc é demais!

  14. Philip disse:

    Listas atrem muita atenção como você disse. Meu post mais lido é uma lista :)Segue o link http://www.myblending.com/pt-br/8-habitos-estranhos-coreanosbeijos

  15. Ana Checoni disse:

    Loma, segui suas dicas e tentei fazer um tutorial nesse sentido… Você pode dar uma olhada? Espero que goste!~ https://unhasanacheconi.wordpress.com/2015/10/07/polka-dots-tutorial/E que Papai do céu continue te abençoando por ajudar tanta gente ❤️Beijos!

  16. Nossa, estava abusando das listas e nem percebi que isso podia ser algo prejudicial para o blog! Vou maneirar, mas são os posts que tenho mais facilidade em fazer e os que mais ajudam quem lê. Tentarei alternar com posts mais elaborados para ver qual será a reação dos leitores (:Obrigada pela dica :*

    • Loma disse:

      É excelente ter listas, mas é bom intercalar sim. Lógico, isso é um dica! Vc pode fazer um blog todo de listas se quiser e isso fizer bem hahahaha é vc quem manda, sempre!

1 2

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails