cuidados com a sua tattoo segundo @pamsernaiotto

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 
Saiba mais!

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


PAMPORT5.jpg

Reunimos algumas dicas de cuidados com a sua tattoo com ajuda da nossa tatuadora favorita, a @pamsernaiotto.

Cuidar da uma tattoo vai muito além da aplicação de uma pomadinha, sabia? Muita gente sai do estúdio de tatuagem empolgadíssima com a nova arte na pele, cuida com todo amor e carinho por uma semana e depois até esquece que tem tattoo! A gente não julga, inclusive já fizemos isso também.

Para batermos um papo honesto sobre o assunto, consultamos a tatuadora Pam Sernaiotto, artista de São Paulo que decidiu unir suas maiores paixões: tatuagem, cores e universo geek. O resultado é um portfólio cheio de tatuagens aquareladas de deixar qualquer pessoa coçando de vontade de tatuar.


🤔 mas o que é tatuagem?

Segundo a Pam, “tatuagem é um microagulhamento da pele para inserção de pigmentos coloridos na derme, gerando um processo inflamatório cutâneo. Após a cicatrização, a pele se regenera mantendo o pigmento e é assim que se forma a tatuagem.”

Tatuagem é um microagulhamento da pele para inserção de pigmentos coloridos na derme, gerando um processo inflamatório cutâneo.

Como a tatuagem é uma espécie de machucado, ela ativa o nosso sistema imunológico causando vermelhidão e inchaço no local por uns 2 ou 3 dias. Depois desse período, a pele cria aquela “casquinha”, sabe? Tem gente que sente coceira também! A descamação acontece lá pelo quinto ou sétimo dia após o procedimento e a recuperação total da pele só acontece em 15 ou 20 dias, variando para cada pessoa.

🚿 como limpar sua nova tattoo?

Basta lavar o local tatuado de 2 a 3 vezes ao dia com sabonete neutro ou antibacteriano. Mas evite molhar a tatuagem no primeiro dia, isso pode facilitar para que o pigmento seja eliminado – afinal a pele ainda não começou a se regenerar – causando desbotamento da cor. Mantenha o local protegido para não gerar contaminação.

A artista recomenda esses dois sabonetes para a limpeza:

  • leve a água até a área tatuada com a mão, não coloque sob água corrente;

  • use sabonete antisséptico sempre que possível;

  • evite tocar na sua tatuagem com as mãos sujas;

  • use um papel toalha pressionando levemente o local, não esfregue;

  • evite banhos de imersão, piscinas e praias no primeiro mês;

  • evite suar muito, pelo menos nos 10 primeiros dias.


💦 como hidratar sua nova tattoo?

É preciso hidratar a tatuagem de 2 a 3 vezes ao dia, por pelo menos 15 dias.

A Pam recomenda o uso de loções hidratantes ou restauradores dérmicos desenvolvidos exclusivamente para o uso pós-tatuagem. “Eles fornecem tudo o que sua pele precisa para se regenerar naquele momento, minha recomendação é a Cicaplast da La Roche-Posay.

Evite pomadas à base de petrolatos, pois podem causar formação de barreira oleosa na pele, atrasando o processo cicatricial ou até mesmo causando falhas nas tatuagens mais elaboradas, como o desbotamento de cor.

A tatuadora acrescenta: “Evite produtos muito oleosos. São produtos excelentes, sim, mas não indicados para a cicatrização de tattoos. Porém, entre passar uma pomada à base de petrolatos e não passar absolutamente nada, opte por utilizar a pomada.

e as casquinhas?

Se você já tatuou, conhece as famosas casquinhas que formam na pele sobre sua tatuagem. Essas cascas podem ser fininhas ou mais grossas, mas o importante é não remover, esfregar ou cutucar.

Ao remover as casquinhas que não estão prontas para sair, você acaba removendo pigmento também e isso pode causar desbotamento e falhas.

O segredo para lidar com casquinhas é manter a área sempre hidratada.

Segundo a Pam, o melhor produto para lidar com esse processo é a Cicaplast – não esquecendo de reaplicar constantemente.


💦 entre 15 e 30 dias de tattoo

Nesse período, muita gente deixa de cuidar da região tatuada, mas não deveria. Esse é um momento importante para os cuidados da sua tattoo: é quando a pele recém cicatrizada se forma – pensa naquela pele sensível que a gente cuida com todo carinho após uma esfoliação?

A artista recomenda que você continue hidratando a nova camada de pele nesse momento, seja mantendo o uso da pomada Cicaplast ou aplicando outros produtos hidratantes – sem cor ou fragrâncias, principalmente se sua pele for sensível ou propensa à irritações.

O uso de protetor solar só é recomendado após 20 dias, então evite tomar Sol na região nesse período e, se não puder evitar, use roupas que cubram a área.

e depois de cicatrizar?

Após 30 dias, você pode hidratar a área da tatuagem com um hidratante de sua preferência. A Pam recomenda cremes hidratantes sem cor ou fragrâncias e indica o NIVEA Creme para hidratação básica e o óleo de banho da BIODERMA para quem não curte a textura do creme.


🌞 tem que passar protetor solar?

Aqui no QG do PNP todo mundo tá gritando: SIIIIM. Afinal, pra gente, o protetor solar é o passo essencial da qualquer rotina de pele. Ainda bem que a Pam concorda: “O Sol é o inimigo número um da tatuagem, tanto na tattoo recente quanto depois de cicatrizada. O sol pode interferir na cicatrização e fixação dos pigmentos. Nunca tome Sol na fase de cicatrização e depois de 20 dias utilize filtro solar sempre para evitar o desbotamento.

E esse é o grande segredo para uma tattoo bem pigmentada e duradoura:

sempre hidratar a pele tatuada e proteger do Sol, para evitar desbotamento.

Valeu, Pam!

A artista é fascinada por tudo que passa na pele e estuda constantemente sobre o tema. No seu estúdio, localizado em São Paulo, Pam desenvolve cuidados específicos para cada cliente de acordo com seu tipo de pele e histórico – e acompanha cada etapa da cicatrização para garantir uma tatuagem bem pigmentada e duradoura.

Você pode visitar a página oficial de cuidados com a tatuagem no site oficial do Pam Sernaiotto Tattoo Studio e também pode tirar suas dúvidas no instagram @pamsernaiotto.



Deixe seu Comentário

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails