as 5 etapas do meu processo de criação de conteúdo

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 
Saiba mais!

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Hoje eu quero conversar contigo sobre processos de criação de conteúdo e como um planner pode ajudar na hora de elaborar artigos, vídeos ou podcasts. Bora?

Criar conteúdo para a internet pode parecer simples, a princípio: você cria um artigo, vídeo ou podcast, publica na sua plataforma favorita e divulga para as pessoas, por exemplo. Esse processo funciona muito bem para quem cria conteúdo como diversão, mas sua estratégia vai muito além disso se conteúdo for a sua profissão.

Hoje nós vamos falar sobre:

  • o que é um processo de criação e por que eu recomendo elaborar o seu (ou copiar o meu);
  • as 5 etapas do meu processo de criação de conteúdo;
  • checklist de conteúdo para transformar o seu processo em tarefas práticas;
  • o Planner da Década para organizar seu processo de criação;

Importante lembrar que não existe “certo ou errado” na criação de conteúdo e construir os seus processos envolve muita tentativa, análise e adaptação.

o que é um processo de criação de conteúdo?

Processo de criação é o planejamento do fluxo de trabalho envolvido em criar algo.

Em outras palavras, é transformar a criação em algo fazível com começo, meio e fim. Esse planejamento tem como objetivo alcançar uma criação com metas claramente definidas, ou seja, sabendo como você medirá o sucesso daquilo que criou. Faz sentido?

mas quem se importa com fluxo de trabalho?

Nem todo mundo se importa, sendo bem sincera. O seu público não faz ideia de tudo que acontece por detrás das cortinas e nem precisa saber, na real. Muitos criadores de conteúdo também não ligam muito pra isso e criam conforme a inspiração chega, seguem instinto e emoção. Pode parecer lindo, mas a gente sabe muito bem que criar conteúdo na prática, de uma forma sustentável e duradoura, envolve muito mais transpiração do que inspiração, certo?

Isso não quer dizer que precisa ser uma tarefa dolorosa, mas um conteúdo de valor – e sempre que eu disser “conteúdo de valor” por aqui, eu falo sobre aquele que gera conexão – precisa ser bem estruturado para ser certeiro.

E é nessa estruturação que entra o (rufem os tambores…) processo de criação.

por que usar um processo de criação de conteúdo?

A coisa tá muito teórica até aqui? Deixa eu dar um exemplo prático: vamos supor que você precise construir um prédio maravilhoso. Você tem algumas alternativas, como:

  1. comprar todos os materiais que você acha necessário para construir um prédio e ir montando OU
  2. estudar como prédios são feitos, estudar quem vai morar nele e a região em que será construído, contratar pessoas que saibam o que você não sabe (esse item é bem importante), criar uma planta, orçar os materiais necessários, gerenciar equipes e prazos, etc.

Veja bem, eu sei um total de ZERO coisas sobre criar prédios e ainda bem que eu vivo de conteúdo e não de arquitetura. Mas eu aposto que a opção 2 faz mais sentido para você pois envolve planejamento e processos. Dessa forma, você cuida de 3 fatores essenciais na criação de qualquer coisa:

  1. definir objetivos e prazos com clareza;
  2. prevenir erros e problemas antes que aconteçam;
  3. entender como analisar resultados e quais resultados importam;

o meu processo de criação de conteúdo

Cada processo é diferente pois precisa se adaptar à sua rotina, seus objetivos, seus conhecimentos e limitações. Afinal, nem todo mundo usa os mesmos recursos, nem quer atingir as mesmas pessoas ou tem a mesma quantidade de horas para dedicar.

Por isso, eu quebrei o meu processo em 5 etapas estruturais que podem servir como base para que você desenvolva o seu próprio processo de criação.

Etapa 1: estratégia de conteúdo

Estratégia de conteúdo é o processo de publicar conteúdo eficaz. É importante observar que “conteúdo eficaz” é relativo a sua própria métrica importante, que pode ser qualquer coisa que você definir: mais tráfego, inscrições de e-mail, mais venda de produtos, etc. Essa “métrica importante” é escolhida nesta etapa e pode ser um grande objetivo da sua empresa ou pequenas metas para cada conteúdo individual (ou os dois).

Por exemplo, você pode criar conteúdo com foco em obter mais vendas, ou seja, todos os seus conteúdos vão apontar para seu produto de alguma forma. Ou você pode criar pequenas metas individuais, como um conteúdo para coleta de emails, outro com foco em vendas, etc.

Estratégia de conteúdo é tudo o que está envolvido no desenvolvimento de um plano para o seu conteúdo, englobando seus objetivos e, proporcionalmente, suas métricas de resultados.

Portanto, esta etapa é o momento em que você define:

  • os objetivos que quer alcançar com seu conteúdo
  • a plataforma de publicação e
  • como o seu conteúdo se comunica entre si, com a sua marca e com seu público.

Etapa 2: criação de conteúdo

Criação de conteúdo é o processo que executa ideias. Como suas ideias serão colocadas no mundo? Aqui é onde você lista tudo que precisa para concluir um tipo de conteúdo, o que vai muito além de uma ideia e tempo para escrever ou gravar. Aqui a gente quer transformar seu conteúdo de valor em pequenas tarefas executáveis de forma bem detalhada.

Criação de conteúdo é tudo o que está envolvido nos processos de criar, englobando os fluxos de trabalho de um certo conteúdo.

É sesta etapa você define os passos para desenvolver o seu conteúdo:

  • palavras-chave;
  • links internos e externos;
  • SEO
  • criação de mídia (textos, imagens, vídeos, áudios)
  • revisão e correção – e tudo que achar necessário.

Etapa 3: publicação de conteúdo

Publicação de conteúdo é o processo de consistência e por “consistência” eu me refiro a forma como você gerencia suas editorias e plataformas, o que vai muito além de “2 vídeos por semana”. O que eu quero saber aqui é quais dias da semana, quais categorias de vídeo ou post, se possui conteúdo em série ou não, quais horários pretende publicar e em quais plataformas vai reciclar seu conteúdo.

Veja bem, não há resposta correta para quanto conteúdo é suficiente, pois sua consistência depende de muitos fatores, como seu objetivo (definido na etapa 1), o tempo que pode dedicar a criação (definido na etapa 2), entre outros.

Publicação de conteúdo é tudo o que está envolvido em estabelecer consistência e frequência de conteúdo para seu público.

Nesta etapa você define seu calendário editorial:

  • dias de publicação
  • agendamentos
  • reciclagem de conteúdo
  • editorias e categorias
  • conteúdo em série, etc.

Etapa 4: divulgação de conteúdo

Divulgação de conteúdo é o processo de adaptação e por “adaptação” eu me refiro a estruturar seu conteúdo de forma que se adapte a diversas plataformas. Divulgar vai muito além de um tweet sobre seu último episódio de podcast, você precisa adaptar seu formato às plataformas onde seu público está. Todo o planejamento envolvido nessa adaptação entra na etapa de divulgação.

Você pode, por exemplo, transformar seu podcast em videocast para o Youtube, em IGTV para o Instagram, em transcrição do conteúdo aprimorada para SEO no seu blog, etc.

Divulgação de conteúdo é tudo o que está envolvido na adaptação e promoção de um determinado conteúdo.

Nesta etapa você define e agenda a divulgação de cada conteúdo:

  • define cada plataforma
  • cria formatos específicos
  • elabora reciclagem de conteúdo
  • agenda email marketing
  • aplica estratégia de engajamento (comentários, stories, enquetes, etc).

Etapa 5: mensuração de conteúdo

Mensuração de conteúdo é o processo de análise de desempenho e por “análise de desempenho” entenda: métricas que importam, você lembra delas? São as métricas que reportam o desempenho do seu conteúdo de acordo com suas metas e objetivos e vai muito além do like e comentário, aqui a gente quer saber se seu conteúdo converteu em vendas, inscrições, tráfego. Ou até mesmo likes e comentários, se esse for o seu objetivo.

Aqui é o momento de usar o seu Google Analytics ou a ferramenta de métricas da sua plataforma favorita: Instagram Insights ou Youtube Analytics.

Mensuração de conteúdo é tudo o que está envolvido na análise de desempenho para refinar seu conteúdo usando as métricas que importam.

Nesta etapa você monitora o desempenho do seu conteúdo (analytics e insights) e consegue extrair informações importantes:

  • o que deu certo no seu conteúdo com relação ao objetivo;
  • o que não deu tão certo assim
  • como seu público reagiu
  • quais metas foram alcançadas
  • quanto faltou para alcançar as metas definidas
  • o que você pode usar como ideia para futuros conteúdos

Seu processo de criação de conteúdo não acaba aqui, pois as métricas de um determinado conteúdo são essenciais para refinar toda a sua estratégia e gerar novos conteúdos de valor. É um ciclo!

Download: checklist de conteúdo + ebook

Eu criei uma checklist que pode ajudar na hora de listar todas as tarefas envolvidas na criação de um determinado conteúdo. Dessa forma, você consegue visualizar os passos para a criação em tarefas pequenas, fáceis de completar e com seus respectivos prazos.

Clique aqui para baixar sua checklist em PDF.

Essa checklist faz parte do Planner da Década que você pode comprar pela plataforma Gumroad. O valor está com desconto por tempo limitado (R$17).

Se esse conteúdo foi útil e de valor, compartilhe com amigues. Faço esse pedido pois cada share e comentário faz uma diferença enorme no meu trabalho e me ajuda a criar mais conteúdos como este para você, cheio de informação e de graça!

, ,

Deixe seu Comentário

  1. Samara Silva disse:

    Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!

  2. Sheila da Luz disse:

    Tu é maravilhosa Lominhaaaaaa…tô apaixonada pela cara nova do blog e também por este conteúdo lindo. Parabéns pelo teu trabalho. Bjus

  3. Lu disse:

    Que delícia ler um post seu Loma!Eu amo como você adapta esses conteúdos, geralmente muito técnicos e voltados pra galera do Marketing, pra nós, meras mortais que gostam de escrever (e gravar vídeos, postar stories etc.). Com certeza já vou baixar o ebook e o novo planner disponível!Um abraço!

  4. Neila Bahia disse:

    Nunca li nada tão prático e aplicável. Que legal que não desistiu de blogar, Lominha.Deus salve esse retorno incrível, senhoras e senhores!Bjo, bjo

  5. Marina disse:

    Que bom te ver de volta Lominha! E como sempre já chega arrasando!! <3Esse ebook vai me ajudar demais, tenho todos que você disponibilizou salvos aqui e sempre me ajudaram muito. Seu trabalho é incrível, fico feliz que esteja de volta ❤️A gente já pode dar sugestões de pauta? Rsrs eu tô sempre indo e voltando da blogosfera também e é sempre um processo difícil esse de voltar (nunca sei por onde começo, como recuperar os leitores, fidelizar a galera de novo). Enfim, fica como sugestão, se um dia você tiver interesse, em dar umas dicas pra fazer esse retornoAbs!! Muito sucesso de novo 😀

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails