faxina digital anual da @sernaiotto

por

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


faxina-digital-da-@sernaiotto-scaled.jpeg

Comece um novo ano organizando sua vida digital e se livrando de toda aquela bagunça que você não precisa com a Faxina Digital Anual da @sernaiotto. Sim, eu dei um nome brega. E se reclamar, crio hashtag: #faxinadigitaldasernaiotto.

Levanta a mão quem baixou trocentos e-books gratuitos no ano passado? ✋ Agora, levanta a mão quem se cadastrou em várias newsletters dos mais diversos tópicos? 🤚 Agora, levanta a mão quem instalou altos aplicativos no celular de várias finalidades: vídeos pro instagram, organizar hábitos, editar fotos? ✋

Agora, levanta as duas mãos quem nunca usou nada disso? ✋🤚


Se você também trabalha com criação de conteúdo ou comunicação na internet, precisa se atualizar, ler, estudar e pesquisar com frequência. Faz parte do processo de estar inserido em uma sociedade que gera renda, consumo e cultura em um universo totalmente virtual – e em constante atualização.

Só que a gente não percebe, da mesma forma que perceberíamos se estivéssemos comprando livros físicos, por exemplo, que acumulamos coisas no ambiente digital também.

Veja bem, estamos rodeades de informação o tempo inteiro. E-mails, notificações de redes sociais, comunicação com círculo social e plataformas de conteúdo disputam a nossa atenção 24h por dia. Salvamos fotos, vídeos, trabalhos, recursos, ebooks, cursos, e-mails, notas e mais uma infinidade de informações todos os dias. Agora, quem é que te salva dessa bagunça?

A resposta é: você (e a sua faxina digital).

Conheça a nossa Faxina Criativa de 2014 e a adaptação da Inspo of The Day de 2019.

Porque fazer uma faxina digital?

Organizar todo esse fluxo de informação pode trazer clareza na hora de definir onde priorizar seu tempo e sua atenção. Eu repito há anos nessa internet que a nossa atenção é a moeda mais valiosa que podemos oferecer. Atenção, na internet, pode ser convertida em estatística, que é a engrenagem para tudo acontecer: venda, acesso, aquisição, conversão. You name it!

a nossa atenção é a moeda mais valiosa que podemos oferecer

Decidi dividir a nossa faxina digital em duas listas: faxina de arquivos, de atenção e de celular. Dessa forma, você consegue separar de acordo com o tempo que tem disponível. Você pode usar a checklist deste artigo para ticar suas tarefas ou pode baixar um template que eu criei para importar no seu Todoist. Não recomendo a impressão pois, além de gerar mais bagunça e contradizer o propósito desse artigo, também acaba gerando mais lixo.


🖥 faxina de arquivos


sernaiotto-faxina-digital-arquivos.png

Favorite este artigo para acompanhar as tarefas ou transfira para seu bullet journal.

  1. Faça backup de seus arquivos existentes, se necessário.

  2. Limpe a sua pasta Downloads (ou o lugar onde você salva automaticamente seus arquivos).

  3. Exclua todos os arquivos pesados ou desatualizados de que não precisa mais

  4. Revisite e organize todas as pastas de trabalho que estão bagunçadas.

  5. Revisite sua pasta de Ebooks ou PDFs: jogue fora aquilo de que não precisa mais.

  6. Arquive ou pare de sincronizar na nuvem quaisquer pastas de projetos antigos / cancelados.

  7. Renomeie arquivos ou tags confusos para facilitar a busca posterior.

  8. Limpe (ou organize) os arquivos do seu desktop (área de trabalho).

  9. Troque seu papel de parede para um novo começo!


👀 faxina de atenção


sernaiotto-faxina-digital-atencao.png

  1. Faça uma limpeza em quem você segue no Instagram (sub-tarefas abaixo):

  2. Abra seu perfil do Instagram >> Clique em “Seguindo” (following) >> Clique em “Com quem teve menos interações” (least interacted with).

  3. Dessa lista, analise quem você deve continuar seguindo e quem deve parar. Seja forte: dê o unfollow em quem não acrescenta nada.

  4. Se nessa lista tiver pessoas que você admira e quer continuar seguindo, abra o perfil e interaja de alguma forma: dê likes, deixe 1 comentário.

  5. Depois, na aba “seguindo”, clique em “Mais mostrados no feed” (most shown in feed).

  6. Dessa lista, analise quem você deve continuar seguindo e quem deve parar. Novamente, seja forte e dê o unfollow. 😉

  7. Faça uma limpeza no seu email (sub-tarefas abaixo):

  8. Solicite a remoção do seu email das newsletter que você não lê (ou que salva para ler depois, mas não lê).

  9. Descadastre seu email de lojas e serviços que você não usa mais (ou que não combine com sua fase atual).

  10. Faça uma limpeza nas mídias que consome (sub-tarefas abaixo):

  11. Na sua ferramenta de Podcasts, para de seguir aqueles que você não escuta e/ou guarda para depois.

  12. Na sua ferramenta de Streaming, faça uma limpeza na sua lista de filmes e séries para assistir, organize as contas de acesso, pagamentos, etc.

  13. Na sua ferramenta de Leituras, faça uma limpeza na sua lista de desejos e mantenha apenas os livros necessários para comprar (e ler os que já possui).


📱 faxina de celular


sernaiotto-faxina-digital-celular.png

  1. Exclua todos os aplicativos que você não usa mais. Não usou nos últimos 3 meses, tá fora!

  2. Faça backup de suas fotos (Google Photos ou iCloud) e exclua as mais antigas (ou aquelas que você não revisita com frequência). Essa curadoria fica a seu critério.

  3. Acesse suas configurações de notificações e remova o máximo possível. Deixe notificação apenas para os aplicativos essenciais (essa curadoria também fica a seu critério).

  4. Mova os aplicativos nos quais deseja passar menos tempo para uma tela menos acessível – ou exclua, se possível.

  5. Exclua lembretes, notas e voice memos desatualizados.

  6. Analise as assinaturas de aplicativos e cancele aquelas que você não usa mais. Dessa forma, você também começa o ano economizando grana!

  7. Configure seu despertador com mensagens positivas e troque o som para um que seja leve, mas eficaz.

  8. Troque seu ringtone ou toques de notificação para um novo começo!


Gostou da faxina digital, arroba? Pina a imagem pra salvar:


Se esse conteúdo foi útil e de valor, compartilhe com amigues. Faço esse pedido pois cada share e comentário faz uma diferença enorme no meu trabalho e me ajuda a criar mais conteúdos como este para você, de graça. Feliz recomeço!



Comentarios +

  1. Luciana Souza disse:

    Preciso mesmo fazer uma faxina digital, sempre que posso dau uma limpa nas redes sociais mas é bem por cima, os demais arquivos quero nem ver haha vou aproveitar a dica e tirar esse resto de semana para ir organizando com calma. Obrigada por compartilhar a ideia 🙂

    • feliz ano novo, Luciana! eu sinto a exata mesma sensação sobre meus arquivos: a vontade é de ignorar! só que recentemente eu precisei de um arquivo antigo de um vídeo e não achei por nada, sabe? nessa busca eu percebi a bagunça no meu computador e entrei em pânico! agora tô organizando aos pouquinhos, uma leva de pastas por vez, sem pressa e nem neura. espero que consiga também! beijas ;*

  2. maki disse:

    amiga, como sempre teu conteúdo é impecável! brigada por essa lista tão útil, já tô botando meu detox para rodar aqui <3

  3. Amei a dica da faxina Loma! Eu sempre faço uma faxina anual nos arquivos do computador, esse ano fiz no celular também (porque tava sem espaço de tanto vídeo pra instagram) mas nunca pensei em incorporar faxina da atenção nesse processo. Adorei as dicas de limpar até as plataformas que a gente usa, seus arquivos são perfeitos demais <3Feliz ano novo! Espero que você apareça mais por aqui em 2021 <3

    • super feliz que gostou, Marina! a gente tem o hábito de se livrar de coisas que não agregam, mas esquece de se questionar sobre pessoas, hábitos e até entretenimento que acabam fazendo mal, de alguma forma. voltarei sempre que tiver algo legal pra compartilhar e agradeço muito por estar aqui comigo. feliz ano novo! ;*

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails