limpeza de pele: como e quando esfoliar

por

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

publicitária santista, especialista em estética e cosmética, vivendo em Seoul desde 2015. tô na blogosfera há +15 anos e compartilho tudo que aprendi neste espaço.

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Como fazer uma boa limpeza de pele? Como e quando devo esfoliar? Quais os melhores esfoliantes? Eu explico tudo que eu aprendi sobre skincare vivendo em Seoul na tag Rotina de Pele 101. Se você gosta de cuidar da pele tanto quanto eu, recomendo o follow no meu instagram: @sernaiotto.


sernaiotto-como-esfoliar-a-pele.jpg

Hoje vamos conversar sobre um passo da rotina de pele que causa um pouco de medo (e desconforto) em quem tem pele sensível: esfoliar. Parece complicado no começo, mas com estudo e paciência você pega o jeito.

Esfoliar é um passo fundamental na limpeza de pele para alcançar a glowy skin perfeita, já que remove as células mortas e revela uma nova camada de pele. Essa nova camada absorve os produtos com mais facilidade, porém é mais sensível e delicada. O que quer dizer que esfoliar demais e com muita frequência pode ser prejudicial pra saúde da pele.

Mas como alcançar a esfoliação perfeita? O que é esfoliação química e física? Que história é essa de usar ácido no rosto? Eu vou explicar tudo que sei sobre esfoliação, então fica comigo até o final.

〰 esfoliar é necessário na limpeza de pele?

A renovação da pele é um processo natural que o seu próprio corpo já realiza em um ciclo que dura entre 28 e 60 dias, dependendo da sua idade.

Ao esfoliar, você remove a camada superficial de células mortas, revelando uma nova camada de pele. Só que é preciso cautela, já que o uso excessivo de esfoliantes pode causar vermelhidão, irritação, descamação e até mesmo acne em peles propensas.

Certifique-se de não esfoliar com muita freqüência (não mais do que três vezes por semana) e verifique se você está usando um produto que contém os melhores esfoliantes para o seu tipo de pele.

〰 tipos de esfoliação

Esfoliantes podem ser categorizados em 2 tipos: físicos e químicos. Ambos tecnicamente fazem a mesma coisa – renovam a camada superficial de pele – mas de maneiras muito diferentes.

esfoliação física

É a esfoliação manual, ou seja, usar produtos que contenham pequenos grãos ou superfícies ásperas para remover, manualmente, a camada superficial de pele morta.


sernaiotto-esfoliantes-fisicos.png

Nessa categoria entram os scrubs, esponjas e escovas rotativas, por exemplo. Mas todo cuidado é pouco: esfoliar demais, com produtos muito ásperos ou grãos muito grandes, pode criar pequenas lesões na sua pele e danificar mais do que ajuda.

Opte sempre por uma esfoliação física que seja o mais gentil possível com a sua pele.

  1. Baking Soda Acne Scrub da Bioré

  2. Luna 2 da FOREO

  3. Overtime Mask da Summer Fridays

esfoliação química

Esfoliantes químicos removem células mortas da pele com o uso de ativos que ajudam na renovação de células. Os peelings, por exemplo, são esfoliantes químicos ótimos para suavizar e também para uniformizar a pele.


sernaiotto-esfoliantes-quimicos.png

Esse tipo de esfoliante geralmente inclui baixas porcentagens de ácidos e pode estar presente no seu cleanser, toner, serum e até no seu hidratante! Por isso, é ideal que você conheça a formulação dos produtos que usa para não exagerar nos ácidos e na esfoliação.

  1. Glycolic Acid Cream da A’pieu

  2. Low pH PHA Barrier Mist da COSRX

  3. PHA Pore Cleansing Balm da HANSKIN

〰 você falou… ácido?

Parece assustador, mas esses esfoliantes químicos trabalham duro para minimizar acne, uniformizar tom e textura da pele – e isso é apenas alguns dos benefícios do uso de ácidos na limpeza de pele.

Se você nunca usou ácidos na rotina, o ideal é que insira gradualmente observando a reação da pele – que pode ser das mais adversas. Por isso: converse com seu médico sobre peelings e esfoliações para não ter problemas. E se sua pele for sensível como a minha, todo cuidado é pouco.

>
Consulte sempre seu dermatologista e use protetor solar todo dia

AHAs  (alpha hydroxy acids)

Derivados de frutas, nozes, leite ou açúcares, são ácidos hidrofílicos (atraídos pela água) e quebram as ligações entre as células (desmossomos) para facilitar a esfoliação. Os AHAs mais usados na cosmetologia são:

  • ácido glicólico (derivado de açúcares): desengordurante e controla a produção de sebo;

  • ácido lático (derivado do leite e açúcares): antimicrobiano, hidratante e ajusta o pH;

  • ácido cítrico (derivado de frutas cítricas e milho): anti-envelhecimento e clareador;

  • ácido mandélico (derivado de amêndoas amargas): ajuda a controlar pigmentação.


BHAs (beta hydroxy acids)

O mais comum é o ácido salicílico, derivado de casca de árvore de salgueiro, óleo de gaultéria ou bétula doce. Como o ácido salicílico é lipofílico (atraído por óleo) e queratolítico, ele não apenas esfolia a camada superior da pele, mas também penetra nos poros bloqueados entrando nas glândulas sebáceas, dissolvendo a mistura pastosa de sebo e pele morta que pode levar ao surgimento de acne, cravos e milia (aquelas bolinhas brancas na pele).

O ácido salicílico é também um anti-inflamatório comprovado, o que significa que é perfeito para acalmar espinhas e reduzir a pigmentação ou vermelhidão causada pela acne.

PHA (poly hydroxy acids)

Funcionam da mesma forma que os AHAs, mas causam menos irritação devido ao seu tamanho molecular maior. Eles são especialmente benéficos no tratamento de tipos de pele mais sensíveis que podem não tolerar os AHAs. Eles fornecem benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes, além de auxiliar na esfoliação. Alguns PHAs comuns são:

  • ácido glucônico (um ingrediente natural nas células): antioxidante e anti-inflamatório;

  • galactose (açúcar): utilizado na síntese de colágeno, auxilia na cicatrização;

  • ácido lactobiônico (derivado da lactose do leite de vaca): umectante, antioxidante e calmante.


sernaiotto-limpeza-de-pele-acidos-pha.jpg

Dicona: ácidos estão presentes em diferentes quantidades nas formulações, então fale com seu dermatologista se estiver achando difícil determinar a porcentagem certa para o seu tipo de pele.

〰 como esfoliar?

Os esfoliantes físicos podem ser usados sozinhos ou logo após o passo de limpeza da sua rotina (antes dos demais produtos). Dessa forma, eles removem a camada superficial da sua pele, preparando o terreno para que os próximos produtos sejam bem absorvidos.

Os esfoliantes químicos podem ser usados em qualquer passo da sua rotina, dependendo do tipo de produto e sua formulação. Por exemplo, tem tônico com ação esfoliante e peeling, tem serum com ácido, tem hidratante com retinol. Por isso, é sempre importante conhecer a formulação dos produtos para não exagerar na esfoliação e reconhecer como a sua pele reage a cada componente.

Sempre que usar esfoliantes físicos ou químicos na sua rotina, não esqueça do protetor solar com fator de proteção alto. Muitos ácidos devem ser usados durante a noite e o Sol deve ser evitado. Sempre que tiver dúvidas, consulte um especialista.

⚠ Lembre-se: é fundamental testar produtos em busca de alergias e SEMPRE consultar um profissional especializado! Cada pele é única e o dermatologista é seu melhor amigo.

Quais esfoliantes você usa na sua limpeza de pele? Tem algum pra me indicar?

Estou lá no @sernaiotto com pequenas dicas sobre cuidados com a pele, já me segue?

Fotografia por Tatevosian Yana via Shutterstock.

Compartilhe esse post com os amigos que adoram cuidados com a pele e cosméticos coreanos! Escolha a sua rede social favorita e use os botões aqui em baixo:



Comentarios +

  1. dulce alves disse:

    obrigada por esse post, tudo tao explicadinho e ainda veio com indicaçao dos produtos!!!

  2. Eu amei como esse post esta completinho, alias tava com uma puta saudades desse bloguinho ♥Eu uso um produto natural de uma marca mineira chamada Maria Oliva, é de uma moça que faz e vende bem no interior de mg tudo vegano, coisa mais gostosa.

    • Loma disse:

      Como eu amo marca natural feita em casa! Aqui é tão difícil de achar, eu adorava comprar das pequenas empreendedoras no Brasil. <333 Feliz que está aqui comigo mesmo depois do hiatus, obrigada!

  3. Taynara Mello disse:

    Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!Já até salvei em meus favoritos ❤️..

  4. Arielle disse:

    Melhor blog com melhor conteúdo da vida! <3Amei tudo explicadinho e agora sei porque estou com a cara cascuda, fico usando as coisas erradas :'(

    • Loma disse:

      Ari, meu amor, é tão delícia te ver aqui no bloguinho também! Obrigada por comentar. Quando a minha pele era muito oleosa, eu pecava na esfoliação também. Espero que alivie agora, vai me mantendo informada! Fico muito orgulhosa que gostou do post <3 obrigada!

  5. Luly Lage disse:

    Loma, seus posts sobre skin care são aqueles que a gente PRECISA salvar nos favoritos. Sempre completos, bem feitos e até ESTIMULANTES a começar a fazer a coisa direito…Adorei as dicas de produtos com PHA. Minha pele é MUITO, MUITO sensível, então existe uma boa possibilidade de funcionar bem por aqui. E, cá entre nós, uma esfoliação bem feita no dia certo traz uma sensação de renovação extrema que o coração até palpita de alegria!

    • Loma disse:

      eu fico TÃO feliz que você gostou, Luly! eu sempre fui fã dos PHAs pois a minha pele também é sensível demais, mas agora eu tô me arriscando com outros ácidos (beeem devagar, um passinho por vez) e tô curtindo o resultado! eu odiava esfoliar, até que aprendi que tava fazendo mal-feito, agora eu não vivo sem hahahaha obrigada pelo comentário lindão! <3

  6. Clara disse:

    Você faz ou fez algum curso relacionado aos cuidados com a pele? Se sim, qual?Eu amo seu blog, se tornou um grande passa tempo pra mim, é muito prazeroso ler e aprender com o que você escreve.

  7. Monalisa disse:

    amiga eu amei todas as diquinhas desse post! já li mentalizando uma rotina de esfoliação bem legal pro ano que vem (pois tô precisando asap!)obrigadinha <3

  8. Menina, que aula hein…Amei as dicas, não conhecia vários destes produtos e parecem ser muito bons, vou comprar alguns pra testar, obrigado pelas dicas.

vem com

a Lominha:

read the

blog

take the

quiz

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

get my

emails