O que é um cleanser? Limpador e sabonete são a mesma coisa? Qual cleanser devo usar para meu tipo de pele? Eu explico tudo que eu aprendi sobre skincare vivendo em Seoul na tag Rotina de Pele 101. Se você gosta de cuidar da pele tanto quanto eu, recomendo o follow no meu instagram: @sernaiotto.


sernaiotto-como-usar-cleanser.jpg

Você está lendo a rotina de pele 101 – uma tag para falar exclusivamente sobre cada passo da rotina de pele coreana. O post de hoje é sobre cleansers – o primeiro (e segundo) passo de uma rotina saudável, a limpeza. Calma aí… primeiro E segundo? Sim! Pode soar estranho se você tá chegando agora no rolê da skincare ou nunca ouviu falar sobre limpeza dupla, mas vamos começar pelo básico:

🤷‍ O que são cleansers?

Cleansers são o que nós conhecemos por limpadores ou sabonetes. Apesar de cumprirem a mesma função básica – a de limpeza – podem tratar problemas específicos de cada tipo de pele, dependendo da sua formulação e textura.

📌 Para conhecer todos os tipos diferentes de cleansers, visite esse artigo.

É a mesma coisa que face wash?

Na verdade, depende do produto, sua formulação e seu rótulo.

O face wash é um cleanser, pois sua função é limpar a pele. No entanto, nem todo cleanser é face wash. Como mencionei anteriormente, existem inúmeros tipos de cleansers como óleos, géis, água micelar e lenço umedecido, por exemplo. Por isso, são considerados tipos diferentes de produtos e muita gente fica confusa, sem saber como e quando usar.

💧 Pra que servem?

Remover todos os vestígios de sujeira, suor, poluição e maquiagem – permitindo que a pele se repare e renove. Com a superfície limpa, sua pele também absorve mais profundamente os outros produtos da sua rotina.

Cada tipo de cleanser é ideal para um tipo de pele e suas formulações vão definir quais vantagens ele te traz: tem cleanser que ajuda a remover manchas, tratar acne, hidratar, controlar produção de óleo, uniformizar a pele – assim como os toners e cremes. Sempre pesquise os ingredientes de cada produto e como eles podem te ajudar dentro do que sua pele precisa.

🆘 Como usar cleansers?

Os cleansers são o primeiro – e o segundo – passo da sua rotina de cuidados com a pele: eles devem ser usados assim que você acorda na sua rotina da manhã e assim que você chega em casa na sua rotina da noite. Na manhã, ajudam a remover as impurezas que sobram dos produtos usados durante a noite e o excesso de óleo produzido enquanto você dorme. Na rotina da noite, ajudam a remover maquiagem, poluição e sujeiras que ficam na superfície da pele durante o dia.

Cada cleanser pode ser usado de forma diferente: alguns com algodão, alguns aplicando diretamente na pele e removendo com toalha ou lenço, alguns com enxágue. Fique sempre atento às instruções de uso.

Mas afinal, o que é double cleansing?

As coreanas são adeptas do double cleansing – o ato de limpar a pele duas vezes. Geralmente usam 2 tipos diferentes de cleanser, sendo os mais comuns à base de óleo (para limpeza mais profunda) seguida por uma limpeza à base de água (para remover o óleo). Por isso que eu sempre digo que a limpeza ocupa os dois primeiros passos da rotina, mas isso fica a critério de cada um, afinal, ninguém melhor do que você para saber do que a sua pele precisa!

📌 Leia também:guia para double cleansing ou limpeza dupla.

Por isso, eu vou recomendar alguns cleansers que já testei e alguns que me recomendaram para o double cleansing. Te convido a compartilhar comigo nos comentários quais cleansers você usa e ama!

⚗ Primeiro passo (first step)

O primeiro passo da sua rotina de pele consiste na limpeza pesada para remover maquiagem e poluição. Caso você prefira limpar apenas uma vez, use um produto que remova as impurezas mais pesadas e que também contenha ativos que hidratem a pele.


Banila CoClean it Zero Purity, ErborianBlack SoapNEOGENReal Fresh Cleansing Foam, Thank You FarmerBack to Iceland Cleansing WaterKLAVUUPure Pearlsation Divine Pearl Ultimate Cleansing Oil.

⚗ Segundo passo (second step)

O segundo passo da sua rotina de pele pode ser outra limpeza (geralmente à base de água, sem óleos) ou você pode partir para o toner (leia o post sobre toners). Como eu sou adepta do double cleansing, aqui estão alguns dos meus produtos favoritos para limpar e hidratar.


KraveBeautyMatcha Hemp Hydrating CleanserEtude HouseSoonJung pH 6.5 Whip CleanserSon&ParkBeauty WaterSKINFOODRice Brightening Cleansing FoamCOSRXLow pH Good Morning Gel Cleanser.Para quem mora na gringa, recomendo o Soko Glam(20% off na primeira compra acima de $25). 

‼Tudo que é demais, prejudica

Cuidado com o excesso de limpeza! O ideal é limpar duas vezes ao dia, na sua rotina matinal e noturna. Nossa pele precisa produzir seu óleo natural (sebum) e limpar o seu rosto muitas vezes ao longo do dia pode causar o efeito contrário. Ao remover todo o óleo da superfície da pele, seu corpo vai sentir necessidade de produzir mais óleo para “compensar”. Ou seja, quanto mais você limpa, mais oleosa a sua pele fica!

Se você produz muito óleo ao longo do dia, use produtos com foco em controlar a produção excessiva de sebum ou borrife algum toner ou essência que ajude a controlar. Além disso, opte sempre por protetor solar em formato leitoso e maquiagem voltada para pele oleosa.

⚠ Lembre-se: teste produtos em busca de alergias e SEMPRE consulte um profissional especializado!

Quais cleansers você usa na sua rotina? Estou lá no @sernaiotto com pequenas dicas sobre cuidados com a pele, já me segue?

Compartilhe esse post com os amigos que adoram cuidados com a pele e cosméticos coreanos! Escolha a sua rede social favorita e use os botões aqui em baixo:



Categorized in: