Eu sou uma nerd de cuidados com a pele. Pronto, se você não sabia, agora sabe. Eu leio sobre o tema constantemente, busco artigos e estudos, assisto palestras, converso com qualquer expert na área e canso as minhas amigas falando sobre ingredientes e formulações nos coffee shops – tudo isso depois que eu me mudei para a Coreia, a meca da pele perfeita. Estou em constante aprendizado!

📌 Leia também: Toners: o que são, para que servem e como usar

Como eu adoro compartilhar tudo o que eu aprendo, descobri recentemente que pele seca e pele desidratada não são a mesma coisa – eu sempre usei esses termos sem saber muito bem a diferença entre eles. Mas qual é a diferença? Você me pergunta. Estou feliz que perguntou. Vem que eu vou explicar.

💧 O que é uma pele seca?

A nossa pele pode ser categorizada em 5 tipos: normal, seca, oleosa, mista e sensível. Você já deve ter visto esses nomes em rótulos dos mais diversos produtos, certo? Provavelmente já sabe qual é o seu tipo (considerando que está nesse post e o assunto te interessa). Caso não saiba, vou listar algumas características básicas de cada um:

pele normal

aspecto matte, poros raramente visíveis, não é muito sensível e nem apresenta vermelhidão ou acne – os tipos normais de pele geralmente exibem poucas linhas e rugas, e o tom da pele é geralmente uniforme, sem manchas acentuadas;

pele seca

menos elasticidade, pode haver manchas, descamação ou vermelhidão – aqueles com pele seca geralmente têm poros quase invisíveis e podem sofrer de rugas prematuras e irritação regular na pele;

pele oleosa

apresenta poros dilatados e visíveis – se você tem pele oleosa pode notar uma grande quantidade de brilho constantemente e lidar com a acne e cravos;

pele mista

normalmente apresenta pele seca e escamosa em partes do rosto com excesso de óleo em outras – muitos erroneamente acreditam que eles têm pele oleosa quando, na verdade, têm o tipo de pele combinada;

pele sensível

pode apresentar as características de pele seca, oleosa ou mista, mas também lida com uma grande quantidade de vermelhidão, irritação e sensibilidade a produtos;

Essas são algumas das características mais genéricas de cada tipo (vale lembrar que cada pele é única). Mas vamos falar sobre a pele seca, que é um dos focos desse post! Nós temos nossas glândulas sebáceas (não conhece? toma uma imagem explicativa) junto aos folículos dos nossos pelos e cabelos, certo? Elas produzem sebo, o óleo que protege e nutre naturalmente a nossa pele.

Uma pele oleosa produz sebo excessivamente e uma pele seca produz sebo de menos, é bem básico. Na língua portuguesa, nós falamos em hidratar a pele seca, mas isso não significa que sua pele está desidratada – ela apenas não está produzindo óleo. Mas afinal, o que é uma pele desidratada então?

💧 O que é uma pele desidratada?

Quando a gente pensa em hidratação a gente pensa em água, certo?

Hidratar: verbo transitivo
Química Converter em hidrato; dar o caráter de hidrato
a.Tratar por água.
Combinar com água.

No que diz respeito a sua pele, hidratar significa aumentar a quantidade de água nas suas células – o que faz com que você tenha uma pele saudável, bem “alimentada”. Você já viu o aspecto de uma fruta seca, tipo a uva passa? É o mesmo conceito da pele desidratada. Ou seja, a melhor forma de lidar com uma pele desidratada é ingerir muita água e usar produtos que contenham ativos hidratantes que penetram mais profundamente e que ajudam a reter a hidratação.

🆘 Pele seca X desidratada: como cuidar?

A pele seca é uma pele que sofre de falta de produção de óleo natural e seu problema é nas camadas mais superficiais da pele. A “hidratação” de uma pele seca consiste em tratar essa produção errada de óleo com mais óleo – ou cremes hidratantes.

No inglês, o termo ideal é moisturize que significa “umectar” – e não hidratar.

A pele desidratada é uma pele que sofre de falta de água e seu problema é nas camadas mais profundas da pele. A hidratação de uma pele desidratada consiste em ingerir mais água e reter a hidratação com produtos de absorção mais profunda, como sérums – ou essências.

⚠ Essa é a diferença de produtos que são moisturizer ou hydrating: o moisturizer geralmente trata a pele seca e o hydrating trata a pele desidratada. 🤯

Vale lembrar que a nossa pele absorve líquidos mais facilmente e rapidamente do que cremes, então os produtos devem ser aplicados na sua pele partindo do mais líquido e fino para o mais consistente. Dessa forma, é preciso hidratar a pele desidratada antes de tratar a pele seca: primeiro o sérum com ativos hidratantes (como ácido hialurônico, por exemplo) e depois os cremes mais pesados e óleos.

Alguns ingredientes são recomendados para tratar a pele desidratada (em formato de sérum, gel ou essência):  ácido hialurônico, hialuronato de sódio, glicerina e mel são alguns deles. Eles são chamados de umectantes, que ajudam a reter a umidade e hidratação e alcançam camadas mais profundas na absorção. Caso sua pele seja seca, você pode optar por finalizar a sua rotina com óleos naturais (argan, abacate e coco são óleos super ricos) e cremes mais pesados.

‼ Importante ressaltar que a hidratação é essencial para todo tipo de pele, incluindo as oleosas. Ter uma pele oleosa – que produz óleo excessivo – não quer dizer que ela esteja hidratada! Use produtos a base de água – com texturas mais leves – e ingredientes altamente hidratantes para prevenir desidratação.

Evitar o uso de óleos quando se tem pele oleosa é um mito – é possível usar sim, basta procurar pelo ativo ideal que funcione bem para a sua pele. Mas isso já é assunto para um outro post específico sobre óleos. Você quer saber mais sobre óleos? Então deixa um comentário aqui em baixo!

‼ Lembre-se: hidratar a pele do seu corpo é fundamental – use hidratantes após o banho, principalmente se você é fã de água quente!

‼ Importante: sempre consulte um profissional especializado!

Beijas e obrigada por estar aqui!

Categorized in:

Tagged in:

,