Eu acho que fiz meu primeiro cartão de visita em 2010, quando comecei a vender minha arte na praia internet: eu sempre gostei de artesanato, falava sobre isso no meu recém criado blog e queria enviar um cartão junto com os meus produtos. Desde então, sempre tive cartões de visita comigo e atualizo de acordo com a evolução da minha marca e design (cores, logo e detalhes que mudam aqui no blog).



Desde que me mudei para a Coreia, percebi o quão importante é carregar um cartão de visita comigo! Eles ainda valorizam muito essa troca de cartões quando você se apresenta para as pessoas, seja pessoal ou profissionalmente. É ideal entregar o seu cartão sempre que um coreano oferecer o dele, com as duas mãos. Uma forma de respeito e de apresentar quem você é e o que você faz, visto que aparências são super importantes na sociedade coreana.

Sobre o meu cartão

Eu atualizei o meu cartão de visita no final de 2017, antes de viajar para o Brasil. Eu fiz o design usando Photoshop e mandei para uma gráfica online chamada Moo, do Reino Unido. Você pode solicitar serviços de impressão no mundo todo, fazer o upload dos seus próprios designs ou usar os que eles disponibilizam online. Eu gostei bastante da experiência e da qualidade do cartão. Caso queira conhecer o serviço, você recebe 20% de desconto no seu primeiro pedido se usar o meu link.





Eu solicitei 100 mini cards pela primeira vez, pois queria um design diferente – que chamasse a atenção das pessoas assim que eu entregasse. Eles chegam numa caixinha super fofa e pequena, fácil de carregar! O cartão é pequeno e cabe nas carteiras mais compactas. Sem contar que é simples: tem as informações necessárias de contato e uma foto para que as pessoas lembrem quem eu sou.

Você deve ter visto que eu inseri um QR code no verso do cartão – ferramenta que ainda é muito usada aqui na Coreia! Assim, a pessoa fotografa com o celular e já acessa meu blog na hora.


Na foto acima você consegue ver a diferença de tamanho do mini card para um cartão tradicional (esse da foto é o meu cartão anterior).



Um detalhe que eu amei na customização que o site oferece foi a possibilidade de solicitar cartões com designs diferentes: eu criei dois modelos e pedi 50 de cada. A minha mãe, por exemplo, pediu um de cada para guardar com ela (minha maior fã).

Cada caixinha dessas vem com 100 cartões (eu pedi 200 no total mas estou para pedir mais em breve – eu não me canso de distribuir essas belezuras).



DSC_1225.jpg

Eu também fiz mini adesivos no Moo: a lominha e meu QR code! Colo os adesivos nas minhas capinhas de celular, assim quando fico tweetando no metrô as pessoas fotografam curiosas para saber onde vai dar. Surpresa: aqui no blog! HAHA

Como criar o seu cartão de visita

Você pode criar de inúmeras formas, depende exclusivamente do seu nível de conhecimento em design! Se o seu conhecimento for zero, você pode usar ferramentas como o Canva (que até possui uns modelos prontos de cartão para você editar conforme o seu gosto). Nesse artigo eles compartilham 50 modelos de cartão de visitas inspiradores e como criar cartões similares usando a ferramenta. Olha esse exemplo:


Se você já possui um pouco mais de conhecimento em design e sabe se virar no Photoshop, pode comprar designs prontos em sites como o Creative Market.

Ou você também pode baixar esse modelo de cartão de visita (13mb) que eu preparei pra você no Photoshop! Basta editar com os seus dados e salvar. Preparei um modelo que contém sua foto na frente e suas informações no verso.

Fiz na cor branca pois é básica (e fica mais barato para imprimir P&B no verso) – mas você pode modificar com suas cores, textos e logo. É necessário ter um conhecimento básico de Photoshop para editar (não dou suporte para uso de arquivos, ok?).

Modelo de Cartão de Visita

Um modelo de cartão de visita em PSD para editar no Adobe Photoshop. Basta editar com os seus dados e salvar. Preparei um modelo que contém sua foto na frente e suas informações no verso. Frente e verso estão separados por pastas no arquivo.

Baixar

O que colocar no seu cartão

Eu sou do time do “menos é mais” e acredito que quanto mais objetivo for o conteúdo, mais as pessoas assimilam. Como o cartão de visita é um pedaço bem pequeno de papel, usar muito texto pode deixar poluído e tirar o foco da informação necessária. E qual é essa informação necessária?

  • Seu nome;

  • Sua função / título (CEO, founder, creator, assistente);

  • Seu principal contato (telefone e/ou e-mail);

  • Seu website (blog, portfólio, canal);

  • Adicione redes sociais + importantes.

Se você é artista, use sua arte como imagem no cartão. Se você é um influenciador, ator ou modelo, use sua foto. Se você é chef, use a foto de um dos seus pratos. Faça com que a pessoa entenda quem você é – e o que você fez – com a sua imagem e informações. Esse pequeno combo deve expressar a sua essência – use-a como um toque no design. Suas cores vibrantes ou minimalistas. Sua fonte manuscrita ou mais robusta. Expresse quem você é!

Se você gostou desse post e do modelo de cartão de visita que eu disponibilizei, que tal pinar essa imagem acima para ajudar a compartilhar o meu trabalho? Você também pode divulgar esse post nas suas redes sociais usando os botões abaixo.

Você já tem um cartão de visita? Gostou dessa dica? Beijas!



Categorized in:

Tagged in:

,