Chegou maio e com ele: a meta do mês do nosso projeto Detalhes e o desespero por chegarmos quase na metade do ano e não termos feito muita coisa da nossa lista, certo? Nesse mês de maio eu quero estudar coreano (veja bem, eu estudei coreano pra valer mesmo em 2015 por 6 meses – mas desde então, tenho começado e parado, esquecendo uma renca de coisa sem disciplina alguma, sabe?). Quero mudar isso, definir uma rotina, metas e tornar o estudo em hábito. Ai, que ambiciosa!

Em 2017 eu comecei a estudar coreano pelo KIIP – que é um curso do governo para pessoas que estudam, trabalham ou moram aqui e que querem aprender o idioma e a cultura. Você precisa estar na Coreia legalmente – não importa seu tipo de visto, é necessário ter um. Um teste de nível é realizado e você pode começar do nível zero (no qual você aprende o alfabeto) até o nível 6 (cultura e sociedade coreana). Esse curso é gratuito e necessário para pessoas que querem obter a cidadania. Eu comecei no nível 2 mas não conclui o nível, visto que precisei viajar para o Brasil no final de 2017 e perdi a prova. Vou ter que refazer o nível quando abrir vaga. FUÉN.

Enquanto estou em casa e a vaga não abre, quero revisar o que eu aprendi no nível 2 e também algumas palavras chatas de vocabulário que eu nunca me lembro! Pra isso, vou usar o livro do curso + alguns livros de vocabulário que eu tenho aqui em casa. Agora eu preciso definir horários e estabelecer uma rotina para estudar com pequenas metas, por exemplo: X palavras por dia ou X capítulos de gramática. Eu percebi que funciono melhor quando estipulo esses pequenos desafios diários.

Se você estuda algum idioma atualmente eu ia adorar receber umas dicas! Você tem alguma pra compartilhar comigo aqui nos comentários?

Vou deixar aqui embaixo alguns links, apps e materiais legais para quem quer estudar coreano, como eu.

Memrise

Aplicativo de memorização com opção de inúmeros idiomas e materiais! Usei muito em 2015 para memorizar vocabulário, ele cria notificações todos os dias para estudar (mas chegou um momento em que comecei a ignorar as notificações lol).

Calendários

Acabei de fazer o download de 2 calendários fofíssimos que podem me ajudar na organização. É facil de colar na parede ou deixar na mesa de estudos e estipular suas metas pra cada dia.

Praticar digitação em coreano

Existe um software que usamos na escola em 2015 para praticar a digitação no teclado coreano. Você pode usar no seu Mac ou Windows. Se o seu teclado é brasileiro, pode usar capinhas ou adesivos – eu usei por muitos anos no Brasil.

TTMIK

O Talk to me in Korean é um website voltado a ensinar coreano para pessoas que falam inglês. Se você fala um pouco de inglês, eu recomendo demais esse site – e os livros publicados por eles. São materiais bem completo e didáticos! Eu tenho quase todos os livros extras de vocabulário e conversação de dia-a-dia. Eu só não tenho mesmo a disciplina de estudar! haha

Falando nisso, eles lançaram um study journal recentemente!

Os livros que registrei nesse post são:

Se você tem alguma sugestão (um livro, um app, uma dica) deixa pra gente aqui nos comentários! Um beijo e bons estudos.

Este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem coletiva criada por desancorando + sernaiotto + serendipity  – saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os posts já publicados aqui.

Categorized in: