tour pelo apartamento em Seoul

por

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Eu me mudei de Incheon pra Seoul em março e as coisas ainda estão bem caóticas por aqui. Ainda tem coisa pra chegar, ainda não defini minha nova rotina, ainda estou aprendendo a achar as coisas aqui no bairro. Mas eu acredito que desafios são necessários para tirar a gente da zona de conforto e nos mostrar novas coisas, lugares e pessoas. Então, estou curtindo cada segundo!

Uma tour pelo apartamento

No vídeo acima eu mostrei uma tour pelo nosso apartamento em Seoul, com detalhes da decoração de cada cômodo. Mas eu não expliquei como a gente adquiriu o apartamento, uma curiosidade bem interessante sobre a cultura coreana – e que muita gente me perguntou lá no Youtube.

Jeonse x Wolse

Nós usamos o método Jeonse (ou key money deposit), um formato de “aluguel” que é específico da Coreia. Quando eu expliquei para a minha família como funciona, muita gente ficou confusa! Então eu resolvi explicar por aqui, já que não é um formato muito conhecido. Em vez de pagar um aluguel mensal a um proprietário, um grande pagamento é depositado na conta bancária dele durante a vigência do contrato. Como se você estivesse comprando o apartamento (mas usualmente o valor de depósito é bem mais barato do que o valor de compra do apartamento).

Os bancos também financiam esse tipo de pagamento com empréstimos, como se você tivesse financiando uma casa no Brasil – mas ela não é sua, você devolve no final do contrato.

Por lei, os contratos da Jeonse são assinados por dois anos. No final do contrato, o valor depositado é devolvido ao locatário – todo o dinheiro. É como se você comprasse um apartamento por dois anos apenas. Alguns proprietários preferem este método porque podem investir esse dinheiro pelo período do contrato e ficar com os lucros e juros que rendem.

Muita gente prefere o método Wolse, que é o aluguel mensal – uma forma mais acessível de moradia e sem riscos de investir uma grana pesada de uma vez só. Só que aluguel é um dinheiro que não volta, infelizmente. Por isso que o Jonsae é o mais vantajoso para os coreanos, uma vez que o montante total depositado é devolvido no final do contrato. Super interessante, né?

Espero que goste da tour! Beijas ;*

Comentarios +

  1. Nicas disse:

    Oi Loma, tudo beLeio seu blog há muito tempo, mas acho que só hoje vim comentar porque PELO AMOR DE DEUS QUE VONTADE DE ABRAÇAR A CORÉIA! Casa comigo, Jeonse!!! Me dá um desgosto ver o dinheiro do aluguel indo embora todo mês! Sério, eu tô chorando.(eu vou voltar pra ver o video quando eu me recompor, capaz de ativar saudades de Hong Kong também e eu não estou com CONDIÇÃ pra isso.)

  2. BA MORETTI disse:

    AAAAAAAAAAAAAAA que linda ♥ e que casinha mais aconchegante 🙂 amei forte! e aquele cantinho pra gravar ficou muito bom (cores, iluminação, sas coisas) ♥

  3. Caramba, Loma, que diferente esse sistema de aluguel daí! O interessante é receber o dinheiro depois, é bem claro que é um tipo de investimento do proprietário mesmo, né!Ah, e sua casinha está linda! A sua cara! <3

  4. Daniele disse:

    A casa está linda e amei os itens tecnológicos, principalmente o esterilizador de escova e a máquina de secar que esteriliza também! Tudo muito lindo!! Meus parabéns!

  5. Rhillary disse:

    aaaa descobri agora o blog e tô adorando ♥amei o espelho e também a sua área de trabalho ♥meu sonho é morar no exterior ( especialmente na China, mas tb penso muito no japão e na Coréia do Sul), vc acha q na Coréia tem oportunidades de emprego pra estilistas/ designers estrangeiros ?

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails