como você pode ajudar seu blogueiro favorito?

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 
Saiba mais!

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Você tem um blogueiro ou youtuber favorito, certo?

Eu tenho uma lista ENORME de produtores de conteúdo que eu admiro – e que eu já me considero amiga de tanto tempo que acompanho. Esse criador de conteúdo provavelmente é eternamente grato pelo seu carinho e por você apoiar todos os projetos que ele desenvolve. Um criativo com uma comunidade que o apoia é capaz de produzir e conquistar muito mais!

Esse conteúdo foi elaborado para mostrar pro leitor que o papel dele é muito mais importante do que ele pensa. Aqui eu não quero ditar regras e tampouco pedir para que você faça coisas que não quer fazer. Mas conversando com o meu amigo Phils, chegamos a duas conclusões:

1) há muitas formas de apoiarmos os criadores que amamos e2) nem todo mundo as conhece!

Por isso, eu trago um guia de pequenas atitudes que podem ajudar MUITO na jornada do seu blogueiro favorito a continuar fazendo um trabalho maravilhoso na internet para você! São formas simples de apoiar quem você gosta e que ajudam mais do que você imagina.

Comentários: a gente precisa deles de vez em quando

dog

Tem gente que acredita que quanto mais comentários, mais fama e sucesso. Eu discordo. Conheço muitos projetos incríveis que são consumidos por milhares de pessoas que não se expressam ou não interagem. E tá tudo bem! Você não precisa comentar em todos os posts do seu blogueiro favorito – e deixar de comentar não te faz um leitor horrível, como muita gente pensa. Mas de vez em quando, é importante para um criador de conteúdo saber algumas coisinhas, como:

  • você tá gostando desse conteúdo?
  • tem alguma coisa que você gostaria muito de ler?
  • tem algum problema que eu saberia solucionar em um post ou vídeo?
  • você já consumiu determinado item sobre o qual postei?
  • qual é a sua opinião sobre determinado tema?
  • de onde você é?

Essas informações ajudam o blogueiro a seguir no caminho certo, criando um conteúdo que tem tudo a ver com você – o leitor! Algumas curiosidades como a sua região ou até mesmo a sua idade faz com que a gente saiba até onde nosso conteúdo vai e quem nos consome de verdade. Isso é tão importante!

Sempre que puder, deixe um comentário! A sua participação significa demais pra gente. Mas também não encana, tá?

Adblock é um inimigo 🙁

money2

Eu sei que propaganda cansa e tem gente que abusa de banners pulando na sua cara o tempo todo. Muitas pessoas usam bloqueadores de propaganda em seus browsers e nem tem como a gente julgar, afinal, cansa mesmo. Mas você sabia que cada propaganda traz um dinheirinho pro criador de conteúdo? Banners trazem pouca grana, mas que ajuda muito no nosso trabalho!

Esse dinheirinho geralmente é o que paga o domínio ou servidor – aquilo que mantém o blog no ar. O que é o meu caso: eu mantenho o sernaiotto.com com afiliados e banners aqui no blog. Ao bloquear, eu não recebo alguns centavos por visualização e cliques – o que torna o trabalho de juntar esse dinheirinho um pouco mais longo e cansativo. Mas estamos aqui: firmes e fortes! E SUPER gratos àqueles que não bloqueiam nossos centavinhos hahah

Outra dica legal: se o seu produtor de conteúdo favorito postar alguma propaganda nas redes sociais, dê suporte! Fale sobre sua experiência com o produto, dê o seu like se gostar da indicação. Isso o ajuda a entregar resultados e conquistar mais parceiros – o que pode ser vantajoso para você em forma de sorteios, resenhas e conteúdo de qualidade!

Um share significa muito mais do que você imagina

overshare

E tô falando super sério aqui! Às vezes você vê um post ou vídeo legal e percebe que ele tem zilhões de compartilhamentos. Então você pensa: meu share não faz a diferença. Você está MUITO enganado!

Seu share faz TODA a diferença, sim. Se todo mundo pensasse dessa forma, ninguém teria seu trabalho divulgado na web – que é um universo cheio de informações competindo o tempo todo pela atenção das pessoas. Aquele seu tweet faz toda a diferença MESMO. Sem contar que o significado emocional é importante: essa pessoa acha meu trabalho legal e resulveu compartilhar. O quão lindo é isso? Não tem preço.

Indicar conteúdo agradável faz uma diferença enorme nessa internet cheia de ódio e notícias tristes, né?

Empatia

love

Essa dica é super simples, mas de vez em quando a gente esquece: tenha empatia e se coloque no lugar do próximo em todas as ocasiões. O blogueiro não é um robozinho atrás de um monitor, é uma pessoa como você: cheia de sentimentos, dúvidas, cansaço, compromissos, boletos pra pagar e família. Ele não vai estar disponível 24 horas por dia na internet para te responder e nem sempre vai ter tempo de resolver algum problema pra você – principalmente aqueles probleminhas que um Google já resolve, né?

Da mesma forma que um blogueiro não é um Deus que deve ser idolatrado, viu?

Ele é como eu e como você: está aí na atividade, trabalhando e dando um duro danado. Desenvolvendo ideias e projetos, passando pelos perrengues de ter um negócio próprio. Não tem décimo terceiro nem férias remuneradas. Adora receber brindes, presentes e elogios, mesmo que já faça isso há anos. É gente, como todo mundo.

Explicando melhor, é muito bacana quando um leitor sugere temas ou dificuldades para que o blogueiro possa criar um conteúdo útil e que ajude muita gente. Mas exigir que ele responda um email às 3h da manhã do domingo ensinando um passo a passo exclusivamente pra você, já é meio egoísta da sua parte. Entende a diferença?

Seja educado, gentil e tenha empatia – não apenas na internet, mas na vida.

Se você for um blogueiro, compartilhe essas dicas com sua comunidade. Se você for um leitor, guarde esse post com carinho no seu coração! E fica aqui o meu agradecimento por você ser tão incrível, qualquer que seja o seu lado.

 

Deixe seu Comentário

  1. Conteúdo maravilhoso como sempre! Aprendi aqui no seu blog, a como sempre ter conteúdo para o meu, então meu MUITO OBRIGADA!

  2. Olá adoro o teu blog é uma fonte de inspiração para mim este post lembra-me eu já ajudei vários blogueiros/as mas quando eu precisei ninguém me ajudou se não te importas vou-me inspirar no teu post e escrever o meu post mas claro que ponho o teu link como fonte de inspiração bjs linda

  3. Maramigas disse:

    Blogs adoram seguir outros blogs. E conosco não é diferente.Acabei de conhecer esse blog, cheio de dicas mara e por causa disso já virei fã e voltarei sempre para me informar e apreciar um lugar cheio de conteúdo bacana e que ajuda os outros, gente! Tem coisa melhor?Muito grata por você LOMA, sua maravilhosa!Conte conosco!Mariana do blog Maramigas.

  4. Peh Alexandre disse:

    Eu comecei o meu blog e o canal faz pouco tempo,mas tem algumas horas bate uma bad produzindo conteúdo e é muito animador receber um share ou um comentário,da vontade de fazer mais !

  5. Isa disse:

    Ola,Que a sua voz ecoe! A gente precisa muito disso. Vou compartilhar com meus leitores, pois penso exatamente como voce.Um abraço

  6. Rute Marques disse:

    Sinto-me muito culpada agora porque sou sempre aquela leitora fantasma. Lê tudinho, mas raramente comenta e nunca compartilha… Irei mudar isso porque como blogueira também gosto de ver o meu trabalho compensado!Otimas dicas que todo mundo deveria seguir 🙂 A lominha está de parabéns! :)Beijinhos!

  7. Mari Guedes disse:

    Que post maravilhosinho <3Amo essas inagens que vc faz pra capa da cada post. É tipo vicer no pinterest!

  8. Caramba, Loma. Post melhor impossível. A pura realidade.Triste é quando tuas estatísticas bombam e o povo nada de te deixar um oi.A gente até fica se sentindo meio carente, né? HAHAHAHGosto do teu blog e acho que é a primeira vez que comento.Um abraço!

    • Loma disse:

      Talvez esteja faltando um convite para ação ou um incentivo para participação? Faça perguntas nos seus posts, levante dilemas, peça opinião sobre um determinado assunto. Quando a gente pede, as pessoas se sentem mais compelidas a participar. 🙂

  9. Acho que isso vale tanto pra blogueiro, quanto youtubers ou digital influencer. Comecei a me dedicar ao instagram e desde que comecei a interagir na foto dos outros, a dar atenção aos meus seguidores e aos likes que recebo, meu crescimento aumentou. Amei as dicas 😘

  10. Lua disse:

    Ótimo post,minha contribuição dizendo que adorei e que irei compartilhar este post na minha fanpage!

  11. Malu Almeida disse:

    Eu não tenho costume de comentar, o que é uma vergonha já que sou blogueira! Mas tenho tentado ser mais participativa a um tempo e comentando nos conteúdos que mais gosto. Muito boas dicas!

  12. Eu amei o post, e concordo plenamente, um comentário é sempre bom e um compartilhamento também.Ótimas dicas, como sempre!Beijãoo ♥

1 2 3

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails