sernaiotto-shortlink-gratuito.jpeg

Esse post narra uma experiência pessoal que gerou muitas complicações no meu negócio digital. Uma experiência negativa, motivo pelo qual faço esse post. Ele é um alerta sobre possibilidades. Mas a decisão de aceitar o risco cabe a cada um de vocês.

Primeiro, uma historinha…

Eu resolvi criar um shortlink gratuito em 2014 – se não estou enganada. Usei esse tutorial incrível da Aninha, que ensina a usar shortlinks no wordpress. Se você não sabe, shortlink é um endereço curto – que é muito mais fácil de ser compartilhado ou até memorizado nas redes. Ele serve para substituir os endereços longos de cada post. Vou usar esse post aqui como exemplo:

  • URL completa: sernaiotto.com/2016/04/27/nao-recomendo-um-shortlink-gratuito

  • shortlink: http://bit.ly/2HSg4yv

Viu a diferença? Esse shortlink que eu gero usa a url do Bit.ly – um serviço de encurtamento de URL’s. Eu já tentei usar domínios para encurtamento, mas acabei optando pela ferramenta que é mais confiável e gratuita. Hoje eu vim contar sobre um problema que eu tive com o shortlink gratuito que eu usei por quase 2 anos.

O que aconteceu com meu shortlink gratuito?

Eu tinha criado um domínio no TK, o srntto.tk – que a maioria de vocês já conhece. Ele é gratuito: criei, configurei conforme o tutorial da Aninha e comecei a usar. Depois de 1 ano, eu renovei o domínio gratuitamente. Configurei meu Bit.ly para direcionar todos os meus posts para um srntto.tk/algumacoisa. Estava lindo, estava maravilhoso.

📌 Você pode ler mais sobre: como configurar um shortlink personalizado e como usar o Bit.ly para criar shortlinks automaticamente no seu wordpress.

Até que um dia, todos os meus links srntto.tk pararam de funcionar. Abri o meu dashboard no dotTK e vi que esse domínio não estava mais no meu registro. DESESPERO. Contatei a empresa – e nada. Afinal, é gratuito e eles não me deviam satisfação alguma. Isso tudo aconteceu em janeiro desse ano. Desisti do contato e configurei meu domínio novo, aquele que eu comprei. O blog começou a divulgar novos posts com o shortlink loma.la/algumacoisa desde então.

Só que ele só estava funcionando com os posts novos, os antigos continuavam sendo direcionados para o meu srntto.tk – que não funcionava!

Até que lá pra fevereiro eu recebi um email deles alegando que apagaram minha conta. Porque sim.

Pesquisei na internet sobre isso e li alguns rumores de muitos blogueiros que tiveram o seu .TK apagado pois os links estavam obtendo muito acesso – e a empresa faz isso para que as pessoas fossem obrigadas a pagar pelo upgrade da conta e não perdessem o domínio.

Então era isso, eles queriam tirar dinheiro de mim. E eu me neguei – passei por todo o sofrimento de ter quase 2 anos de divulgação nas minhas redes sociais dando em uma página de erro, para poder comprar meu domínio em outra empresa. Qualquer link que você clicar no meu facebook de 2016 para trás, não vai carregar. O mesmo no twitter. No Pinterest. Eu me ferrei bonito nessa história.

Eita. E agora?

Como eu uso o CoSchedule desde meados de agosto de 2015, deixei muito conteúdo do blog agendado para 1 ano a frente. O que quer dizer que muito link srntto.tk ainda está sendo compartilhado nas minhas redes automaticamente – toda semana. Eu tento arrumar os links quando posso – ou apagar os tweets que sobem errado – mas é muita coisa e acaba fugindo do meu controle.

Com isso, eu perco acessos. Recebo comentários de leitores frustrados: “Loma, o link tá quebrado” é o comentário que eu mais tenho lido desde janeiro desse ano. Isso me deixa tão frustrada e nervosa, que eu resolvi redigir esse post.

Não caiam na burrada de economizar dinheiro com coisas sérias, como seus domínios. O barato acaba saindo mais caro, de vez em quando.

Empresas que prestam serviços gratuitos não te devem satisfação alguma sobre seus serviços, que podem modificar a qualquer momento. Se algum dia algo acontecer com o meu loma.la, eu posso entrar com medidas jurídicas, já que eu pago – um pouco caro – pela segurança e qualidade do serviço.

Até agora, não tive problemas – como nunca tive com meu host – mas ainda tenho o fantasma do meu erro me seguindo e causando danos à minha imagem, meus acessos e meu fluxo de trabalho.

Todo cuidado é pouco. Principalmente quando você recebe muitos acessos ou tem muita gente contando com a sua informação. Principalmente quando o seu endereço online é a sua empresa.

Beijos no coração e desculpa ai pelos links quebrados. Tô tentando redirecionar todos eles, manualmente, pelo meu Bit.ly. Quando dá. :/

Imagem por Shutterstock

Categorized in:

Tagged in: