5 formas de criar uma comunidade com seu blog

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 
Saiba mais!

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto

Nas dúvidas que mais recebo por e-mail, estão: como conquistar um público? Como ser lido? Como receber comentários e engajamento? Não é uma coisa tão simples, que pode ser respondida em um email, colocada em prática no mesmo dia e capaz de gerar resultados no dia seguinte. É um assunto muito intenso e profundo que requer tempo, paciência e muito esforço.Eu já falei um pouco sobre construção de público em 3 posts diferentes: construir público X angariar seguidores, definindo seu público ideal e real e como oferecer conteúdo gratuito para seu público.Hoje vou compartilhar 5 práticas que são bem importantes para a construção de uma comunidade.

Mas o que é uma comunidade?

Todo mundo gosta de fazer parte de uma comunidade que compartilhe dos mesmos interesses, certo? Não me refiro à grupos ou redes específicas. Me refiro à um grupo de pessoas com o mesmo interesse e que compartilham informações, dicas e são engajadas em uma causa.Por isso existem tantos blogs e grupos sobre diversos temas, que vão desde blogosfera e empreendedorismo a beleza, fotografia, idiomas – e até o armário cápsula.[bctt tweet=”Para formar uma comunidade engajada, você precisa ser você mesmo e fazer amigos!”]

1. Comente & responda comentários, sempre

Sei que muita gente lê e acompanha blogs porém não tem tempo pra comentar. Tá tudo bem! Mas uma comunidade é feita de engajamento e talvez você queria SIM comentar naqueles blogs que compartilham dos mesmos interesses que você. Foi comentando e respondendo comentários por aqui que eu fiz grandes amigos na web: todos com interesses em comum e que agora agregam muito valor na minha comunidade de blogueiros queridos.

2. Faça perguntas, sempre que possível

Eu já nem me esforço mais nesse quesito: aprendi que fazer perguntas aos amigos aqui no blog e nas redes sociais é muito mais eficaz do que o google, quando preciso de informações úteis. Sempre que eu termino um post com alguma dúvida – ou pedindo alguma opinião – sou bombardeada de informações, debates e conhecimento. Isso é uma comunidade. Mas para isso, você precisa de algumas coisinhas:

  • Humildade: você precisa de outras pessoas, sempre. Você é maravilhoso, mas não consegue chegar lá sozinho. Ter amigos e aceitar suas diferenças, opiniões e críticas é uma forma de crescer e aprender, constantemente. Mas você é maravilhoso, sim. E ser humilde não omite sua maravilhosidade, muito pelo contrário, te faz ainda mais humano, acessível, amigo e sábio.
  • Paciência: vai ter crítica, sim. Vai ter gente querendo sua atenção, sim. Vai ter mensagem às 3h da madrugada, talvez. Vai ter muita notificação. Vai ter opinião diferente. Respira fundo e tira proveito de TUDO que uma comunidade pode te oferecer!
  • Respeito: se você quer que as pessoas te respeitem como ser humano, faça o mesmo. Aceite críticas, respeite opiniões, respeite espaços. É regra básica da sociedade.
  • Senso de humor: pessoas bem humoradas e com jogo de cintura são excelentes líderes. Elas enxergam soluções em momentos complicados e sempre levantam a vibe das pessoas ao redor. E as pessoas gostam disso: terem suas vibes levantadas. Portanto, seja bem humorado e inspirador.
  • Autenticidade: seja sempre você mesmo. Pode parecer um conselho ridículo, mas não consigo contar nos dedos a quantidade de profisisonais que tentam seguir o caminho de outras pessoas, copiam sua escrita, suas fotografias, seus layouts, seu modo de falar. Ser você mesmo – originalzinho – vai te render grandes amizades. As pessoas vão gostar de você pelo que você é, acredite.

3. Faça amigos – e não seguidores

Bati na tecla da amizade várias vezes nos tópicos acima, mas vou reforçar: uma comunidade é feita de amigos que se aceitam, se respeitam e trocam informações para ajudar uns aos outros. Não tenha medo de fazer amigos na internet e escute as pessoas que te acompanham: elas tem tanto para te ensinar e acrescentar àquilo que você produz. Portanto, faça amigos![bctt tweet=”Seja positivo, as pessoas são atraídas por good vibes! “]

4. Networking

Faça encontrinhos com seus amigos blogueiros, pode ser um shopping, um bar, um piquenique. Participe de eventos da sua área: beleza, internet, fitness. Encontre as pessoas que estão te lendo atrás do monitor e você vai perceber que fica muito mais fácil fazer amigos – e que a relação entre você e sua comunidade fica mais estreita. Você pode:

  • Organizar o seu próprio evento do seu nicho;
  • Comparecer a eventos de marcas do seu nicho;
  • Organizar um piquenique de blogueiros;
  • Gravar vídeos com convidados;
  • Fazer fotos com amigos;
  • Fazer streaming com blogueiros e leitores;
  • Criar um chat opinativo no twitter com alguma hashtag específica;
  • Repostar fotos temáticas dos seguidores no insta;
  • Criar uma newsletter com presentes;
  • Interagir nas redes sociais e responder todo mundo que te menciona;
  • Criar grupo no facebook e convidar os primeiros amigos – não esqueça de convidar as pessoas próximas e depois deixar que o restante da comunidade participe se quiser;

5. Compartilhe a sua personalidade

E não tenha medo de ser vunerável ou de não saber as coisas. As pessoas podem te seguir porque você é um expert em determinado assunto, mas ninguém sabe tudo na vida e isso é absolutamente normal. Imagina o quão feliz aquele seu amigo vai se sentir ao te dar um conselho ou dica que você não conhece no seu campo de atuação?[bctt tweet=”Permita que sua comunidade se sinta útil ajudando uns aos outros – incluindo você!”]Seja SEMPRE você mesmo! E não esqueça que para ter uma comunidade você só precisa: começar.Que tal deixar um link pro seu grupo nos comentários, explicando sua comunidade pra que todo mundo possa participar? Beijos!

Deixe seu Comentário

  1. Conheci esse site há pouco temp, justamente por andar muito pela internet procurando informação relevante sobre blogs, e finalmente achei! Sua forma de abordar os assuntos não é monótona, não tem enrolação e o melhor é carregado de muito amor. Obrigado por dispor do seu tempo para compartilhar com a gente os seus aprendizados. 😀

  2. Lua disse:

    Oi Loma!! Acabei de encontrar seu blog e estou apaixonada por ele.Sou nova nesse mundo de blogs. Comecei um tem pouco tempo. E super me animei aqui com as sua dicas!!Já baixei o planejamento. Achei muito legal a ideia para organização… Confesso que eu já estava um pouco perdida. Meu blog é sobre vários temas: viagens, casamentos, meu estilo de vida, moda e beleza. Muitos assuntos, não é mesmo? Esse planejamento foi fundamental para organizar o post. Estou montando aina e espero acabar até domingo o planejamento da semana.Obrigada por compartilhar essas dicas.Grande beijoLua

  3. Isabella disse:

    Esse blog reúne dois assuntos que gosto muito: blogs e Coreia. Gosto muito dos conteúdos publicados e agradeço pela preocupação em ajudar outros blogueiros a fazerem de seus blogs um lugar melhor. E eu fiquei feliz por você ter conseguido ir para a Coreia, tenho muita mais vontade de fazer um intercâmbio do que coragem, haha.Desde que comecei meu blog há 5 anos tenho conseguido um público bem fiel e, graças à ele, tenho uma grande amiga hoje em dia que, mesmo sendo de longe, já conheci pessoalmente. Diversas outras pessoas se tornaram especiais durante esse tempo, e muitas delas foram o motivo de eu não ter desistido do blog em tempos ruins.Acredito que fazer um blog esperando desesperadamente por seguidores não seja a melhor estratégia, se as pessoas gostarem de você e de seus conteúdos, elas vão voltar. Se forem poucas, paciência, faça amizades e se divirta o quanto puder. Se forem muitas, se prepare para lidar com a responsabilidade, com as cobranças, críticas e tudo mais que vem junto com isso.Beijos!

  4. Adorei as dicas! Fazer amigos nunca foi a minha praia, sempre fui meio desligada e até um pouco distante, às vezes sem perceber… Mas eu tô tentando mudar isso, tanto na vida real quanto na virtual. Seu blog me ajuda a perceber algumas coisas que faço de errado, como por exemplo na parte de seer eu mesma, nem sempre sou.Vi você perguntando no twitter como te descreveriam, e sabe que eu usaria a palavra amiga? Não sei porque, mas sempre que entro aqui, mesmo nunca falando diretamente com você ou te conhecendo pessoalmente, me sinto uma grande amiga sua *–*Feliz ano novo Lominha!

  5. Rai Louven disse:

    Adoroooo seu posts Loma!!! E uma das coisas que mais gosto nos seus textos, é que você deixa bem claro que só se conquista seguidores/amigos/likes/acessos/etc. sendo você mesmo… fazendo do seu blog uma extensão de você, da sua vida, dos seus sonhos ou qualquer outra coisa que ele signifique para a pessoa! Ou seja, aquela chatice de “oi, amei seu blog, troco likes” não funciona, é chatoooo!! hahahahaParabéns pelo seu blog sempre lindo Lominha! Ótimo 2016 pra você!! <3Bjusss

  6. Lara disse:

    Olá Lominha!! Comecei um blog agora, mas estou com dificuldades de saber se estão lendo ele!! Faço pq gosto muito de escrever, mas não sei se estou no caminho certo, suas dicas tem ajudado bastante, obrigada!!

  7. Joseana Mar disse:

    Estava precisando ler isso e aprender, sempre fico me perguntando porque o blog não anda, o que eu faço de errado e esse post me ajudou e muito a entender o que está acontecendo e abriu os meus olhos. Obrigada pela ajuda.

  8. ☾ LUA ☾ disse:

    como sempre ótimas dicas Lominha ^^

  9. Andressa disse:

    Foi com o Sernaiotto que aprendi muito do que sei e sobre o que faço também, parabéns Lominha, que você continue com esse carisma, com essa personalidade maravilhosa, e com esse coração gigante, Deus te abençoe. s2

  10. Shay Esterian disse:

    Sério, sempre que eu venho aqui eu fico lendo post atrás de post e nunca comento… parei com essa zuera. Gente, como seu blog é… amor.Ele passa tanta paz, amor e carinho que contagia, juro.Menina, naão sei nem decidir qual dos seus conteúdos eu gosto mais… só sei dizer que adoro aqui!Beijos! ;)Te espero no bloghttp://eunaoqueroir.com

  11. Estou começando meu blog agora, e este post me ajudou muitoooooo, tipo apareceu logo quando eu estava me perguntando o que faria para crescer meu blog e ter pessoas a ver minhas postagens, é muito dificil, eu sei disso, porém, é um sonho, e farei de tudo para conseguir. Obrigado, Sernaiotto. Beijão literário.

  12. Kamilla Diniz disse:

    Amei o post!! Mas infelizmente onde eu moro não tem muito isso de blogueiro, aqui ainda é meio que uma novidade, muita gente ainda nem sabe o que é isso, por isso não tem youtubers nem blogueiros, mais tirando isso vou seguir todas as dicas! Se quiserem dão uma espiadinha no meu blog ficarei muito feliz, de ter um amigo ! Beijos

  13. Acho que faço tudo certinho, principalmente a primeira dica, foi assim que conquistei um punhado de leitores fiéis ❤️‍ adoro cada um deles!Um beijo Lominha

  14. MONIQUE disse:

    Oi Loma! Adoro seu conteúdo e você está de parabéns com tantas informações relevantes!Gostaria de saber qual tema de wordpress você usa, pode me dizer?Um beijo e fico no aguardo.

  15. Estou trabalhando para criar um comunidade e de todas as suas dicas a que mais curti foi o tenha paciência. Afinal, mais importante que milhares de seguidores é ter pessoas que interagem com o conteúdo postado e se identificam com quem produz esse conteúdo. Beijos, sucesso!www.karidesbrava.com.br

  16. Gabrielly disse:

    Amei seu post, me ajudou muito, porque achei que era a única que comentava para tentar interagir e fazer uma comunidade com coisas em comum.Um beijo, você é muito linda S2!

1 2

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails