Eu já dei a dica de 5 aplicativos para aprender idiomas, mas o post de hoje foca em aprender coreano – que, afinal, é o idioma que estou aprendendo nesse momento. Êta bichinho difícil.Quando cheguei aqui, procurei por um livro que me ajudasse a entender uns “buracos” do idioma, que eu nunca tinha entendido na vida. Por sugestão, comprei o Korean Grammar in Use. Recomendo esse livro demais – é separado em 3 níveis e super explicativo. Sério! Para complementar seus estudos – independente do seu nível ou material didático – também recomendo os apps:

Hello Talk

sernaiotto-hello-talkHello Talk é um aplicativo de conversação com nativos que pode ser usado para vários idiomas. Ao efetuar seu cadastro, você insere sua língua nativa ou fluente e a língua que está estudando. Dessa forma, o aplicativo filtra nativos do idioma que você quer treinar para conversar – e esses nativos também buscam aprender o idioma que você fala.Mas deixo uma dica: se você fala bem o inglês, cadastre seu idioma nativo como inglês – tem uma quantidade enorme de coreanos procurando praticar inglês no app. Já usei com o português como nativo e são pouquíssimos os interessados, mas mesmo assim fiz bons amigos por lá que estavam aprendendo.Esse aplicativo cresceu muito por aqui e eu tô com umas 400 mensagens não lidas – mas cuidado com os pervertidos: sempre tem alguns que confundem Hello Talk com Tinder (risos).É gratuito, dá uns bugs de vez em quando e tem para Android e iOS.

Memrise

sernaiotto-memriseEsse aplicativo foi dica do Phil, meu amigo que está aqui estudando coreano e web programming comigo. Na boa: um dos melhores aplicativos para memorizar vocabulário!Ele funciona da seguinte forma: você busca por livros dentro do app e cada livro possui lições de memorização, cadastradas pelos usuários. Por exemplo, nesse momento estou fazendo exercícios dos livros Korean Grammar in Use, Korean Slangs, TTMIK the Korean Verbs e TOPIK Begginner Vocabulary.O aplicativo funciona para diversos idiomas, mas se você quer aprender coreano eu aconselho muito (mesmo) que faça o download. É grátis! Tem para Android e iOS.

Dongsa

sernaiotto-dongsaEsse aplicativo não me quebrou galhos, me quebrou árvores (ba dun tss). Você digita o verbinho lá no infinitivo e BANG: ele conjuga tudinho pra você. Quem estuda coreano sabe que a conjugação dos verbos é um saco, tem formal (존댓말), tem não formal (반말), tem excessões.Não vivo sem esse bebezinho no meu celular! Tem pra Android e iOS.

Naver Dictonary

sernaiotto-naverNaver é o Google da Coreia. Quando você não sabe algo por aqui, substitui o “google it” pelo “naver it“. Acho que foi o aplicativo que eu mais usei nos últimos 8 meses! Tô lá, conversando com os amigos e BANG, procuro uma palavra. Tô na aula fazendo exercício e BANG, procuro outra palavra. Tá sempre na mão e me ajudou demais nesse tempo todo.Se não tem, corre baixar pro seu Android ou iOS.

Topik Test Prep

sernaiotto-topik-prepO TOPIK Test Prep é, como o nome já diz, um aplicativo preparatório para o exame de proficiência coreano, o TOPIK. Nele você pode resolver exercícios como os da prova, colecionar flashcards e jogar um teste de vocabulário contra seus amigos. É uma forma divertida de se preparar pra esse exame que tira nosso sono! Tem para Android mas nãoi achei para iOS. Sorry!Você usa algum aplicativo diferente? Tem algum livro de coreano pra recomendar?

Imagem: hand holding coffee cup and using smart phone via Shutterstock

Categorized in:

Tagged in:

,