Copiaram meu post, e agora?

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Publicitária santista especialista em Estética e Cosmética. Atuo no Global Marketing de uma marca de kbeauty em Seoul. Curiosa, virginiana e muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
O que você procura?

loma sernaiotto

🇧🇷 🇮🇹 🇰🇷


Sernaiotto-copiaram-meu-post.jpeg

Esse post não estava no meu calendário editorial, amigos – eu não o tinha planejado, agendado e nem nada do tipo. Ele está aparecendo aqui, nesse lindo dia ensolarado, pois eu achei necessário compartilhar com vocês: essa é a terceira denúncia de conteúdo duplicado na íntegra que abro em menos de 1 mês.Tem gente que não se importa com cópias, tudo bem, cada um tem os seus limites. Estive conversando sobre isso ontem com a Jess, já que nós duas não encrencamos tanto com copycats – aquelas pessoas que copiam sua ID visual, seus projetos criativos e suas ideias. Mas eu me importo – e muito – com gente que copia meu post na íntegra e vou explicar o motivo aqui em baixo.

O Google, suas buscas e tudo o mais

Eu juro que não sou cri cri, dessas que fica rodando a baiana criticando quem copia, pelo trabalho de ter criado um conteúdo original e etc. Sou sossegada quanto a isso, aprendi na minha faculdade que nada se cria, tudo se copia. Já leu o livro Steal like an Artist? Eu super acredito que tudo já existe no mundo – a gente só dá novas facetas as coisas e as intitulamos como nossas.

Mas o Google, meu amigo, ele não está para brincadeira: ele pune todo e qualquer conteúdo duplicado na web o excluindo da busca. Esse post simplesmente não aparece por lá. Ele não existe para o Google – ou aparece naquela área de entradas omitidas. Minha maior fonte de novos acessos aqui no blog é o Google, então, eu não curto muito correr esse risco.

Ah, mas e quanto ao conteúdo duplicado dentro do blog, nas páginas indexadas de categorias e essas coisas? Calma, que tatu do bem. Recomendo a leitura desse artigo, que explica direitinho como o Google reage à todo tipo de conteúdo duplicado.

Como identificar os copycats?

Bom, eu sempre caio neles pois uso pingback no meu blog (saiba mais) – sabe quando alguém linka para um post seu e esse link aparece nos seus comentários para aprovar? Todas as cópias que eu peguei foram por ali – pois as pessoas são bem preguiçosas e não removem os meus links internos (e todos os meus posts possuem links para outros posts, caro Watson).

Mas existe uma ferramenta que pode ajudar, amigos: desperte o Sherlock que há em você e procure por conteúdo duplicado usando o Copyscape. Você conhece mais alguma para indicar?

O que fazer, meu deus?

Vou explicar aqui como eu reajo diante dessas situações – vale ressaltar que nem sempre a pessoa tem intenção de prejudicar. Ela acha que copiar e colar um conteúdo na íntegra (com um crédito no rodapé) é uma forma de divulgar aquilo que você criou. Como acontece muito com textos: as pessoas copiam e colam crônicas completas como se não houvesse amanhã. :/

Não adianta apontar o dedo e ameaçar processo, todo mundo é inocente até que se prove o contrário. Ou talvez não. Mas vale ter cautela: a generosidade atrai melhores resultados do que a grosseria. 🙂

1) Comentário educado e didático

Vou no post que está duplicado, preencho meu nome, meu e-mail e meu blog – pois a pessoa deve saber quem eu sou – e explico sobre a punição do Google. Sugiro que a pessoa pesquise sobre o assunto, para confirmar que não estou inventando nada. Aviso que essa punição nas buscas prejudica tanto o meu blog quanto o dela – afinal, nós duas seremos penalizadas.

Como eu entendo que nem sempre a pessoa tem ciência do que está fazendo, agradeço pela intenção de compartilhar o meu post e peço que remova o post, por gentileza, para evitar denúncias de plágio.

2) Denuncio no Google como plágio

Visito a ferramenta para Google Webmasters e faço a minha denúncia. Nela, eu preencho meus dados (nome, sobrenome, email, país) e afirmo que sou detentora do direito que estou denunciando. Você também pode denunciar nessa ferramenta os plágio que você encontra de terceiros, aka ozamigo tudo.

Em seguida, eu descrevo o trabalho protegido sempre dessa forma: “Um artigo de minha autoria, publicado no sernaiotto.com na data de (data aqui) foi copiado na íntegra pelo blog (nome do blog) na data de (data aqui).” – você pode descrever da forma que achar melhor. Então preencho o meu link com o artigo original e depois preencho o link do conteúdo duplicado.

Mais abaixo, marco as 3 caixinhas de seleção das declarações juramentadas, onde me comprometo a dar informações corretas e afirmo que o conteúdo denunciado pertence a mim. Coloco data, assino e envio.Depois disso, acompanho todas as denúncias no painel. Infelizmente, o Google demora para analisar – mas hoje, quando fui clicar em uma das denúncias feitas, o post já havia sido removido devido ao comentário que deixei. Obrigada, você que removeu! <3

Um update importante:

Recebi um email do Google afirmando que, ao remover o link que eu denunciei por plágio das buscas, ele não é excluído da internet e permanece disponível – sendo assim, as pessoas ainda conseguem acessá-lo de outras formas. O Google questionou se antes de denunciar eu solicitei a remoção do material copiado nesse link. Então, fica a dica: denuncie nos 2 sites!

Como divulgo um post que gostei muitão?

Você pode fazer isso de inúmeras formas! Eu costumo divulgar com uma link party: sugiro os meus links favoritos do mês, com uma breve introdução sobre o que eu achei de cada um deles. Se você curtiu muito um texto, pode publicar um novo post – de sua autoria – falando sobre o que achou desse texto, complementando com sua opinião e linkando para o post original.

Linkar para um outro blog não te faz perder a visita, ok? Faz com que seu leitor conheça novos blogs e também faz com que o blogueiro citado visite seu artigo – e com isso você pode acabar sendo divulgado por ele ou até mesmo fazendo um novo amigo!

Tem lugar pra todo mundo na blogosfera, galera – quanto mais a gente se ajuda, mais a gente cresce.

Importantíssimo, favor ler:

Amiga, antes de copiar esse artigo aqui na íntegra, aconselho que dê uma lidinha. O conteúdo pode te interessar! Beijos no seu coração <3

janeiro 7, 2015

comente aqui!

  1. Angeline Reis disse:

    Linda, obrigada pelas dicas e parabéns pelo conteúdo me ajudou bastante! Estou ajudando uma pessoa com conteúdo digital e me deparei com este problema.

  2. Paula Assis disse:

    Loma,Mais uma vez seu conteúdo me ajudando. Eu produzo conteúdo para um site e esses dias atrás encontrei meus textos pela web plagiado. Quando acessei o site, vi que tinha mais de 6 artigos meus duplicados, alguns com uma referência minúscula que ninguém ve, outros sem indicações nenhuma. Fiz o que você disse, mandei um e-mail educado e vamos ver o resultado.Agora uma dúvida, eu escrevo esses textos para serem publicados em um site organizacional. Porém, eu tenho um blog pessoal e os assuntos tem muito a ver. Tendo em vista que eu sou a autora do conteúdo, teria problema eu publicar também no meu blog pessoal?Obrigada. 😉

  3. Olha eu aqui de novo, apenas salvando todos os links, principalmente o pingback *não sei se escrevi certo*Como meu blog é novo, ainda não passei por isso com ele, mas… Em todos os meus anos escrevendo e traduzindo (sempre com autorização explícita do autor) fanfics, sofri muito com plágio e também com fanpages, atualmente tenho uma dedicada a uma certa autora e seus livros e ela tem quase 60 mil pessoas, ai todas as páginas menores vivem de copiar o conteúdo p delas, como se a opção compartilhar fosse invisível, não tem coisa mais frustrante.Frustrante ta sendo ler pelo celular, quero salvar as coisas -_-Bjos p.s Steal Mike an Artist já tem versão em português pela Editora Rocco – Roube como um artista 😀

  4. Olha eu aqui de novo, apenas salvando todos os links, principalmente o pingback *não sei se escrevi certo*Como meu blog é novo, ainda não passei por isso com ele, mas… Em todos os meus anos escrevendo e traduzindo (sempre com autorização explícita do autor) fanfics, sofri muito com plágio e também com fanpages, atualmente tenho uma dedicada a uma certa autora e seus livros e ela tem quase 60 mil pessoas, ai todas as páginas menores vivem de copiar o conteúdo p delas, como se a opção compartilhar fosse invisível, não tem coisa mais frustrante.Frustrante ta sendo ler pelo celular, quero salvar as coisas -_-Bjos

  5. Sybylla disse:

    Pra tentar coibir as cópias de posts meus, tive que inserir códigos que impedem a cópia. Era isso ou eu não vencia de tanta gente copiando e publicando. Engraçado foi receber depois um email de um cara que se sentia decepcionado com a minha atitude de denunciar o blog que fez a cópia indevida, pois isso era uma forma de “me ajudar a espalhar minhas palavras”. Eu tive que cair na risada, de tão absurdo isso.Quando gosto muito de um texto, compartilho em todas as minhas redes sociais. E quando gosto muito de um blog, uso o twitterfeed que publica no Twitter qualquer postagem recente deste blog. Faço minha parte para espalhar bons textos. Infelizmente tem gente que acha que blogueiro não trabalha para pesquisar e escrever. Eles acham que podem se apropriar e colar por aí sem respeito.Ótimo post, bejas! =D

    • Loma disse:

      @Sybylla, mas é isso mesmo, as pessoas usufruem do seu conteúdo e acham que estão ajudando. Fico impressionada com isso! hahahaha Já pensei em proibir a cópia com um código também, mas ainda não me convenci de que é a saída. Se continuar assim, serei obrigada! Beijos ;***

  6. Já amando seu blog só por conta desse post! Adorei saber mais sobre o assunto, apesar de nunca ter plagiado conteúdo de ninguém é bom saber como funciona esse negócio, né?Pelo que estou vendo aqui encontrarei várias outras dicas interessantes para quem também tem blog, então já virei sua fã! rsBeijos!!!Clá

  7. Marina Paiva disse:

    Que fantástico, Loma! Não sabia sobre 90% das coisas nesse post! Sempre aprendendo <3

  8. Keyko disse:

    Eu acho que denunciar um conteúdo duplicado não é ser crica, copiar conteúdo é crime. Se uma pessoa quer fazer um blog ela tem por obrigação saber que há leis na internet e se informar o que pode ou não pode ser feito. E na boa, quem é que não sabe que não se pode dar ctrl C ctrl V? Uma coisa é copiar o post e colocar os créditos, outra bem diferente é qdo a pessoa copia e coloca no blog como se ela tivesse escrito. Então eu não tenho paciência com quem faz isso pq é certeza que a pessoa sabe sim q está errada. E se plágio é crime eu denuncio mesmo!

  9. Sempre, sempre com dicas muito incríveis. Engraçado que muitas vezes que busquei sobre algum assunto no google acabo entrando em vários sites e sempre tem textos idênticos. Eu como leitora fico abismada porque as pessoas copiam e colam e não reescrevem dando seu ponto de vista? Enfim, acabei de aprender mais coisinhas importantíssimas pra minha vida <3 Obrigada Lominha minha querida <3

  10. Loma, eu simplesmente achei perteito este seu post sobre copycats, me tirou muitas dúvidas.Eu agradeço a você pelo carinho com seu público nos ajudando e divulgando estes itens.Tenha um Feliz 2015 abençoado e cheio de novidades!Beijos, Gisele.

  11. Sâmia Laços disse:

    Apesar de o assunto ser bastante “sensível”, seu post ficou uma lindeza e com igual sensibilidade na hora de dar uma luz para nós que não entendemos muito dos mapeamentos do google etc. Aproveitei para checar meu broguenho nesse link que você recomendou, muito obrigada!

  12. Lucas Maia disse:

    Loma, você sempre tem dicas boas.Eu nunca passei por isso, mas já vi muito com outros blogs e nem sabia sobre a denúncia ao Google. E uma coisa bom é sempre agir na educação para evitar confusão e até para você não perder a razão, né. Tem que manter a classe! rsrsAh! Estou seguindo os passos do ORGblog e tem sindo uma mão na roda. Parabéns pelo conteúdo e as dicas maravilhosas. Beijos!

  13. Adorei o post !Sou blogueira por hobby e apesar de já ter ouvido falar dessa política do Google, não sabia que era tão tensa.Fiquei feliz por nunca ter copiado nenhum post. Fazia um resumo mensal dos posts que vi por aí e gostei, mas sempre com link e explicando o conteúdo, o que eu gostei, etc…Sempre achei que pra publicar um texto na íntegra, o mais certo era pedir autorização. Mas já vi que os guests posts são super furada.Beijos 😉

  14. Caetano disse:

    Já vi muito isso.Mas tem gente que acha resolve GRITANDO NO CAPS LOCK como se não houvesse o amanhã,mas o chato é copiam mesmo e blog ser muito famoso porque os fãns desse blog vai ficar no lado deles do que da pessoa

  15. Ludi disse:

    É tão mais simples divulgar dando os créditos… Porque as pessoas insistem em fazer algo que não é certo? Eu sempre me pergunto isso :/E na verdade, eu nem sabia que existiam essas ferramentas, é sempre bom ficar de olho mesmo!Beijos!

  16. Patty disse:

    Nossa, isso teria vindo a calhar uns meses atrás quando tive dois posts copiados.Milagrosamente o copyscape nunca mais acusou nada! Ufa!Arrasou no post lominha, já favoritei para futuros eventos.Beijocas

  17. Isabelle disse:

    Superr legal as dicas,você tirou muitas dúvidas que eu tinha em relação a isso.http://bagagensprontas.blogspot.com.br/

1 2

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

13 anos de arquivos

blog

sua consultoria de skincare

agende

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

assine a newsletter

emails?