Sernaiotto-copiaram-meu-post.jpeg

Esse post não estava no meu calendário editorial, amigos – eu não o tinha planejado, agendado e nem nada do tipo. Ele está aparecendo aqui, nesse lindo dia ensolarado, pois eu achei necessário compartilhar com vocês: essa é a terceira denúncia de conteúdo duplicado na íntegra que abro em menos de 1 mês.Tem gente que não se importa com cópias, tudo bem, cada um tem os seus limites. Estive conversando sobre isso ontem com a Jess, já que nós duas não encrencamos tanto com copycats – aquelas pessoas que copiam sua ID visual, seus projetos criativos e suas ideias. Mas eu me importo – e muito – com gente que copia meu post na íntegra e vou explicar o motivo aqui em baixo.

O Google, suas buscas e tudo o mais

Eu juro que não sou cri cri, dessas que fica rodando a baiana criticando quem copia, pelo trabalho de ter criado um conteúdo original e etc. Sou sossegada quanto a isso, aprendi na minha faculdade que nada se cria, tudo se copia. Já leu o livro Steal like an Artist? Eu super acredito que tudo já existe no mundo – a gente só dá novas facetas as coisas e as intitulamos como nossas.

Mas o Google, meu amigo, ele não está para brincadeira: ele pune todo e qualquer conteúdo duplicado na web o excluindo da busca. Esse post simplesmente não aparece por lá. Ele não existe para o Google – ou aparece naquela área de entradas omitidas. Minha maior fonte de novos acessos aqui no blog é o Google, então, eu não curto muito correr esse risco.

Ah, mas e quanto ao conteúdo duplicado dentro do blog, nas páginas indexadas de categorias e essas coisas? Calma, que tatu do bem. Recomendo a leitura desse artigo, que explica direitinho como o Google reage à todo tipo de conteúdo duplicado.

Como identificar os copycats?

Bom, eu sempre caio neles pois uso pingback no meu blog (saiba mais) – sabe quando alguém linka para um post seu e esse link aparece nos seus comentários para aprovar? Todas as cópias que eu peguei foram por ali – pois as pessoas são bem preguiçosas e não removem os meus links internos (e todos os meus posts possuem links para outros posts, caro Watson).

Mas existe uma ferramenta que pode ajudar, amigos: desperte o Sherlock que há em você e procure por conteúdo duplicado usando o Copyscape. Você conhece mais alguma para indicar?

O que fazer, meu deus?

Vou explicar aqui como eu reajo diante dessas situações – vale ressaltar que nem sempre a pessoa tem intenção de prejudicar. Ela acha que copiar e colar um conteúdo na íntegra (com um crédito no rodapé) é uma forma de divulgar aquilo que você criou. Como acontece muito com textos: as pessoas copiam e colam crônicas completas como se não houvesse amanhã. :/

Não adianta apontar o dedo e ameaçar processo, todo mundo é inocente até que se prove o contrário. Ou talvez não. Mas vale ter cautela: a generosidade atrai melhores resultados do que a grosseria. 🙂

1) Comentário educado e didático

Vou no post que está duplicado, preencho meu nome, meu e-mail e meu blog – pois a pessoa deve saber quem eu sou – e explico sobre a punição do Google. Sugiro que a pessoa pesquise sobre o assunto, para confirmar que não estou inventando nada. Aviso que essa punição nas buscas prejudica tanto o meu blog quanto o dela – afinal, nós duas seremos penalizadas.

Como eu entendo que nem sempre a pessoa tem ciência do que está fazendo, agradeço pela intenção de compartilhar o meu post e peço que remova o post, por gentileza, para evitar denúncias de plágio.

2) Denuncio no Google como plágio

Visito a ferramenta para Google Webmasters e faço a minha denúncia. Nela, eu preencho meus dados (nome, sobrenome, email, país) e afirmo que sou detentora do direito que estou denunciando. Você também pode denunciar nessa ferramenta os plágio que você encontra de terceiros, aka ozamigo tudo.

Em seguida, eu descrevo o trabalho protegido sempre dessa forma: “Um artigo de minha autoria, publicado no sernaiotto.com na data de (data aqui) foi copiado na íntegra pelo blog (nome do blog) na data de (data aqui).” – você pode descrever da forma que achar melhor. Então preencho o meu link com o artigo original e depois preencho o link do conteúdo duplicado.

Mais abaixo, marco as 3 caixinhas de seleção das declarações juramentadas, onde me comprometo a dar informações corretas e afirmo que o conteúdo denunciado pertence a mim. Coloco data, assino e envio.Depois disso, acompanho todas as denúncias no painel. Infelizmente, o Google demora para analisar – mas hoje, quando fui clicar em uma das denúncias feitas, o post já havia sido removido devido ao comentário que deixei. Obrigada, você que removeu! <3

Um update importante:

Recebi um email do Google afirmando que, ao remover o link que eu denunciei por plágio das buscas, ele não é excluído da internet e permanece disponível – sendo assim, as pessoas ainda conseguem acessá-lo de outras formas. O Google questionou se antes de denunciar eu solicitei a remoção do material copiado nesse link. Então, fica a dica: denuncie nos 2 sites!

Como divulgo um post que gostei muitão?

Você pode fazer isso de inúmeras formas! Eu costumo divulgar com uma link party: sugiro os meus links favoritos do mês, com uma breve introdução sobre o que eu achei de cada um deles. Se você curtiu muito um texto, pode publicar um novo post – de sua autoria – falando sobre o que achou desse texto, complementando com sua opinião e linkando para o post original.

Linkar para um outro blog não te faz perder a visita, ok? Faz com que seu leitor conheça novos blogs e também faz com que o blogueiro citado visite seu artigo – e com isso você pode acabar sendo divulgado por ele ou até mesmo fazendo um novo amigo!

Tem lugar pra todo mundo na blogosfera, galera – quanto mais a gente se ajuda, mais a gente cresce.

Importantíssimo, favor ler:

Amiga, antes de copiar esse artigo aqui na íntegra, aconselho que dê uma lidinha. O conteúdo pode te interessar! Beijos no seu coração <3

Categorized in:

Tagged in: