sernaiotto-nofollow.jpeg

Gente, vocês lembram que eu mencionei alguma coisa sobre no follow nesse post aqui do ORGblog? Tenho recebido muitas dúvidas sobre o tema e hoje vou explicar um pouco do que sei sobre no follow: o que é, para que serve e quando usar. Vem comigo!

O que é no follow?

Um atributo HTML que instrui os mecanismos de busca que um determinado hyperlink não deve influenciar no rankeamento do documento apontado pelo link. É uma forma de dizer ao Google que você não assina em baixo de um determinado link – e a busca vai ignorar que ele foi linkado por você.Ele deve ser inserido dentro do atributo rel em um determinado link, por exemplo:< a href=”http://link.com.br” rel=”nofollow” > nome do link < /a >

Para que serve?

Okay, é utilizado como uma forma de não endossar determinado link. Mas qual a necessidade disso? Acontece que as buscas calculam PageRank (lembra que já falei aqui?) e autoridade de um determinado site levando em conta inúmeros fatores – entre eles: qualidade e relevância do conteúdo, tamanho do artigo (mais de 300 palavras), otimização para buscas (SEO), a quantidade de sites relevantes que linkam para determinado artigo ou website e muito mais.Muita gente não sabe, mas um simples link é importante pra caramba! E com foco nisso, existem inúmeras empresas que tentam “burlar” esse cálculo do Google pagando uns dinheirinhos para que as pessoas saiam linkando por ai – e o link da empresa suba nos rankings. Isso se chama linkbuilding.Mas linkbuilding é proibidão? Não, senhor. Mas existem inúmeras formas de construir uma linkagem de forma saudável e que o Google não considere ilegal – vender links pode te banir do Google. 😉

Tá, então quando devo usar?

 Ah, mas eu faço publieditoriais e sou paga para falar de uma empresa e agora? Não precisa desesperar. Vou exemplificar com duas situações bem distintas:

  • Recebi um e-mail de uma empresa solicitando um publi. É uma empresa que eu confio e vou redigir um artigo com mais de 300 palavras sobre um tema relacionado, mencionar a empresa, indicar seus produtos e serviços – mas eu gostaria de linkar do follow (ou seja, sem o atributo no follow) para ajudar essa empresa.

TATU DO BEM. Eu faço isso sempre que confio em uma determinada empresa sobre a qual quero falar, até porque eu indico inúmeras lojas e serviços sem receber nada por isso no meu blog, apenas para indicar e ajudar na divulgação. O Google analisa a qualidade do conteúdo e se ele é revelante.

  • Recebi um e-mail de uma empresa solicitando um link no meu blog ou no meu post. Eles pediram que esse link fosse do follow, (ou seja, sem o atributo) escondido em algum lugar do meu texto (em alguma palavra chave relacionada ao serviço deles). Pediram que meu post não fosse especificado como patrocinado.

Sinto informar, mas a empresa está dando a mínima pro seu blog, pro seu conteúdo e pra sua capacidade de formar opinião. Eles só querem pagar pra ter o link ali – o que pode punir tanto o seu blog quanto o website deles. Fuja!

Então é melhor usar sempre?

Eu gosto de avaliar cada caso de uma forma diferente. Indico lojas e perfis que eu faço questão de auxiliar e portanto não uso o atributo. Não conheço quem tenha tido problemas com o Google por linkar do follow em um publi. Acho que é uma questão de confiança na empresa. Você a indicaria de graça? Caso positivo, publique sem o atributo – se se sentir confortável.Vale lembrar que seus links são bem preciosos! Sempre faça uma limpa de links no seu blog e procure por links quebrados, que contenham malware ou redirecionem para um conteúdo inapropriado. A gente nunca sabe o que pode acontecer com os sites dos outros e endossar um site desses pode te ocasionar uma posição vip na blacklist!Sugiro que deixem os links de quem comenta no blog com no follow. Ah, mas isso é maldade? É uma forma de se proteger de gente que comenta com a intenção apenas de subir no PageRank!

Você assina em baixo de todo mundo que comenta no seu blog?

Acredito que a maioria dos layouts atuais já venha com o atributo nos links de comentários. Pra ser bem sincera, nem sei se uso aqui no blog. Mas sei que a nossa link party dominical é do follow! <3Será que ainda rola alguma dúvida? Aqui tem uma explicação do Google sobre o uso do no follow, que eu recomendo a leitura! Se ainda não estiver claro, pode comentar 😉

Categorized in:

Tagged in: