sernaiotto-orgblog-25

O ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

A tarefa de hoje é uma tarefa que você deve repetir constantemente: o monitoramento das métricas e estatísticas do seu blog. Como muita gente não sabe nem por onde começar, preparei um guia sobre tudo aquilo que você já deveria estar monitorando!

Google Analytics: o que monitorar?

Eu estou contanto que você já tenha uma conta no Analytics, já tenha o código no seu blog ou pelo menos saiba o que é isso. Afinal, o que você está fazendo que ainda não instalou, hein? Faça-me o favor! É a única ferramente que eu aconselho para todos os blogs que se preocupam com visitas, comportamento do leitor e conteúdo.Vamos listar o básico que você deve sempre ficar de olho:

  • Sessões: representam o número de sessões individuais iniciadas por todos os usuários no seu blog e pode ser calculada a cada 30 minutos de engajamento e atividade na sua página.

  • Usuários: representa os usuários que realizaram pelo menos uma sessão no período selecionado, ou seja, cada visitante único do seu blog.

  • Visualizações de página: representa o número de exibições de página no seu blog, ou seja, cada usuário pode visitar uma ou mais páginas em uma sessão – e pode, inclusive, visualizar a mesma página mais de uma vez. Tudo isso é calculado.


Sernaiotto – Google Analytics

Parece confuso, né? Segura esse exemplo:Além dessas 3 estatísticas importantes, eu aconselho que você estude bastante sobre o Google Analytics e todas as suas possibilidades: é possível rastrear todo o comportamento do seu leitor para que possa melhorar o seu conteúdo e usabilidade.Aqui estão algumas estatísticas que você deve ficar de olho:

  • Posts mais populares: você consegue descobrir os posts mais acessados em Comportamento >> Visão Geral.

  • Referências: ao acessar Aquisição >> Todas as Referências você vai saber de onde vem o seu tráfego: quais redes sociais dão mais acessos e quais blogs amigos também!

  • Buscas internas: descubra o que o seu leitor quer saber em Comportamento >> Pesquisa Interna – essas perguntas e dúvidas podem render ótimos posts, caso seu leitor ainda não tenha encontrado uma resposta.

  • Duração média da sessão: descubra por quanto tempo o seu leitor permanece no seu site e tente atraí-lo para outras posts e páginas.

  • Visitantes novos ou antigos: não é um número primordial, mas te dá uma noção do número de leitores fieis.

  • Páginas / sessão: é o número médio de páginas que são visitadas durante cada sessão. Um número maior indica que o seu leitor passeia mais pelo seu blog durante esses 30 minutos – o que é bom. Um número menor (1 página, por exemplo) pode significar que seu layout não está atraindo para outras páginas ou que seus posts são longos e o leitor demora para ler.

  • Taxa de rejeição: representa a porcentagem de usuários que visitaram apenas uma página do seu blog antes de sair. Quanto maior a sua taxa, maior a porcentagem de pessoas que abandonaram seu site sem visitar mais nada. Mas isso não significa que seu site é ruim, viu? Para ter uma noção, a maioria dos sites apresenta uma taxa de rejeição entre 50 e 75%.

Também aconselho que monitore as buscas externas, já que que elas podem se tornar conteúdo em potencial.

Aquisição >> Palavras-chaves >> Orgânico e conheça todas as buscas que renderam acessos ao seu blog!

Ou seja: Google, Yahoo, Bing (alguém usa Bing, gente?). Através dessas buscas, você descobre o maior interesse do público e pode refinar o seu conteúdo (e aprimorar o seu SEO!).

Rankings: Google Page Rank e Alexa

Para que serve? O que comem? Onde habitam? Vamos por partes, como já dizia Jack, o Estripador.

  • PageRank é uma família de algoritmos utilizada pelo mecanismo de busca do Google para eleger a relevância de sites e blogs. O sistema atribui um valor de 0 a 10 chamado de PR, determinando importância através dos links que indicam sua página.

Mas você não deve se preocupar com isso, apesar de muitas agências e empresas ainda levarem a sério: é um sistema desatualizado (leva meses para cada cálculo novo) e nem sempre é preciso. Mas caso queira calcular, pode usar essa ferramenta.

  • Alexa Internet Inc. é uma empresa da Amazon que coleta dados da internet e cria um rankeamento global e regional para todos os websites através desses dados coletados. É uma métrica de tráfego renomada e bem conhecida.

Eu não levo muito a sério, pois são raros os blogs regionais que são altamente rankeados no nível global. Mas é bacana para medir quem é você na fila da blogosfera brasileira. Você pode medir pelo próprio Alexa ou por essa ferramenta aqui.

Muita gente usa o Sitemeter para rastrear seus acessos, eu usei bem lá no comecinho do blog – antes de conhecer o Analytics.

A sua tarefa de hoje:

E não é que chegamos a última edição do ORGblog, gente? Uma saga que está no ar desde novembro de 2013 e que ajudou bastante gente, ainda bem! Gostaram? Então eu tenho uma notícia boa: agora temos um grupo no Facebook apenas para debater as tarefas, tirar dúvidas e socializar. Vamas!

A sua tarefa de hoje é bem simples: monitorar, anotar seus resultados lá no seu Blog Planner e continuar fazendo isso para todo o sempre. <3Ah, ainda falta o bônus! Alguma ideia do que pode ser?

Categorized in:

Tagged in: