Crie imagens profissionais ⇢ ORGblog #23

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-orgblog-23-imagens-profisisonais.jpeg

O ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog.

Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto. Hoje vamos falar sobre a arte e as técnicas para criar imagens compartilháveis e que podem aumentar o tráfego do seu blog – e o compartilhamento nas redes. O melhor de tudo? Você não precisa manjar nadinha de design! Não acredita?

Faça parte do nosso grupinho sobre criatividade, conteúdo & blogosfera. Cadastre seu e-mail aqui e receba dicas na sua inbox + um planner de divulgação exclusivo!

Imagens: y so important?

Pra mim, é uma regra óbvia. Para muitos, pode ser novidade: mas adicionar uma imagem diferente a cada post atrai mais visitantes.

Isso acontece pois nosso cérebro processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que texto. Um estudo realizado pela Skywords provou que um conteúdo com imagens e/ou infográficos foi 94% mais visualizado do que um texto do mesmo tópico.

Não estou dizendo que o texto não é legal, mas adicionar uma imagem que complemente o seu conteúdo é muito mais bacana do que apenas escrever sobre ele. Imagens são dedutíveis, escaneáveis, como uma síntese do seu artigo.

Que imagens?

Para ilustrar seus posts, você pode usar diversos tipos de imagens – entre outros conteúdos visuais como vídeos ou slides.

  • Fotografias — você pode usar imagens royalty free (ou banco de imagens como o Shutterstock) ou pode produzir suas fotografias. E nem venha com esse papo de câmera boa: tem gente que produz imagens lindas com celular!

  • Screenshots — para um dica ou tutorial é fundamental;

  • Infográficos — informação visual: imagem, texto e formas combinadas para explicar informações de forma longa ou super resumida;

  • Gráficos — daquele tipo que usamos em geografia ou métricas, geralmente para comprovar números, crescimentos e datas;

  • Quadrinhos — tirinhas fazem MUITO sucesso no Facebook e no Tumblr, há quem goste de usar no blog para ilustrar determinada situação ou apenas gerar riso;

  • Gifs  —  eles ilustram de forma dinâmica e tem gif para tudo nessa internet!

  • Imagens editadas — imagens que complementem o conteúdo, como a imagem destaque desse post: é uma foto com formas e algumas informações sobre o post (uma espécie de capa);


Sernaiotto - guia de imagens profissionais

No meu caso, uso banco de imagens para posts mais editoriais como o ORGblog, abuso de infográficos, mas adoro produzir minhas próprias fotos em posts de cotidiano.

Não faça isso!

Não adianta jogar qualquer imagem retirada do Google Images no blog. A escolha da imagem é tão importante quanto o conteúdo: pense no formato, na identidade visual do seu blog, o que aquela imagem pode dizer que o seu texto não pode e como ela aparecerá em cada rede social quando compartilhada.

Outras coisinhas que você deve evitar:

  • Não use imagens stock (bando de imagens) que sejam super usadas por vários blogs e sites – ou propagandas. Fica cansativo e você pode pagar um micão. Lembra da Joana?

  • Suas imagens não podem ser iscas para cliques: imagens que não tenham nada a ver com seu conteúdo mas que atiça a curiosidade das pessoas. Isso queima seu filme!

  • Não use imagens autorais sem permissão ou direito de uso de imagem! Para isso, é ideal usar imagens de royalty free – que são permitidas para uso não comercial. Isso é crime, viu?

Mas, e agora? Como faz?

Até pouco tempo atrás, eu criava tudo para o blog no Photoshop. Continuo usando demais na minha vida, mas agora eu uso um mix de ferramentas que acabam facilitando a vida. Vou compartilhar algumas que eu indico:

  • Fotografias — você pode inserir filtros e editar fotos com o Pixrl-o-matic. Para celular, eu indico o VSCO Cam: abandonei todos os aplicativos de fotografia e só uso ele (tem para iOS e Android).

  • Screenshots — o Skitch é integrado com o Evernote, para capturar telas;

  • Infográficos & gráficos — o infogr.am é excelente para ilustrar dados;

  • Imagens editadas — Nesse caso, usei o Photoshop por anos e acredito que é o melhor em edição de imagens (eu uso o pacote Adobe Creative CC). Uma alternativa gratuita é o Gimp, mas eu nunca curti a interface.

Mas agora eu vou compartilhar uma ferramenta que ganhou meu coração! Ela proporciona a criação de imagens profissionais para quem não entende nada de design, é gratuita e super intuitiva: Canva! <333333

Com ela você pode criar imagens como a destacada nesse post ou as que eu usei nesse post (e foram super compartilhadas). Tudo isso na base do clica e arrasta, com layouts pré-montados que dão total liberdade de edição!

Além disso, o Canva permite que você escolha os formatos desejados entre Facebook, Pinterest, gráficos para o blog e até capa para Kindle. Isso facilita bastante para quem não sabe quais formatos usar. Você pode baixar suas imagens em PNG ou PDF – mas elas ficam salvas no seu perfil também.

A única coisa que Canva não faz é ser criativo por você, tá? Com ela (e a sua criatividade), você pode criar imagens lindas e exclusivas!

O último segredo

Aqui vai o maior segredo para imagens profissionais que são compartilhadas e amadas: faça da sua imagem um item importante do seu conteúdo! Sou fã de infográficos, então sou suspeita, mas informação útil, cheia de dicas, é um tipo de conteúdo consumido e compartilhado – pois agrega conhecimento.

Portanto, não esqueça de se questionar: essa imagem ilustra o meu post? Ela resume meu conteúdo? Ela complementa o meu conteúdo? Eu a compartilharia? Se a resposta for sim: se joga sem medo de ser feliz!

Espero que o post tenha ajudado e não esqueça de compartilhar caso tenha sido útil!

junho 24, 2014

comente aqui!

  1. Nossa, nem acredito que tô quase acabando as tarefas. Meu blog é outro depois disso, está super profissional. Eu confesso que achei que ia fazer isso em meia hora, mas estou há quase dois meses fazendo as tarefas diretinho – e ainda vão faltar algumas. Obrigada de novo Loma, pelo conteúdo excelente!

    • Loma disse:

      Eu fico TÃO feliz em ler isso, Andrea! O propósito é esse, fazer as tarefas com calma para deixar o seu blog autêntico, com a sua personalidade e mais profissional. Obrigada por confiar no meu trabalho 💟

  2. Boa noite, baby eu passei a tarde lendo sobre direitos autorais e vim parar no seu Blog e estou amando suas dicas eu vou iniciar meu blog gerar alguns conteúdos, estou no início na carreira de Designer de Festas Infantis e você hoje me ajudou muito com informações que eu precisava saber. Agora vou conseguir postar algumas imagens que eu ainda não posso ter de minha autoria mas dando os créditos a quem tem direito. Já curti sua Fan page no Face também…Beijão!

  3. Claudia Ferraz disse:

    oigostei muito não entendi muito bem ainda…..mas to buscando informações e agradeçovou continuar buscando mais informação.

  4. Oi LomaEu uso um tipo de imagem tem um tempo, mas por não saber editar mesmo. Gostei da dica do site pra editar e vou tentar usar ele e trazer outra cara pro meu blog. Estou amando suas dicas.

  5. Joseane Jardim disse:

    Excelentes dicas. Parabéns! E continue compartilhando essas dicas super valiosas. Ganhou mais uma fã.

  6. Peh Alexandre disse:

    Loma ! ou outra pessoa que possa me ajudar,eu troquei o layout do meu blog e não estou mais conseguindo utilizar imagens verticais com uma boa definição,fica pixelado é muito ruim! Eu já passei a manhã inteira tentando arrumar isso e nada funciona ! Alguma dica do que eu poso fazer ?Inclusive as horizontais também estão meio estranhas mas da pra usar,eu já aumentei o tamanho de todas as maneiras possíveis e nada funciona,quando eu coloco ela no blog ela fica muito pequena,dai eu tento aumentar e ela fica pixelada

  7. Leticia disse:

    Loma, tenho uma dúvida, eu queria saber se eu posso usar imagens de outros mas sempre dando os devidos créditos.E muito obrigada por ter criado o ORGBlog, esta me ajudando muito agora que eu decidi voltar a blogar!Beijos!

  8. Mayara Fernandes disse:

    Dicas preciosíssimas, entro no seu blog com frequência mas comento pouco, e a culpa é sua hahahahaha, pois sempre tem vários links e ai eu não paro nunca de ler posts!!! Adoro isso de navegar infinitamente em um site :3Sobre o post, eu tenho um certo problema em criar imagens como essas de listas, eu fico sempre indecisa sobre disposição, combinação, tomar a decisão certa é um belo desafio.Obrigada por mais um post tão rico e útil.Abraços

  9. Gabi Ribeiro disse:

    Ameei (: Estou super usando o Canva!! Achei bem mais fácil do que o photoshop ;DDe novo, obrigada pelas dicas, Loma!

  10. AIIIIII 🙂 ando às voltas e mais voltas para tentar encontrar o plugin que faz esse pin it por cima da imagem. Mas não encontro. Só consigo o logo tradicional….BUAHHHHHH

  11. Lominha eu “tipo assim” : AMEI esse post! Juro pra você, deu vontade de pegar e levar pra casa! hahaha Muito bom, eu estava feito doida procurando na internet ferramentas para fomentar as edições das minhas imagens…e quando me deparei com seu post, vixe foi exatamente o que estava buscando! Obrigada mesmoo! bj

  12. Mayara Nunes disse:

    Amo imagens, mas as dicas foram ótimas, me motivou a fazer mais fotos minhas e criar outros tipos de imagens.

  13. Loma, conheci seu blog hoje e espero que eu já possa dizer que você é uma pessoa incrível por compartilhar tantas coisas assim com quem está começando agora nos bróguis da vida. Hahaha.Obrigada, de verdade! Não consigo parar de ler seus posts.Beijos!

1 2

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails