sernaiotto-orgblog-23-imagens-profisisonais.jpeg

O ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog.

Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto. Hoje vamos falar sobre a arte e as técnicas para criar imagens compartilháveis e que podem aumentar o tráfego do seu blog – e o compartilhamento nas redes. O melhor de tudo? Você não precisa manjar nadinha de design! Não acredita?

Faça parte do nosso grupinho sobre criatividade, conteúdo & blogosfera. Cadastre seu e-mail aqui e receba dicas na sua inbox + um planner de divulgação exclusivo!

Imagens: y so important?

Pra mim, é uma regra óbvia. Para muitos, pode ser novidade: mas adicionar uma imagem diferente a cada post atrai mais visitantes.

Isso acontece pois nosso cérebro processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que texto. Um estudo realizado pela Skywords provou que um conteúdo com imagens e/ou infográficos foi 94% mais visualizado do que um texto do mesmo tópico.

Não estou dizendo que o texto não é legal, mas adicionar uma imagem que complemente o seu conteúdo é muito mais bacana do que apenas escrever sobre ele. Imagens são dedutíveis, escaneáveis, como uma síntese do seu artigo.

Que imagens?

Para ilustrar seus posts, você pode usar diversos tipos de imagens – entre outros conteúdos visuais como vídeos ou slides.

  • Fotografias — você pode usar imagens royalty free (ou banco de imagens como o Shutterstock) ou pode produzir suas fotografias. E nem venha com esse papo de câmera boa: tem gente que produz imagens lindas com celular!

  • Screenshots — para um dica ou tutorial é fundamental;

  • Infográficos — informação visual: imagem, texto e formas combinadas para explicar informações de forma longa ou super resumida;

  • Gráficos — daquele tipo que usamos em geografia ou métricas, geralmente para comprovar números, crescimentos e datas;

  • Quadrinhos — tirinhas fazem MUITO sucesso no Facebook e no Tumblr, há quem goste de usar no blog para ilustrar determinada situação ou apenas gerar riso;

  • Gifs  —  eles ilustram de forma dinâmica e tem gif para tudo nessa internet!

  • Imagens editadas — imagens que complementem o conteúdo, como a imagem destaque desse post: é uma foto com formas e algumas informações sobre o post (uma espécie de capa);


Sernaiotto - guia de imagens profissionais

No meu caso, uso banco de imagens para posts mais editoriais como o ORGblog, abuso de infográficos, mas adoro produzir minhas próprias fotos em posts de cotidiano.

Não faça isso!

Não adianta jogar qualquer imagem retirada do Google Images no blog. A escolha da imagem é tão importante quanto o conteúdo: pense no formato, na identidade visual do seu blog, o que aquela imagem pode dizer que o seu texto não pode e como ela aparecerá em cada rede social quando compartilhada.

Outras coisinhas que você deve evitar:

  • Não use imagens stock (bando de imagens) que sejam super usadas por vários blogs e sites – ou propagandas. Fica cansativo e você pode pagar um micão. Lembra da Joana?

  • Suas imagens não podem ser iscas para cliques: imagens que não tenham nada a ver com seu conteúdo mas que atiça a curiosidade das pessoas. Isso queima seu filme!

  • Não use imagens autorais sem permissão ou direito de uso de imagem! Para isso, é ideal usar imagens de royalty free – que são permitidas para uso não comercial. Isso é crime, viu?

Mas, e agora? Como faz?

Até pouco tempo atrás, eu criava tudo para o blog no Photoshop. Continuo usando demais na minha vida, mas agora eu uso um mix de ferramentas que acabam facilitando a vida. Vou compartilhar algumas que eu indico:

  • Fotografias — você pode inserir filtros e editar fotos com o Pixrl-o-matic. Para celular, eu indico o VSCO Cam: abandonei todos os aplicativos de fotografia e só uso ele (tem para iOS e Android).

  • Screenshots — o Skitch é integrado com o Evernote, para capturar telas;

  • Infográficos & gráficos — o infogr.am é excelente para ilustrar dados;

  • Imagens editadas — Nesse caso, usei o Photoshop por anos e acredito que é o melhor em edição de imagens (eu uso o pacote Adobe Creative CC). Uma alternativa gratuita é o Gimp, mas eu nunca curti a interface.

Mas agora eu vou compartilhar uma ferramenta que ganhou meu coração! Ela proporciona a criação de imagens profissionais para quem não entende nada de design, é gratuita e super intuitiva: Canva! <333333

Com ela você pode criar imagens como a destacada nesse post ou as que eu usei nesse post (e foram super compartilhadas). Tudo isso na base do clica e arrasta, com layouts pré-montados que dão total liberdade de edição!

Além disso, o Canva permite que você escolha os formatos desejados entre Facebook, Pinterest, gráficos para o blog e até capa para Kindle. Isso facilita bastante para quem não sabe quais formatos usar. Você pode baixar suas imagens em PNG ou PDF – mas elas ficam salvas no seu perfil também.

A única coisa que Canva não faz é ser criativo por você, tá? Com ela (e a sua criatividade), você pode criar imagens lindas e exclusivas!

O último segredo

Aqui vai o maior segredo para imagens profissionais que são compartilhadas e amadas: faça da sua imagem um item importante do seu conteúdo! Sou fã de infográficos, então sou suspeita, mas informação útil, cheia de dicas, é um tipo de conteúdo consumido e compartilhado – pois agrega conhecimento.

Portanto, não esqueça de se questionar: essa imagem ilustra o meu post? Ela resume meu conteúdo? Ela complementa o meu conteúdo? Eu a compartilharia? Se a resposta for sim: se joga sem medo de ser feliz!

Espero que o post tenha ajudado e não esqueça de compartilhar caso tenha sido útil!

Categorized in:

Tagged in: