O ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog.
Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto. Vocês pediram e eu voltei com o segundo post mais votado: as melhores formas de divulgar um mesmo post e tirar proveito do seu conteúdo.
Escolha o seu conteúdo
O botão publicar não é o fim da jornada do seu conteúdo e você sabe bem disso. Talvez, o que você não saiba é que pode recriar o seu conteúdo de modo que ele alcance mais pessoas e seja acessado por mais tempo.
De vez em quando a gente se orgulha daquele post no qual investimos um baita tempo e conhecimento e o que acontece? Ele vai parar na página 20 do seu blog. Comofaz? Para começar, escolha um post do qual se orgulha bastante – pode ser o mais recente ou algum que já esteja escondido nos confins do seu arquivo. Vamos lá?
10 formas de divulgar 1 post
Eu aconselho que você dedique um tempo a tarefa de hoje e se prepare para dedicar esse mesmo tempo toda vez que lançar um novo post.
1. Prepare 10 snippets para o seu post
Snippet é um resumo do seu conteúdo – deve ser curto e tentador. Nós usamos snippets nas redes sociais para atrair visitas, é aquele textinho explicativo que vem antes do link. Toda vez que criar um post, redija 10 snippets diferentes. Dessa forma, você pode compartilhar seus posts com determinada frequência sem soar repetitivo.
Uma dica para elaborar os snippets é usar 3 itens do seu conteúdo:
-
subtítulos e chamadas principais
-
citações de trechos importantes
-
estatísticas ou curiosidades do post
O importante é não ficar repetindo o mesmo texto o tempo todo nas redes sociais!
2. Prepare imagens para cada rede social
Vocês notaram que minhas imagens andam bem verticais? Eu insiro imagens do tamanho ideal para o Pinterest, uma rede social que eu adoro e uso muito! Mas quando eu crio cada post, já edito no Photoshop a mesma imagem (e outras versões) para cada rede social diferente!
Dessa forma, consigo divulgar frequentemente as imagens sem ficar cansativo – e cada uma cabe direitinho no formato de cada rede. Se você quer criar uma imagem menor ou maior, basta usar essa mesma proporção da imagem acima.
No Facebook, eu sempre crio em 600 x 503px – para as imagens não ficarem enormes.
3. Crie um infográfico, meme ou imagem motivacional
A imagem que eu coloquei no tópico anterior é um infográfico. Tem gente que vai salvar, tem gente que vai compartilhar no Pinterest: o segredo é disponibilizar a sua informação em outro tipo de mídia que não seja o texto.
Textos são cansativos e imagens não devem ser apenas fotos, necessariamente. Use e abuse de sua criatividade para criar imagens que vão complementar o seu conteúdo (ou reforçar algum tópico).
O próximo ORGblog vai ser exclusivamente sobre como criar imagens bacanudas para o seu conteúdo, mesmo sem saber nadica de design. 😉
4. Compartilhe (bastante) nas suas redes sociais
Tem quem diga que divulgar um mesmo post mais de uma vez em determinada rede social é cansativo e espanta o público – concordo. Mas se você já fez os 3 primeiros passos dessa tarefa, está munido de conteúdo diversificado para compartilhar um mesmo post com determinada frequência sem cansar.
Eu agendo tudo de uma vez só usando o CoSchedule: deixo agendado para 6 meses!
Junte os seus snippets, suas imagens adequadas para cada formato, seus infográficos e crie uma agenda de divulgação para o seu conteúdo. Vou te ajudar com um exemplo:
Esse é um modelo baseado em alguns estudos e infográficos – e com um pouquinho de bom senso. Vem comigo:
-
Facebook: ótima para compartilhar o seu feed, mas não exagere – as pessoas cansam. Compartilhe no ato da publicação e no mês seguinte;
-
Twitter: a melhor rede para repetição, pelo rápido tráfego de conteúdo. Você pode compartilhar duas vezes no dia da publicação (manhã e tarde?) e nos períodos seguintes. Não esqueça de mudar os snippets!
-
Instagram: ninguém gosta de ver algo que não seja instantâneo. Divulgue no ato da publicação e na semana seguinte – com uma imagem diferente;
-
Pinterest: aqui você abusa das 300 versões de imagens (e dos infográficos). Divulgue na hora que lançar o post, na próxima semana e a cada mês. Você pode postar em boards diferentes – dependendo do tema.
-
Google Plus: esse aqui é uma sugestão mesmo, ainda não temos muitos estudos a respeito. Sempre busque divulgar no ato da publicação.
Não esqueça de adaptar essa agenda às suas necessidades e lembre-se: se fizer esse exercício a cada novo post, suas redes ficarão lotadas de conteúdo fresquinho! Mas não esqueça de administrar bem esses horários, viu?
Eu aconselho o blog planner da Lominha para não se perder. Eu uso a ferramenta CoSchedule, que é ideal pra automatizar todo o processo.
5. Compartilhe em grupos ou comunidades (que permitem)
Existem grupos no Facebook especializados em divulgação de posts. Eu não sou muito fã, pois acredito que esses grupos unem pessoas mais interessadas em se divulgar do que em clicar no link dos outros. Por via das dúvidas, deixo sugestões:
-
ORGblogando (para divulgar suas tarefas do ORGblog)
Alguns grupos de tópicos específicos permitem divulgações organizadas. Sempre verifique as regras!
6. Envie por e-mail
Se você não disponibiliza uma newsletter, recomendo que faça isso agora! Você pode usar o MailChimp (aqui tem um guia definitivo de como usar) ou o GetResponse para obter cadastros e realizar os envios. No meu caso, envio a Fabulosa Newsletter da Lominha quinzenalmente pelo GetResponse. Você pode enviar newsletter a cada novo post, mas o FeedBurner já faz isso de uma forma automática: a pessoa assina o feed e recebe por e-mail. É meio cansativo e eu não recomendo.
Você também pode criar uma série de e-mails para valorizar um determinado conteúdo. Por exemplo:
-
10 formas de divulgar o seu post (esse post que você está lendo) dividido em 10 e-mails;
-
As melhores receitas – e-mails apenas com as receitas do seu blog;
-
Curso: customize sua casa – seus posts de DIY e decor em um curso por e-mail;
7. Crie um vídeo
Outra forma de complementar o seu conteúdo além do texto. Não preciso explicar muito, né? Crie um vídeo que explique melhor aquele seu post e divulgue no Youtube e nas suas redes. E deixa disso de “eu não tenho uma câmera profissional” – se o conteúdo for bom, até com o celular seu vídeo vai ficar bacana. Não esqueça de adicionar o vídeo ao post!
8. Compartilhe o conteúdo em PDF
Se seu conteúdo é muito longo e cheio de detalhes, você pode disponibilizar em PDF ou como um e-book. Esse post, por exemplo, poderia virar um PDF facilmente – ele está ficando enorme (foi mal).
Você pode criar imagens ou texto e converter para PDF sem precisar instalar nada.
9. Atualize o seu conteúdo e publique!
Esses dias, eu atualizei um dos posts mais acessados do blog. Mudei as imagens, pois elas ainda estavam no formato do meu layout anterior. Atualizei as informações também, editei algumas fotos e deixei o post mais completo.
Depois disso, divulguei nas redes avisando que havia atualizado. Recebi novos acessos e comentários, pois muitos seguidores nunca tinham visto!
10. Envie para contatos e amigos
Essa é a forma mais básica de divulgar – mas pode ser inoportuna se você não usar com bom senso. Ficar spamando as redes dos colegas é muito feio, enviando para pessoas específicas TODO santo post que você lançar. É chato. É motivo para block.
Mas de vez em quando, tá permitido mencionar no Twitter aquele post que tenha tudo a ver com determinada pessoa. Talvez ela já tenha abordado o tópico antes? Ou era algo que ela estava curiosa para saber? Use com sabedoria, pois essa ferramenta de divulgação pode trazer excelentes resultados – ou lhe render muitos blocks e denúncias se exagerar! 😉
Gostou? Ele ficou enorme, mas caprichadinho e de coração! Não esqueça de comentar suas dúvidas e de compartilhar com os amigos! <3
[…] Os snippets são aqueles textos ou frases que vocês deixam antes do link quando fazem uma divulgação de um post. Aprendi recentemente que devemos criar pelo menos 10 snipets para divulgar cada post que façamos, caso contrário torna-se cansativo e quase um “spam” para as pessoas verem a mesma publicação em 500 sítios diferentes. Podem ver uma explicação sobre snipets aqui. […]
[…] Os snippets são aqueles textos ou frases que vocês deixam antes do link quando fazem uma divulgação de um post. Aprendi recentemente que devemos criar pelo menos 10 snipets para divulgar cada post que façamos, caso contrário torna-se cansativo e quase um “spam” para as pessoas verem a mesma publicação em 500 sítios diferentes. Podem ver uma explicação sobre snipets aqui. […]
Uauu adorei as dicas!Vou adotar essa de divulgar o post um tempo depois, de repente alguém que não viu vai curtir né! Obrigada!!
Sensacional!
Que postagem da porra!
Só Amor e Gratidão por esse post! 😘
Uau, conheci o Blog hoje por uma dica United e estou maravilhada.Que Post completo e quanta dica incrível. Baixei o App e estou explorando o máximo de conteúdo possível.Parabéns e Obrigada, com certeza esse Post mudou para muito melhor minha forma de divulgação.Até breveBeijos 🙂
Oi LomaEu devo estar tomando conta dos sdus comentários ultimamente, mas é que estou lendo todos esses posts com dicas, meio fora de ordem, mas tô lendo e amando. Fazendo anotações mil pra me ajudar.Eu não sabia do lance das imagens em tamanhos diferentes. Eu tento encontrar formas diferentes de divulgar sempre, mas nem semprs consigo e acabo ficando meio repetitiva. Adorei suas dicas.