sernaiotto-orgblog-19-networking

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

O sábio Jeffrey Gitomer defende que o sucesso chega mais rápido quando você tem uma agenda cheia de números. Logicamente, fazer contatos não é a única forma de obter sucesso. Mas na blogosfera, os contatos sempre podem ajudar! Você já ouviu a frase: “não é preciso saber, basta ter o telefone de quem sabe”? Ela define o que é o networking, de uma forma bem superficial.

Pode parecer coisa de gente preguiçosa ou interesseira, mas o grande segredo para conseguir uma rede de contatos é totalmente o oposto do oportunismo. Olha só:

A regra: antes de pedir por ajuda, seja a ajuda

Parece papo de meditação, mas é um princípio bem simples: ser a ajuda significa doar um pouco de si pelos outros – sem esperar nada em troca. Sério. Não espere nadinha e doe por doar, por amar, por querer fazer o bem por alguém. Na blogosfera, essa pessoa é aquela que comenta por carinho, que disponibiliza arquivos e criações gratuitas, que te ajuda com dicas, que divulga o seu serviço ou artigo.

Vou citar o Gitomer, autor de  “O Livro Negro do Networking” – que recomendo:


Sernaiotto - Networking

O networking serve para muita coisa na vida: conseguir um trabalho, fazer uma venda, conquistar um patrocínio. O importante é ter uma agenda cheia de contatos com quem você possa contar. Mas como saber se eu posso contar? Tudo depende do relacionamento construído e do quanto essa pessoa está disposta a fazer por você. Mas antes disso: o quanto você está disposto a fazer por ela?

Networking na blogosfera

Existem várias formas de fazer networking, mesmo quando você não está presente em eventos com o seu cartão de visitas na mão e um lindo elevator pitch sobre quem é você na fila do pão. Tudo bem, dá pra conquistar contatos online.

Por e-mail

Duh! Pode parecer óbvio, mas o networking por e-mail exige paciência e técnica de aproximação. Um e-mail de networking não deve, jamais, pedir para que a pessoa leia seu blog ou compartilhe seu post. Pedir favor logo de cara não é networking. A pergunta que você quer responder (mesmo que ninguém tenha feito) é: quem é você, por que está entrando em contato e o que você pode fazer por aquela pessoa.

Portanto, redija um e-mail para aquele profissional com quem deseja construir um relacionamento contando quem é você e os motivos para estar escrevendo (se conheceram em um evento? você é leitora assídua da pessoa? você possui uma dica ou sugestão? você possui uma dúvida?).

Depois, saiba se afastar e aguarde um retorno. Não peça nada – apenas encontre um tópico em comum e aguarde um contato de resposta.Uma troca de e-mails com muito em comum pode nascer disso. Assim como um relacionamento.

Por redes sociais

Redes sociais são excelentes para manter contatos e criar contatos. Além de informais, são perfeitas para incitar uma conversação que não é muito natural por e-mail: um like, um share, um reply.

Faça listas no Twitter com os profissionais que admira e gostaria de manter contato. Envie um tweet que seja fantástico, útil ou chame a atenção – mas sem spam, ninguém gosta.

Não espere por um follow ou reply, crie uma oportunidade para contato futuro. Nem peça para que a pessoa siga ou responda, muito menos que dê um RT. Apenas espere por oportunidades de conversação ou faça um elogio sincero ao trabalho.

Meu maior networking começou no Twitter, criei amizades que hoje tenho no Facebook com gente que nunca vi, mas que mantenho contato e nem lembro como começou.

Por comentários

Apesar de comentários renderem grandes polêmicas na blogosfera atual e estarem “morrendo”, continuam sendo uma forma viável de começar um relacionamento. Qualquer comentário: em um post, em um status, em um tweet ou uma foto no Instagram gera abertura para conversação.

Não sei se acontece com todo mundo, mas eu noto quando um mesmo nome e e-mail aparece frequentemente por aqui, com comentários bacanas e engajados. Muitas dessas blogueiras e leitoras já me enviaram e-mails e eu até adicionei no meu facebook – digo isso pois sou cri cri para adicionar pessoas (costumo ter apenas quem conheço pessoalmente ou há muito tempo).

Esse é um exemplo de que descobrir algo em comum pode construir um relacionamento. Mas isso acontece a longo prazo: são pessoas que frequentam o blog há tanto tempo, que eu já sinto que conheço. O oposto também acontece: muitas blogueiras que sempre apoiei, acompanhei e conversei, hoje tornaram-se amigas e contatos com que eu tenho certeza que posso contar!

A sua tarefa de hoje

Faça um novo contato! Mande um e-mail para aquela pessoa que você admira, agradecendo pelo trabalho maravilhoso que ela faz e se apresentando – falando sobre o quão bom você é no que faz também! Prefere mandar um tweet? Ou comentar em um post? Faça o que se sentir mais a vontade, o importante é que você dê esse primeiro passo.

Depois, vem me contar no que deu! E não esqueça de compartilhar 😉

Categorized in:

Tagged in:

,