Comente, comente, comente! ⇢ ORGblog #18

Loma Sernaiotto

skincare
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá. Publicitária, tatuadora cosmética. Blogueira há 15+ anos. E muito feliz em ter você aqui.

Receitas
Blogosfera
Wellness
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-orgblog-18-comente

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.Sei que não é nenhuma novidade para muitos de vocês, mas existe muito mais por trás de um comentário e gente vai entender essa importância toda agorinha!

Se você é um blogueiro de longa data, aposto que soltou um “pfffft” pra esse post: comentar em blogs por ai é uma arte milenar que era muito respeitada nos primórdios da blogosfera. Ninguém pedia comentários, eles vinham por amor, carinho e camaradagem. Por sinal, o que aconteceu com a velha e boa camaradagem?

Deixando o papo de vó pro lado, você conhece a real importância de um comentário? Você vai me responder que sim e que ela consiste em uma troca básica, o famoso “passa no meu blog também”.

Você está certo e está errado.

Essa real importância pode ser dividida em vários itens e a troca de links é um nome bem superficial para algo muito maior, muito mais profundo e muito mais amorzinho: link building. Ele é apenas uma das razões pelas quais você deve comentar.

Comentar valoriza as pessoas – e o que elas escrevem

E esse era o verdadeiro sentido da blogosfera de raiz: valorizar. Naquela época, a gente valorizava os layouts feitos no paint, o blog das meninas que faziam layouts, o post cotidiano e bobinho das amigas online. Era tudo uma questão de demonstrar que você estava ali, do lado, dando o seu suporte e o seu tempo. Acessos não significavam nada: ter o seu dia a dia lido – e comentado – era muito importante.

E comentar em blogs gerava mais do que tráfego, gerava grandes amizades de anos. As pessoas debatiam sem medo – e com muito respeito.

Comentar significava valorizar o que o outro faz – sem exigir nada em troca.

Já parou pra pensar que, se você comenta um post que lhe interessa, de coração aberto e com vontade, o blogueiro pode se sentir obrigado a retribuir o seu carinho? Isso se dá por uma regra básica do networking: faça um favor por alguém sem que essa pessoa precise e sem exigir nada em troca e você terá alguém disposto a fazer algo por você.

Mas a gente vai falar MUITO mais de networking em breve. <3

Comentar valoriza você mesmo – e o que você escreve

Essa daqui pode parecer confusa. Lembra do link building? Ele funciona assim, falando em poucas palavras: quando uma busca (oi, Google) vai te rankear, ela analisa muitas coisas sobre o seu site – dentre elas, a qualidade do seu conteúdo e a quantidade de sites bons que linkam para você.

Vamos supor que eu adicione um link para seu blog em algum post. Se o seu link aparece aqui, significa que existe um blog de 12 anos de idade, com pagerank 3 linkando para a sua página – ou seja, para as buscas, seu conteúdo deve significar algo!

Calma, não estou dizendo que sou a rainha da sucata. Mas, ter um site linkando para você diz para o Google que a internet assina em baixo do que você faz. De nada! 😉

Quando você comenta em blogs ou sites, seu link está ali – e é ai que fica o pote de ouro.

Mas perai, existem muitos sites que utilizam o recurso “nofollow” no campo URL dos comentários, o que quer dizer que esse site “não assina em baixo” do link que está sendo publicado ali. É uma forma de dizer ao Google, através de código, que você não recomenda os endereços publicados através dos comentários.

Sabe aquelas empresas que pedem para você linkar “dofollow” em um post patrocinado? Elas estão pedindo que você assine em baixo do site delas – pagando para isso. O Google considera isso errado e caso descubra que você está recebendo dinheiro para indicar links, seu blog é banido das buscas. Ou seja: anunciou? Nofollow nele!

Por sinal, eu já falei sobre “nofollow” e “dofollow” por aqui!

Não esqueça de compartilhar, né?

Ah, e comentar também – sua tarefa de hoje é comentar em 10 blogs diferentes! 😉

maio 5, 2014

comente aqui!

  1. Marina disse:

    Lominha essa parte do nofollow em publicidade é muito importante! Tinha esquecido completamente disso. Lembro que quando entrei na blogosfera tinha tanto pavor desse negócio de dofollow que eu botava nofollow até nos links do meu blog. E pior, fazia parceria com outros blogueiros, colocando o banner deles na barra lateral do meu blog, com no follow junto hahahaha tadinhos, servia pra nada o banner no meu blog hahahahDepois aprendi direitinho pra que servia isso e passei a usar só quando tinha necessidade real. Inclusive, queria dizer mais uma vez que seu blog é maravilhoso, estou sempre retornando a blogosfera e estou sempre voltando aqui pra reler as dicas e colocar em prática de novo.Bjs!

  2. Adorei esse post demais. Eu sei que comentar e fazer networking funciona demais no Instagram mas nunca tinha pensado em usar essa estratégia para o blog ❤️

1 2 3

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

conheça a

urglow

compartilho meu lifestyle com (cons)ciência na internet mais perto de você ;)

receba meus

emails