sernaiotto-orgblog-17-poder-pagina-sobre

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

Não sei você, mas quando eu acesso um blog novo e gosto do conteúdo, o primeiro lugar para onde corro é a página “sobre”. Faço isso pois gosto de saber mais sobre o blogueiro, sobre os temas que posso encontrar no blog para descobrir se vale a pena colocá-lo no meu feed diário ou não. É um simples exercício de identificação, que pode render novos leitores para o seu blog.

Se você não tem uma página “sobre”, recomendo fortemente que crie uma agora mesmo.

Se você já tem, agora é a hora de reler e aprimorar com as dicas que veremos hoje. Para começar, tenha em mente que um blog único precisa de uma página sobre única: escreva, de forma criativa, sobre quem você é e por que o seu blog é tão fantástico para quem está ali, na frente do monitor.

A página “sobre” é a biografia do seu blog e deve conter as informações mais importantes sobre seu blog e você mesmo – de forma resumida e cativante.

Os passos abaixo podem te ajudar:


Sernaiotto - pagina sobre

1. Descreva o seu blog

Lembre-se: a página “sobre” não é sobre você, mas sobre seu blog. Nessa página, responda:

  • sobre o que é seu blog?

  • porque você o criou?

  • como ele pode ajudar os leitores? ou

  • por que ele deve ser lido?

Responda a essas perguntas de forma criativa e o mais amigável possível: converse com o seu leitor. É como se você estivesse falando sobre o seu blog para sua mãe. E não esqueça que as pessoas leem blogs para que adquiram conhecimento e se entretenham. Você precisa fazer as duas coisas pelo seu leitor.

2. Descreva a si mesmo

Deixe que seus leitores saibam quem está por trás do blog – e por que devem confiar em você. Mostre que você tem conhecimento sobre o que escreve e, acima de tudo, demonstre a sua personalidade. Um breve currículo seu, cheio de carinho e divertimento, pode ganhar a identificação de um novo leitor.

3. Adicione uma foto sua

Pode parecer clichê, mas já visitei muitos “sobre” sem a foto do blogueiro. É uma questão muito pessoal, tem gente que não gosta. Mas você ganha maior confiança dos leitores quando mostra o seu rosto e quem é você na fila da blogosfera. Por sinal, essa é a sua deixa para a criatividade: você pode postar uma foto que represente seu tema ou nicho, pode postar fotos fazendo algo que gosta e usar esse apelo visual para gerar uns risos no seu leitor. Minha foto, por exemplo, mostra as coisas que eu gosto – num momento feliz da minha vida.

4. Compartilhe a sua história

As pessoas adoram saber da sua história e os feitos que te levaram até onde está. Para que elas se identifiquem com você – e seu blog seja mais pessoal do que nunca – compartilhe alguns pedaços da sua história, que valem a pena o share. Alguma lição de vida, o que te fez chegar onde chegou, coisas que aprendeu e vivenciou, o que te inspira.

5. Mostre seus posts favoritos ou mais populares

Uma espécie de auto propaganda com um toque de usabilidade para seu leitor: ele vai poder conhecer o seu melhor post, ler um conteúdo que é destaque no seu blog e isso pode fazer com que ele goste muito do que você escreve. Escolha uns 5 posts favoritos e misture-os no seu texto sobre você. Saiba usá-los ao seu favor: deixar 5 posts jogados na sua página “sobre”, sem relação com nada, pode prejudicar mais do que ajudar.

6. Inclua suas informações de contato

Outro item que parece clichê, mas que muita gente esquece de colocar! É muito importante que as pessoas saibam onde encontrá-lo: por redes sociais ou e-mail. Caso tenha uma página de contato (com formulário), linke aqui também.

7. Adicione um call-to-action

O que você quer que esse novo leitor faça, assim que sair da sua página “sobre”? Qual é o próximo passo? Com certeza, você quer que esse leitor continue lendo seu blog ou o siga em suas redes. Então insira um convite com os links! Ou peça para que o leitor assine o seu feed. Convide-o a agir e dê as ferramentas na mão dele. Encerre seu texto com um convite.

8. Adicione um pouco de diversão

Agora que você tem uma página “sobre” bem estruturada e com tudo o que precisa, adicione um pouco de diversão e personalidade. Por exemplo: alguns fatos engraçados sobre você, prêmios ou reconhecimentos do blog, citações, uma foto da sua área de trabalho, um vídeo sobre você, depoimentos de amigos. Esse é o momento para adicionar a sua personalidade a página!A sua tarefa de hoje é criar – ou caprichar na – sua página “sobre”.

Depois de seguir as dicas desse post, comente aqui com o link da sua página que eu quero dar uma bisbilhotada! 😉 Boa sorte!

Categorized in:

Tagged in: