Otimize seu blog (SEO) ⇢ ORGblog #14

por

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-orgblog-14-seo

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

Esse é o post mais aguardado do ORGblog que eu sei: todo mundo já ouviu falar sobre SEO, mas ninguém sabe exatamente o que é isso ou para que serve. Hoje a gente vai descobrir tudo isso e aprender como implementá-lo no seu conteúdo.

SEO significa Search Engine Otimization, o que seria “otimização de buscas” – ou seja, otimizar seu site ou blog para que ele apareça em uma boa posição nas buscas.

Você conhece aquela brincadeira “se não está na primeira página do Google, não existe“? Isso acontece pois as pessoas são muito preguiçosas para ir mais adiante e geralmente encontram o que procuram na primeira página.

Tudo que está naquela primeira página possui relevância e autoridade, segundo o Google. Ali estão as repostas que todo mundo procura e aplicar SEO no seu blog pode te dar a chance de ser a resposta clicada para determinados temas. Vamos entender como isso acontece e como você pode colocar em prática de um jeito simples e incorporado ao seu cotidiano blogueiro.

Para que serve o SEO?

Para mostrar ao Google sobre o que é cada post e provar para ele que seu post é relevante para as pessoas que buscam sobre determinado tema (palavra-chave). Pode ser confuso para iniciantes, mas vamos dividir o SEO em 5 partes:

1. Antes de redigir, decida seu tema e palavra-chave

Ao escolher sobre o que vou falar, devo me preocupar em inserir uma palavra-chave em vários locais do meu post – por isso, é importante defini-la antes de começar a redigir. Na minha receita para kimchi em 30 minutos, minha palavra-chave é kimchi.

Com isso decidido, vamos em frente! Quero fazer um post exclusivo sobre a escolha da palavra-chave ideal para o seu conteúdo e como mensurar o retorno em tráfego.

Mas fica pra depois, que esse aqui já está longo! 🙂

2. Insira sua palavra-chave no título

Se puder inserir no início do título, melhor. Mas o importante é que ela esteja no seu título, afinal, é seu tema e o foco do seu post. No meu caso, ficou Receita para Kimchi {em 30 minutos}. Não está no começo, mas está ali.

3. Inclua sua palavra-chave no alt e no título de suas imagens

Nada de carregar imagem DSC98765.jpeg no blog, por favor! Nomeie suas imagens com “Nome do blog + Titulo do post” – já que seu título contém a palavra-chave embutida. Além de ser mais uma forma de ressaltar a sua palavra-chave no artigo, muitas pessoas buscam por imagens no Google e dessa forma podem cair no seu blog.

Importante: todo mundo sabe que imagens com acentuação dão erros, né? Para quem não sabe, dão sim. Portanto, ao salvar sua imagem, evite deixar espaços entre as palavras e não use acentuação. Por exemplo: se seu post é Dicas de Divulgação, salve sua imagem como “dicas-divulgacao-nomedoblog.jpeg ^.~

4. Mencione sua palavra-chave algumas vezes no texto

Sempre que possível, insira ao menos uma vez no primeiro parágrafo. Se seu texto for extenso, repita-a durante o texto. Se for muito curto, evite repetições demais, você acaba pecando por excesso. Bom senso é preciso (na vida, né?) então saiba balancear – sem esquecer de manter qualidade no seu conteúdo.

5. Ao linkar um post antigo, use a palavra-chave dele

Ao linkar minha receita de kimchi ali em cima, eu acabei usando a palavra-chave daquele post no link, tendo em vista que ela está no título. Isso ajuda a definir autoridade àquele post – ele está sendo linkado com sua palavra-chave. Sempre que for linkar um post antigo, tente inserir a palavra-chave daquele post no link.

Por exemplo: você tem um post antigo sobre armário-cápsula e essa é a palavra chave dele. Isso quer dizer que, quando alguém pesquisar por “armário-cápsula” no Google, você quer que seu post apareça.

Por isso, em um post recente, use uma frase como “você já leu essas 5 dicas que eu dei para montar seu armário-cápsula?” e insira o link para o post antigo na palavra chave (ou seja, em “armário-cápsula”). Faz sentido?

ALOKA da palavra-chave: NÃO!

Não esqueça: você escreve para seus leitores – e não para o Google. A gente tenta facilitar com algumas táticas, mas não deixe que isso influencie na qualidade do seu blog! Com o tempo, você pega o jeito e acaba pensando em tudo isso de forma automática e que não vá interferir em tudo o que você quer dizer.

E agora?

Agora, você instala um plugin de SEO no seu blog (recomendo SEO by Yoast!) e sempre que for redigir um post faça os passos acima. Nesse plugin, você insere sua palavra-chave quando estiver criando o post e ele calcula para você se seu post está otimizado: quantas vezes ela aparece no seu texto, se está no título, na meta-descrição (aquela prévia que aparece sob seu link no google). É uma mão na roda!

Ai depois você me conta se conseguiu otimizar um post e me manda para eu ver, pode ser? Em breve, pretendo falar sobre SEO com mais profundidade. Não esquece de compartilhar esse post com aquela sua amiga blogueira, hein? <3

Comentarios +

  1. Jessica M disse:

    Muito interessante. Ha tempos eu estava procurando sobre isso, tentando entender pra que servia e como usar a meu favor, e seu post me ajudou bastante! :DBeijos!

  2. Jhessy disse:

    Interessante esse SEO nunca ouvir e muito menos li sobre ele. Bem legal, eu sempre fiz meus post pensando nos marcadores pois sempre achei que eles me dariam visita. Eu já encontrei uma imagem sua no google, agora entendi como fez isso hahaha!Só não sei instalar esses programas sou leiga nesse assunto.

  3. Priscila disse:

    Nunca tinha ouvido falar sobre SEO.Nem sabia que existia aplicativos para isso, estou surpresa por isso não ser pago.

    • Loma Sernaiotto disse:

      na verdade é um plugin para wordpress que te auxilia a configurar o SEO no seu post 🙂

  4. Suuper interessante Loma!Vou tentar aplicar o SEO no meu blog.Depois conto se deu tudo certo.Obrigado.

  5. Suzanne B. disse:

    ri pra sempre quando li o “Nada de carregar imagem DSC98765 no blog” porque eu faço isso de vez em SEMPRE HUAHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA nunca mais farei, juuuro! u.u huahuhuhauhuha

  6. Adrielly disse:

    Quando crio os posts, uma parte de mim tenta seguir as “regras” do SEO e outra parte diz “dane-se”! hahaha Sempre fico dividida com isso! Muitas das coisas que você citou no post eu já faço de maneira automática mesmo. Mas esse assunto me parece tão complexo que sempre fico com a sensação de que ainda faltam muuuitas coisas para ficar dentro do ideal do SEO. E é aí é que ligo o “dane-se essa porra toda”! ahaha De qualquer forma, tento fazer o meu melhor e seu post foi bem esclarecedor, como sempre! Beijos!! 🙂

    • Loma Sernaiotto disse:

      então, comigo é a mesma coisa: eu sigo as regrinhas no automático, mas muitas vezes eu não encafifo com isso não 🙂 mesmo assim, me trouxe bons resultados

  7. Manu Alves disse:

    Adorei o post Loma!E também uso o plugin do Yoast! Acho que é o melhor mesmo!Beijokas!

  8. Mariana Moura disse:

    Finalmente entendi desse negócio de SEO. Primeira tarefa depois das provas vai ser resolver isso. Valeu Loma!!

  9. Lói Cúrcio disse:

    Loma, amei demais essa capítulo. =D Sempre me preocupei com a palavra chave, mas no título e uma ou duas vezes no post, vou começar colocar mais, rs. E sobre as imagens, nossa, eu as vezes deixo como está ou coloco título, nunca pensei em colocar nome do blog e título do post, amei. Vou colocar agora! E o Seo eu uso um que minha designer indicou, mas preencho as tags no post no wordpress mesmo, nunca preenchi nesse plugin. Mas adicionei o WordPress SEO by Yoast aqui, preciso configurar ele?! Bjusss

    • É bom configurar sim, no site da Yoast eles dão uma ajuda. O mais legal é que, depois que a gente começa a se preocupar com as palavras-chave, a gente acaba usando no título, post e imagens automaticamente. Não use em excesso, ok? O bom do plugin é que ele avisa se tem palavra-chave demais ou de menos. Beijos ;****

      • Lói Cúrcio disse:

        Loma querida, sobre o SEO by Yoast observei que preciso preencher palavra chave, meta descrição e inclusive o social com foto e tal, para mim era automático, ele pegava do wordpress quando eu colocava as tags lá, sabe?! E o tutorial do Yoast se for o em inglês, estou lendo agora, rs. Bjus e obrigada de novo.

      • Lói Cúrcio disse:

        Loma, mais uma coisa Flor! O Seo, esse que comecei usar deu uma desconfigurada no índice dos meus posts, tipo, o título dos posts ficaram menores, tipo, 2 a 3 letras por “linha”, sabe?! Ficou estranho! Gostei dele, mas isso tem sido chato quando vou modificar algum post antigo ou liberar algum que fiz rascunho, se quiser posso dar print e te enviar por email, é só me passar. BjusEu usava antes o All in One Seo. =/

  10. Lomaaaaaaaa socorro! E quem usa blogger faz o que? Não faz? 🙁

  11. Marina disse:

    Nossa, vou super fazer e mandar procê ver!!!

  12. Loma, fiquei bem perdida hahahahaha! Instalei o plugin, mas to toda abobalhada tentando mexer 🙁 Vou fuçando, qualquer coisa te grito aqui!!Beijos

  13. Luana disse:

    Oi, estou começando um blog esse ano, amei a dica do plugin para wordpress, já estou utilizando. Obrigada mesmo.

  14. Marina disse:

    Como eu uso o blogger e nele não tem plugin (ô pobreza!) eu uso esse site aqui: http://ferramentaseoblog.com.br/ não entendo muito de SEO nem sei se ele é realmente bom, mas entre o nada e esse site eu prefiro o site. Muitas dicas que você deu aqui o site avalia, tipo colocar a palavra-chave no início do post e no título, e nas imagens. Antes eu não fazia essas coisas (nem ligava!) mas agora me preocupo um pouco mais. Afinal, aparecer nas primeiras posições do google também é sinal de reconhecimento.

    • Loma, repeti meu comentário! Nem me lembrava que já tinha chegado nesse item do OrgBlog, parei na metade e tava achando que era no 12, mas parece que já fiz esse suahsuahsu’ Interessante como dois anos depois eu pensei a mesma coisa que comentei da primeira vez e.e

  15. Gabriela disse:

    Estas dicas serão muito úteis.ObrigadaaBeijosGabriela

  16. Ariel Moraes disse:

    Adoro seu blog! Suas dicas são incríveis! Obrigada por ajudar tanto! ♥

  17. Loma, em relação a palavra-chave e alt na imagem: Sempre usei apenas a palavra chave, usar palavra-chave + nome do blog melhora muito a pesquisa?Outra coisa: é palavra-chave + nome do blog ou nome do blog + palavra-chave?Beijos!

    • Loma disse:

      @Caroline Beltrame, a ordem não afeta, viu? Na verdade, as imagens tem uma porcentagem bem pequena na hora do Google analisar seu SEO e rankear nos resultados. Mas ajuda bastante na hora de acessar seu post pelo google images. O ideal é ser bem descritiva no nome da foto – contendo a palavra-chave. Quanto ao nome do blog, é uma dica minha. Assim, vc tem imagens de vários posts que podem aparecer quando alguém pesquisa pelo seu blog – e isso pode garantir cliques. ;*

  18. Thaisa disse:

    Oi Loma, tudo bom ?Gostaria de saber se o SEO Yoast serve para quem tem blog na plataforma do Blogger..?Beijos

  19. Sybylla disse:

    Sei que mutias pessoas têm preconceitos com o Blogger e eu até entendo. Alguns anos atrás, a plataforma era bem ruim mesmo no quesito SEO. Mas felizmente as mudanças feitas pelo Google nos últimos tempos nos permite fazer praticamente tudo o que o WordPress faz. Sabendo como usar as ferramentas apresentadas nesse post, todo mundo vai conseguir fazer um texto show!

    • Loma disse:

      @Sybylla, tu jura que o Google aprimorou o blogger para SEO? isso é fantástico! usei o blogger por anos e é uma ferramente super poderosa! mas com tanto update, já não entendo muito sobre blogger como antigamente 🙁

  20. Oi Lominha,Sempre usei a palavra-chave no titulo e sem perceber no conteúdo do post sem exageros 🙂 mas sempre esquecia das imagens, comecei á um tempo a nomeá-las também.Beijos da Thay :*

  21. Tento deixar meu SEO verdinho, mas se ficar amarelo não ligo muito não… heheheObrigada por mais um post show!

  22. Ana disse:

    Lominha,eu sei que para ficar bem na fita com o Google é preciso que o blog tenha carregamento legal, né?! É um dos elementos importantes para SEO, né?!Então.. pensando em melhorar isso no meu (fiz o teste e deu que tá lento) pesquisei e achei que mudar o DNS para o CloudFlare pode ajudar. Só que eu estou com dificuldade de fazer isso! Tem que pegar o DNS dele e alterar no Hostgator (pelo o que eu entendi é isso). Só que eu tô com muito medo de fazer isso e dar um mega pau no meu blog! O que eu faço? Vc me indica alguma coisa para me ajudar?? Algum plugin que faça isso? Tenho WordPress… Desculpa tanta pergunta mas é que eu tô realmente perdida!Obrigada!

  23. Amanda disse:

    Estou simplesmente amando essas dicas e adorando seu blog, é todo um amor <3Simplesmente muito obrigada por ter escrito tudo isso!

  24. Ficar Bonita disse:

    Também não sabia dessas técnicas…vou pesquisar mais e começar a praticar no meu blog…Excelente post obrigada!!! 😉

  25. Eu sempre tigve muita dificuldade de entender como funcionava o SEO. Sem dúvida você deu uma aula e tanto agora.Estou amando as dicas para blogueiras ♥

  26. Marina disse:

    Adorei o post! Já tem um tempo que li sobre SEO e fiquei feliz de saber que tudo que li você disse aqui. Na verdade só teve uma coisa que eu não faço, colocar o nome do blog junto com a palavra-chave no nome da imagem. Geralmente só coloco o nome do post e salvo.Pra quem usa blogger e tem que fazer tudo manualmente, tem esse site aqui que eu uso e tem quase as mesmas funções, dá um pouquinho de trabalho (tem que copiar e colar o rascunho do post nele) mas vale a pena, melhor que nada né? http://ferramentaseoblog.com.br/Beijocas Loma!

  27. Malu Silva disse:

    Oi Lominha! Tô aqui estudando mais sobre SEO e lendo seus posts <3 Tô tentando aprimorar o meu trabalho no blog, e quando resolvo fazer isso sempre me encontro lendo dezenas de posts seus, haha Muito obrigada por esse trabalho incrível!

  28. Sheila Da Luz disse:

    Depois que agente consegue entender o quanto o SEO é importante para um post ou qualquer outro trabalho na internet as coisas começam a fazer mais sentido. Antes eu criava posts sem “fechar” direitinho o que eu queria dizer, mas agora é diferente! Eu penso em casa frase e parágrafo. Parabéns peplo post que me ajudou muito LOMA querida. Bjus

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails