sernaiotto-orgblog-13-convide-a-agir2

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

Todo blog possui leitores passivos, aqueles que até visitam mas nunca comentam, compartilham, curtem – não participam. Apesar de número de acessos ser um fator importante, a maior motivação para um blogueiro é a interação com seu leitor. Dessa forma, descobrimos o que está bom, o que não está e como podemos melhorar.

Mas é possível tornar seus leitores passivos em ativos? Sim. Não todos de uma vez, mas a tarefa de hoje vai te ensinar a convidá-los para a ação e assim analisar como seu leitor reage a determinados tipos de ação. Vamos?

Eu acredito que a blogagem funciona no método do erro e acerto – nesse exercício, vamos praticar algumas técnicas e descobrir qual melhor se adapta ao seu blog. Mas antes, que tal olharmos para o nosso conteúdo para saber se ele é convidativo ou não?

Sim, a culpa pode ser sua!

Pode me xingar, pode me odiar, nada vai mudar o fato de que você pode, sim, ter culpa nessa história. Vou explicar: já visitei blog com um conteúdo okay, mas que não me dava abertura alguma para comentar e muito menos me instigava a compartilhar. E não adianta botar a culpa no seu nicho, tem muito blog pessoal que transforma suas próprias experiências em textos convidativos com os quais os leitores se identificam.

Se você posta algo que não é convidativo, que qualquer pessoa passa desapercebido ou que todo mundo já falou a respeito: sim a culpa é sua. E é possível inserir técnicas que vão convidar o leitor a participar. Então vem comigo!

Como convidar seu leitor para a ação?

Saiba qual ação você quer que seu leitor faça

Parece básico, mas é necessário ressaltar que você precisa, primeiro de tudo, definir o que exatamente você quer que seu leitor faça. Para isso, descubra qual o propósito do seu post e qual o resultado que você espera dele. Quer que ele seja compartilhado? Então peça, no seu texto, que seu leitor compartilhe. Você quer que respondam uma opinião nos comentários? Então finalize seu post com uma pergunta (ou faça uma pergunta no título). Primeiro, defina o que você quer.

  • Comentar com uma opinião

  • Inscrever-se no RSS ou newsletter

  • Comprar um produto afiliado

  • Votar em uma enquete

  • Fazer uma doação

  • Comprar um produto que você desenvolveu

  • Fazer o download de algo

  • Visitar outro site

  • Curtir e/ ou compartilhar

Uma ação por post

Dar muitas opções assusta o seu leitor. Pedir que ele faça algo pequeno e simples por post pode gerar mais resultados do que pedir tudo de uma vez só repetidamente. Se eu chegar para você agora e pedir para você seguir meu blog, inscrever no meu RSS, curtir esse post e curtir a fanpage, você nem vai mover o seu mouse (e vai me mandar pra um lugar bem bonito). <3

Os dois lados saem ganhando

Ofereça uma vantagem para a ação do seu leitor. Gente, não tô falando pra comprar o leitor ou enganar, mas faça-o entender o que ele vai receber de benefícios ao agir da forma que você está pedindo. Você pediu pra ele assinar a sua newsletter? Então deixe bem claro o que ele vai receber de legal por lá, mostre que vale a pena sim assinar a sua news! Os dois lados saem ganhando, certo?

Uma ação simples e executável

Repito o que eu disse no segundo tópico dessa lista: peça por ações simples e executáveis, que não levam nem 1 minuto. Não exija demais do seu leitor, você precisa apenas de sua opinião, seu curtir, seu click. Pegue leve e nunca esqueça de agradecer.

Neon, gifs piscantes e coisa e tal

Dê destaque ao seu pedido e não o deixe abandonado no fim do seu post, num texto simples. Coloque-o perto de uma imagem, ou faça seu pedido em uma imagem. Use um sub título, cor diferente. Ou use-o no título, se for uma pergunta, por exemplo.

Dê um incentivo

Quando eu divulguei meu Bloglovin no Facebook, eu pedi para que quem me seguisse postasse seu link para que eu seguisse também. Isso foi um incentivo para a ação de me seguir e no final das contas eu ainda conheci um monte de blog legal. 🙂

Não choramingue – peça com confiança!

O que eu vejo de blogueiro choramingando no twitter “ninguém comenta no meu blog, eu escrevo pra fantasmas, não vou blogar mais” ou “ai, gente, postei, comenta vai? pleaaaaase”. Não é de bom tom.

Dá a impressão de que a pessoa está desesperada por leitores mas não entrega um post de qualidade, porque ninguém visita ou comenta.

Primeiro de tudo: confie no teu taco e no que você faz. Segundo: analise o motivo de ninguém estar comentando. Você vai perceber que pode faltar abertura para que as pessoas comentem. Dessa forma, faça uma pergunta no seu post ou peça para que as pessoas deixem a sua opinião.

Feito. Mas e agora?

Você fez um post e convidou seu leitor a ação? Parabéns!

O próximo passo é incorporar essa atitude no seu cotidiano. Sempre peça por uma ação, mesmo que disfarçada. Em todo post eu deixo uma abertura, seja uma pergunta, seja um convite para curtir alguma rede minha, seja uma reflexão. Crie esse hábito de chamar o leitor para participar e interagir.

No ORGblog por exemplo, eu crio tarefas. E a de hoje é: convide seu leitor a agir e compartilhe esse post comigo, que eu quero ver! Não esquece de compartilhar o ORGblog! E pois é, eu tô te convidando a agir de novo <3 HEHE

Categorized in:

Tagged in: