sernaiotto-orgblog-11-atualize-pagina

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

Me conta: quais são as páginas mais importantes do seu blog? Elas estão atualizadas? Na tarefa de hoje, vamos identificar as páginas estáticas mais importantes para o seu blog e vamos aprender a atualizá-las. Vem comigo!

Vamos começar pela página estática mais óbvia: a sua página inicial. É nela que acontece o primeiro acesso do seu leitor, na maioria das vezes, a página que recebe mais tráfego: você linka nas suas redes sociais, cartões de visita e assinaturas de email. E caso alguém acesse seu blog através de link para um post específico, a página inicial será a segunda página acessada caso esse leitor goste do seu conteúdo.

Atualizando a sua página inicial

Você pode atualizar a sua página inicial de diversas formas: mudando toda a cara do seu blog ou atualizando alguns detalhes e informações. Vamos ver com mais cuidado algumas formas de mantê-la atualizada:

  • A primeira impressão é a que fica.

Qual é a primeira impressão que o seu leitor tem ao acessar seu blog pela primeira vez? Ele consegue definir sobre o que você fala logo de cara? Seu cabeçalho (header), seu slogan (ou elevator pitch), seus títulos falam sobre quem você é ou sobre o que você bloga? A visão do seu leitor é guiada pelos itens mais importantes da sua página?

Imagine-se acessando seu blog pela primeira vez e faça a si mesmo essas perguntas enquanto observa cuidadosamente. Caso nada disso aconteça, alguns ajustes são necessários. Seu blog precisa expressar quem você é ou o seu nicho assim que o leitor entrar nele.

  • Sidebar: menos é mais?

A maioria dos blogs possui sidebar em todas as páginas, ou seja, não importa o post que o leitor acesse: a sidebar estará sempre visível. Com o tempo, ela se torna confusa e cheia de informação irrelevante – a gente vai adicionando widget de TUDO, imagens, links e itens que acabam poluindo o blog mais do que ajudando. Se isso aconteceu, faça aquela faxina esperta.

Mantenha: informações absolutamente importantes para o seu leitor e tudo aquilo que você quer mesmo que ele veja. Links para as redes mais importantes do blog, alguns posts destaques, publicidade ou banners que rendam um bom valor para você. Muita informação confunde o leitor e ele acaba ficando com preguicinha de analisar cada item. Assim, a sidebar perde a sua função.

  • Header, logo e slogan: quem é você na fila da blogosfera?

Uma maneira de renovar e atualizar a sua página inicial sem fazer grandes mudanças é dar uma reformada no seu header ou logo. Não digo mudar 100%, pois você acaba perdendo a sua identidade visual. Mas veja pelo meu caso: a Lominha-mascote foi evoluindo com o tempo, apesar de permanecer a mesma. Mas meu caso também é extremo: eu mudo de layout a cada 2 meses!

Isso não é preciso, dar uma mexida no logo, no header ou até mesmo acrescentar seu slogan já atualiza sua página e ainda expressa o seu tema com clareza.

  • Qual a necessidade disso?

Ao abrir a sua página inicial, pergunte-se: quais são meus objetivos? O que eu quero que as pessoas façam quando entrarem no meu blog?

  1. cadastrem seu email?

  2. sigam alguma rede específica?

  3. compartilhem meu blog no facebook?

  4. vejam um determinado post destaque?

  5. cliquem em uma propaganda?

Assim que determinar o seu objetivo maior, você pode alocar os links, banners ou cadastros em posições de destaque no seu layout.

Por exemplo: se seu objetivo maior é um clique em propaganda, insira um banner grande no header do seu layout. Se for cadastro de newsletter, insira pop up ou formulário de cadastro em uma área de grande destaque. Não esqueça: seus objetivos podem mudar a cada mês e pra isso você deve atualizar a sua página inicial.

Atualizando outras páginas estáticas importantes

A página inicial é fundamental, mas cada blog possui páginas de muita importância.

  • “Sobre”: conheço pouco mas considero pacas! 

Pode receber menos tráfego do que outras páginas, mas é importante investir um tempinho caprichando no seu “sobre”. Acontece que todo leitor novo (principalmente se for uma empresa ou outro blogueiro) vai acabar fuçando o seu “sobre” em algum momento – que geralmente é a primeira visita.

Percebeu a importância? Você tem leitores novos e possíveis parceiros visitando essa página!

Os maiores erros que você pode cometer é não ter uma página de sobre ou criar uma página padrão. Aqui você deve usar sua criatividade, falar sobre quem é, sobre o que bloga e cativar o seu visitante / parceiro. Informe seus contatos, seu portfolio e convide-os a voltar, interagir e te amar.

Tem dicas de páginas sobre aqui e aqui. Pode fuçar na minha página também, eu constantemente atualizo. 😉

  • Olar! Fali, meu amigo

Se você não tem uma página de contato, corre AGORA MESMO fazer a sua.

Por mais que você tenha comentários e links de redes sociais, tem gente que quer te contatar diretamente através de email: seja com seu email escrito na página (junto com todos os seus contatos) ou com aquele formulário bonitinho que a pessoa só preenche.

Caso já tenha a sua página, me diz: ela está atualizada com seu email? Ela possui links das redes em que você se comunica mais? Se eu entrar no seu blog agora, eu encontro a página de contato em uma área de fácil acesso?

  • Qual o seu post mais maravilhoso?

A gente não precisa atualizar apenas as páginas estáticas! Se você entrar no seu Analytics, vai perceber que alguns posts fazem o maior sucesso, seja por causa de SEO, redes sociais ou porque você mesmo destacou na sua sidebar. Mas acontece que a gente atualiza layout sempre, muda os padrões do blog e quando você acessa aquele post mais antigo que é sucesso absoluto, descobre que a imagem tá torta, a fonte tá esquisita, os links estão quebrados.

Faça um passeio pelo seu histórico e atualize os posts destaques. Euzinha fiz isso há umas semanas e atualizei todos os meus posts mais acessados com imagens que vão de acordo com meu layout atual. Você pode adicionar mais informação ao post ou links para leitura complementar também. Mas não deixe às moscas, por favor!

Um post de sucesso pode ser a porta de entrada para muitos novos leitores.

  • Outras páginas importantes

Alguns blogs possuem outras páginas que são muito importantes e precisam de atualização constante, por exemplo, uma página de “anuncie” ou o media kit do blog. Eu possuo uma página onde reúno o índice do ORGblog e estou constantemente atualizando com as edições novas. Se esse for o seu caso, não esqueça de manter suas páginas atualizadas!

Caso ainda esteja perdido, aqui tem um artigo legal sobre as páginas que um blog deve ter. Claro que o blog é seu e quem vai definir isso é você!

Não esquece de compartilhar o ORGblog com ozamigo!

Categorized in:

Tagged in: