Organize suas categorias ⇢ ORGblog #10

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 
Saiba mais!

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-orgblog-10-categorias

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

A tarefa de hoje vai ficar muito mais fácil se você concluiu a primeira edição do ORGblog, caso não tenha feito, eu aconselho que volte lá e faça. Nessa primeira tarefa, você definiu seu nicho, tema e assuntos principais – e com tudo isso em mãos a gente vai organizar suas categorias.

Vou te fazer duas perguntas:

Quando uma pessoa abre o seu blog, ela encontra uma navegação fácil e acessível? Caso positivo, ela consegue saber de cara sobre o que você fala na sua navegação? 

Okay, deixa eu explicar: uma navegação “fácil e acessível” consiste em um menu que dê acesso ao seu conteúdo em um lugar visível – que a pessoa não precise ficar procurando (pois ela acaba desistindo). Nesse menu ela deve encontrar tudo aquilo que você acredita que ela deva ler: uma página sobre seu blog (futuramente falaremos mais sobre páginas), uma página para contato e uma área com as suas categorias ou assuntos definidos em tópicos.

Se eu abrir seu blog agora, eu encontro tudo isso?

Eu acredito que categorias são essenciais para organizar o seu blog em assuntos, tanto para auxiliar na hora de criar conteúdo quanto para facilitar o acesso e navegação dos seus leitores. Se você quiser encontrar o ORGblog por aqui, basta acessar a categoria dele. Minhas viagens, basta acessar a categoria específica e por ai vai…

Como organizar suas categorias

Recebo muito comentário e email da galera reclamando que suas categorias são uma baderna e se tenho alguma dica para dar. Tenho sim:

  • Defina seus assuntos: sobre o que você bloga?

Já falei sobre isso no primeiro ORGblog e agora você vai pegar todos aqueles assuntos que aborda no seu blog. O mais engraçado é que às vezes você acha que fala sobre um determinado tema e ao passear pelo seu histórico para enquadrar seu conteúdo em categorias você percebe que nunca publicou sobre aquilo. 

Isso quer dizer que você pode ter uma categoria “gastronomia” e ter postado apenas 2 receitas em 5 anos. Isso quer dizer que essa pauta não é consistente e que talvez você não fale tanto sobre gastronomia quanto gostaria.

  • Categorize seus assuntos: o que pode virar uma categoria?

Com essas informações em mãos, eu peguei um caderno e anotei todas as categorias atuais (e tava uma bagunça, acredite) e anotei tudo o que eu falo. Então, fiz uma relação: todo assunto vai virar uma categoria? Posso colocar mais de um assunto dentro de uma categoria? Posso colocar uma categoria dentro da outra? Dessa forma, eu criei 3 categorias principais: blogosfera (com dicas para blogs), pessoalidades (com meus textos e posts pessoais) e viagens (vídeos e fotos de todos os lugares que já visitei).

Essas 3 categorias estão no meu menu na lateral, ou seja, ao acessar meu blog você já tem uma noção do que pode encontrar.

Mas eu falo sobre assuntos específicos, como conteúdo, monetização, ferramentas, redes sociais. E agora? Prático: criei categorias para esses temas e as inseri dentro da categoria principal, mas mantive apenas o conteúdo sobre o qual eu posto sempre e exclui muitas categorias anteriores que possuíam 1 ou 2 posts apenas. Passa o mouse sobre meu menu lá no alto (comece aqui) que você consegue ver como eu separei tudo.

Muitos posts meus não entravam em nenhuma das categorias. Alguns, eu mantive nas categorias principais, como alguns posts pessoais que mantive em pessoalidades. Outros posts eu organizei de forma mais geral. Quem precisa definir isso é você! Mas não tenha medo de começar…

  1. pegue todos os assuntos que você fala

  2. enquadre seu conteúdo nesses assuntos

  3. abra suas categorias no wordpress, abra todos os posts de cada categoria e edite um a um (use a edição rápida para adicionar ou excluir)

Eu levei umas 4h para organizar as minhas, mas meu blog possui conteúdo de 1 ano por causa do reset que eu tive que fazer. Se você tem ANOS de conteúdo, tire um pouco de tempo por dia e edite uma categoria por vez. Você vai sentir até mais facilidade para postar.

  • Mantenha poucas categorias: tags estão ai pra isso, meu bem

Lembre-se sempre: menos é mais – organizar tudo em poucos itens facilita demais. O resto das marcações você pode usar em tags. Por exemplo, sempre que visito um local eu uso uma tag para esse lugar – isso é algo muito passageiro para criar uma categoria fixa, certo?

Não sei se consegui ajudar, pois colocar em prática a mudança nas categorias é um processo bem trabalhoso. Mas definir seu conteúdo e relacioná-lo aos tópicos é um baita pontapé inicial – e é a parte mais complicada, na minha opinião. Boa sorte e se tiver alguma dúvida, basta comentar!

Deixe seu Comentário

  1. Angélica disse:

    Amei as dicas! Fiz um blog tem uns 6 meses mas por não saber personalizar, nem uso ele.Vou começar a buscar mais dicas, se você tiver mais alguma, super adoraria saber.O design do seu blog é lindo! Você mesma montou tudo?Abraçoo.

  2. Como sempre ajudando muito, estou retomando meu blog de receitas, mas agora vai ter um twist haha vou acrescentar um pouco sobre organização da casa e família que são coisas que amo falar sobre <3 Vou reorganizar tudo. Beijos e obrigada pelo OrgBlog, que é massa!

  3. Tiago Masutti disse:

    De fato, em experiências anteriores com blogs, percebi que definir poucas categorias e organizar o conteúdo a partir delas é muito importante, e ajuda demais na arquitetura da qualidade do blog – tanto em termos técnicos quanto estéticos. Como você disse, não dá pra espalhar muitos menus, pois o excesso gera confusão – mais atrapalha que ajuda o público. As tags já resolvem os assuntos mais específicos. Tenho um pouco de dúvida se dividir o meu blog, por exemplo, em categorias de assuntos seria interessante, porque falo de basicamente um único assunto com um único enfoque… No meu caso, até o momento, acredito que as tags são suficientes para dar conta do meu conteúdo… Abraços! 😉

  4. Maíra Luciana disse:

    Eu estou apaixonada por esse blog! Mais um post com dicas ótimas. Muuuito obrigada.

  5. Daniele Rocha disse:

    Olá querida,Acompanho seus posts e adoro suas dicas, estou iniciando agora é gostaria de um conselho. Serei uma afiliada de produtos digitais , mas também gosto de viajar , viajo muito pela Europa ( moro aqui) e gostaria de falar e da dicas de viagem, você acha que eu consigo dentro do meu blog criar dias categorias para isso?Grata.

  6. Pâmela disse:

    Amo teu blog, descobri a pouco tempo. Quando resolvi focar no meu blog. To lendo tudoooo. E nesse item, acho que seria bom lembrar que se for excluir conteúdos, categorias ou até mesmo mudar URL, é preciso fazer redirect 301. Pois, essas paginas podem estar indexadas no google., ainda mais se tiver um blog com muito conteúdo.

  7. Barbara disse:

    Heey Loma!Adorei o post, mas só mais uma perguntinha: Como você fez dois menus em seu layout? Acho super viável isso! E não sei como fazer no meu!

  8. Josiane Machado disse:

    Olá Loma, seu blog é simplesmente perfeito. Tem o layout clean lindo.Estou fazendo um blog sobre beleza. Tenho uma perguntinha, por favor, se você puder me responder ficarei muito agradecida. Coloquei no menu as categorias principais e como submenu as tags dessas categorias, por exemplo, categoria cabelo e submenu com a tag hidratação. Então, a minha questão é: posso colocar no menu todas categorias mesmo sem ainda ter post nenhum sobre aquele assunto ou devo ir colocando aos poucos conforme faço os posts?Obrigada, aguardo a resposta. Beijos

  9. Adorei este ORGblog 10! Criei um blog tem duas semanas e também sou a louca da organização. Meu blog é pessoal e quero abordar diversos assuntos, dando a minha cara pra seleção de temas e tudo mais. Eu tinha separado algumas categorias e acabei de ver, ao ler o seu post, que preciso reformulá-las já!

  10. Viitor Reiis disse:

    o que é TAG ? Não entendi muito bem!obrigado e adoro suas dicas !

  11. Ludimila disse:

    Estava tudo indo bem… até o blog completar um ano de existência, eu voltar pro Blogger e me perder no meio de tanto assunto! Parei pra ver as categorias e quanta coisa eu meti no meio dessas tags, risos. Espero conseguir transformar essas 12 categorias em meia dúzia pelo menos :|ORGblog melhor ~pessoa, hahaha 😀

  12. Larissa Rehem disse:

    Segui as dicas e dei uma geral no blog.Atualizei praticamente todos os posts, mas ainda faltam alguns. Entretanto acho que ainda não está bom.Tem umas 8 categorias e um milhão de subcategorias! =xEu sabia que falava sobre muita coisa, mas não tinha ideia que eram tantas assim!Levando em consideração que meu blog foi criado lá em 2010, tem mais de mil posts a respeito dos mais diversos assuntos!Depois de muito pensar e de ter organizado 90% dos posts, optei que vou terminar de “realocar” os que faltam enquanto sigo com os outros passos do ORGblog. No fim, eu pretendo voltar à essa etapa e ver se tenho alguma ideia mágica para enxugar as categorias d’O dia da Lila.”)

    • Olha, eu tinha MUITAS categorias e percebi que não falava com frequência sobre todas elas, o que me ajudou a enxugar um pouco. Outra coisa é: pegar todos os temas que podem ser agrupados em um só, criar uma categorias e separar a especificidade por tags. Se você fala muito sobre produtos de beleza, porque não uma categoria beleza? Ou por exemplo, maquiagem, cosméticos, cabelos, unhas. Tenta reunir em tópicos mais gerais ou até mesmo cortar o tipo de conteúdo que vc não fala mto ou que não te agrada mais.Eu tô fazendo esse mesmo exercício no momento, pois estou remodelando o blog. Faz uns 3 dias que tô presa nele e ainda não achei minha solução. É bem difícil :/ Boa sorte para nós!

  13. Eu estou fazendo aos poucos, mas tá uma loucura.infelizmente o Blogger não tem essa organização linda de categoria e tag. Invejei muito isso.E lá tbm é dificil editar, pq se vc quer sumir com uma categoria/tag, tem que editar deletando elas dos posts publicados uma-por-uma.IMAGINE o desespero

    • Usa as tags do blogger como categorias e como tags, para fins de organização. Cria suas categorias e sub categorias e usa uma hierarquia que seu leitor entenda no layout! Boa sorte ;*

    • Carol, não precisa deletar uma por uma, o blogger tem um sistema de apagar mais rápido! É só você entrar na aba “postagens”, selecionar a tag que quer (fica em “todos os marcadores” no canto superior direito), selecionar os posts que quer excluir a categoria e clicar em marcador (um símbolo de etiqueta, ao lado de publicar, no canto esquerdo). Daí você coloca o marcador que quer excluir, e ele vai ser removido. Também dá para acrescentar marcadores usando o mesmo sistema, você só precisa selecionar um post que não tem esse marcador.O blogger tem umas funções bem úteis que pouca gente conhece, infelizmente. Espero que ajude nas próximas vezes que for organizar as tags (mesmo fazendo tanto tempo que comentou) haha’

  14. diadebrilho disse:

    eu tô precisando fazer isso um tempão. E não sabia da edição rápida SALVOU minha vida! 😀

  15. Luana Alves disse:

    Apanhei um pouco do html já que o blogger não tem tantas ferramentas como o wordpress, mas criei até as categorias filhas. Acho que agora sim você pode entrar lá e achar o quiser, mesmo não sabendo nada de diabetes… hahahahahaha

  16. Luddie disse:

    Tô precisando mesmo dar uma organizada nas categorias do meu blog, tá tudo meio bagunçado, tem categorias que eu pretendo excluir até. Vou aproveitar esse post e fazer isso essa semana. (:Mwah! xx

  17. Stella Mota disse:

    Oii,estou conhecendo seu blog hoje e já amei!!Post excelente,vc está ajudando muito gente … quem me será ter lido isso antes.Você tem algum sobre como ganhar mais visitas?Abraços,

    • Loma Sernaiotto disse:

      olá! obrigada pelo feedback, fico feliz em saber que estou ajudando… em breve pretendo falar mais sobre isso, agradeço pela sugestão. todos os publicados estão nesse link: sernaiotto.com/category/blogosfera/orgblog/ – boa sorte!!

  18. Kakau disse:

    Eu dei uma boa arrumada nas minhas quando modifiquei o layout ano passado. Aí arrumei os nomes, categorizei outras e agora tem o menuzinho de categorias que sigo sempre e em cada post tem a sua no topo. Assim, fica tudo mais organizado e bonito também.Bjoks

  19. Adrielly disse:

    Oi Loma! Já estava pensando em revisar as categorias do Pequenina Vanilla, acho que vou aproveitar o embalo e ver se faço isso ainda essa semana! 🙂 Como todos os outros posts dessa série, ficou perfeito e útil! Beijos!

  20. André Luiz disse:

    Curti as dicas pra isso. O Blogger, infelizmente, não tem a divisão de tags e categorias :/Mas me ajudou a organizar as tags que receberão destaque nos menus do blog. Vou dar uma renovada por lá!Beijo*

    • Loma Sernaiotto disse:

      eba, que bom que ajudei 😉 boa sorte!!

    • André você pode usar as tags do blogger como categorias. Não vai ficar tão bom quando no wordpress, mas fica organizado se você souber dividir.Você pode criar tags com o nome das categorias que quer (ex: literatura, blogosfera, cotidiano) e separar elas no menu em um outro Gadget. E as tags mesmo você usa normalmente, separando elas das tags anteriores. No meu blog, criei tags com um traço atrás (ex: – Literatura) que são as categorias, e separei em um gadget todas essas tags com um traço. As outras ficaram mais juntinhas em um post de nuvem de tags, e pra mim, ficou bem organizado. Tomara que um dia criem a possibilidade de categorias pra gente também né

  21. Jessica M disse:

    Antes mesmo de fazer minha primeira postagem já fiquei pensando como organizar categorias… tenho essa mania rsrsO que mais me chamou atenção no WordPress é a facilidade de criar categorias filhas! Adorei isso.Beijos :*

  22. Jess disse:

    eu sou totalmente neurótica com categorias. Estou sempre revisando e mudando tudo… hehehe faço questão dessa divisão pois acho que sem ela, o blog fica confuso, difícil de navegar.

    • Loma Sernaiotto disse:

      eu também sou mas já mantive bagunçada por um bom tempo por “medo” de mexer, hoje eu vejo que a melhor coisa que eu fiz foi organizar tudo! hehe beijos

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails