sernaiotto-orgblog-10-categorias

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

A tarefa de hoje vai ficar muito mais fácil se você concluiu a primeira edição do ORGblog, caso não tenha feito, eu aconselho que volte lá e faça. Nessa primeira tarefa, você definiu seu nicho, tema e assuntos principais – e com tudo isso em mãos a gente vai organizar suas categorias.

Vou te fazer duas perguntas:

Quando uma pessoa abre o seu blog, ela encontra uma navegação fácil e acessível? Caso positivo, ela consegue saber de cara sobre o que você fala na sua navegação? 

Okay, deixa eu explicar: uma navegação “fácil e acessível” consiste em um menu que dê acesso ao seu conteúdo em um lugar visível – que a pessoa não precise ficar procurando (pois ela acaba desistindo). Nesse menu ela deve encontrar tudo aquilo que você acredita que ela deva ler: uma página sobre seu blog (futuramente falaremos mais sobre páginas), uma página para contato e uma área com as suas categorias ou assuntos definidos em tópicos.

Se eu abrir seu blog agora, eu encontro tudo isso?

Eu acredito que categorias são essenciais para organizar o seu blog em assuntos, tanto para auxiliar na hora de criar conteúdo quanto para facilitar o acesso e navegação dos seus leitores. Se você quiser encontrar o ORGblog por aqui, basta acessar a categoria dele. Minhas viagens, basta acessar a categoria específica e por ai vai…

Como organizar suas categorias

Recebo muito comentário e email da galera reclamando que suas categorias são uma baderna e se tenho alguma dica para dar. Tenho sim:

  • Defina seus assuntos: sobre o que você bloga?

Já falei sobre isso no primeiro ORGblog e agora você vai pegar todos aqueles assuntos que aborda no seu blog. O mais engraçado é que às vezes você acha que fala sobre um determinado tema e ao passear pelo seu histórico para enquadrar seu conteúdo em categorias você percebe que nunca publicou sobre aquilo. 

Isso quer dizer que você pode ter uma categoria “gastronomia” e ter postado apenas 2 receitas em 5 anos. Isso quer dizer que essa pauta não é consistente e que talvez você não fale tanto sobre gastronomia quanto gostaria.

  • Categorize seus assuntos: o que pode virar uma categoria?

Com essas informações em mãos, eu peguei um caderno e anotei todas as categorias atuais (e tava uma bagunça, acredite) e anotei tudo o que eu falo. Então, fiz uma relação: todo assunto vai virar uma categoria? Posso colocar mais de um assunto dentro de uma categoria? Posso colocar uma categoria dentro da outra? Dessa forma, eu criei 3 categorias principais: blogosfera (com dicas para blogs), pessoalidades (com meus textos e posts pessoais) e viagens (vídeos e fotos de todos os lugares que já visitei).

Essas 3 categorias estão no meu menu na lateral, ou seja, ao acessar meu blog você já tem uma noção do que pode encontrar.

Mas eu falo sobre assuntos específicos, como conteúdo, monetização, ferramentas, redes sociais. E agora? Prático: criei categorias para esses temas e as inseri dentro da categoria principal, mas mantive apenas o conteúdo sobre o qual eu posto sempre e exclui muitas categorias anteriores que possuíam 1 ou 2 posts apenas. Passa o mouse sobre meu menu lá no alto (comece aqui) que você consegue ver como eu separei tudo.

Muitos posts meus não entravam em nenhuma das categorias. Alguns, eu mantive nas categorias principais, como alguns posts pessoais que mantive em pessoalidades. Outros posts eu organizei de forma mais geral. Quem precisa definir isso é você! Mas não tenha medo de começar…

  1. pegue todos os assuntos que você fala

  2. enquadre seu conteúdo nesses assuntos

  3. abra suas categorias no wordpress, abra todos os posts de cada categoria e edite um a um (use a edição rápida para adicionar ou excluir)

Eu levei umas 4h para organizar as minhas, mas meu blog possui conteúdo de 1 ano por causa do reset que eu tive que fazer. Se você tem ANOS de conteúdo, tire um pouco de tempo por dia e edite uma categoria por vez. Você vai sentir até mais facilidade para postar.

  • Mantenha poucas categorias: tags estão ai pra isso, meu bem

Lembre-se sempre: menos é mais – organizar tudo em poucos itens facilita demais. O resto das marcações você pode usar em tags. Por exemplo, sempre que visito um local eu uso uma tag para esse lugar – isso é algo muito passageiro para criar uma categoria fixa, certo?

Não sei se consegui ajudar, pois colocar em prática a mudança nas categorias é um processo bem trabalhoso. Mas definir seu conteúdo e relacioná-lo aos tópicos é um baita pontapé inicial – e é a parte mais complicada, na minha opinião. Boa sorte e se tiver alguma dúvida, basta comentar!

Categorized in:

Tagged in: