sernaiotto-orgblog-09-calendario-editorial

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto. Hoje vamos criar o seu calendário editorial e com isso:

  • manter seu blog atualizado;

  • focar no conteúdo de cada post;

  • organizar a sua postagem com datas;

  • facilitar o seu dia-a-dia e seu processo criativo;

Na última edição do ORGblog eu dei algumas dicas de como criar um banco de ideias, você lembra? Com esses exercícios, você incorpora o brainstorming de posts no seu cotidiano e nunca fica sem ideia do que postar. Para a tarefa de hoje, vou precisar que você tenha feito a tarefa anterior – caso não tenha feito, volta lá e faz agorinha! Pronto? Então vamos lá!

Agora a gente vai organizar essas ideias na sua agenda de publicações (calma, vou falar mais sobre isso ali em baixo) – o calendário editorial nada mais é do que uma agenda na qual você organiza o seu conteúdo conforme data limite de publicação. Simples, certo?

Como criar o meu próprio calendário editorial?

  • Primeira dica:  possua um caderno, app, agenda, plugin ou blog planner.

Ou seja: um lugar em que você anote tudo sobre o seu blog. Eu recomendo o Blog Planner gratuito que eu disponibilizo aqui no blog e o plugin Editorial Calendar do WordPress. Com esse plugin, sua dashboard vai ter um calendário onde você vai anotar os posts que planeja redigir ou lançar em cada data – pode arrastar post, mudar data, editar. É bem completo e intuitivo.

UPDATE: estou completamente dependente do CoSchedule e não vivo mais sem ele! Fiz um post sobre a ferramenta aqui.

  • Segunda dica: estipule um dia para o banco de ideias e o calendário.

Pode ser no mesmo dia, mas estipule um momento para criar as suas ideias de post e organizá-las no seu calendário. Também estipule a frequência com que você fará esses exercícios.

Eu costumo bolar o meu calendário uma vez por semana e costumo fazer meu banco de ideias quinzenalmente – pois consigo tirar umas 30 ideias de cada exercício (mas nem todas são colocadas em prática). Para criar o banco de ideias, estou usando o Evernote sincronizado em todos os devices e no desktop – esse aplicativo é uma mão na roda para anotar ideias repentinas em qualquer lugar!

  • Terceira dica: redija seus posts por ordem de publicação.

Quando você organizar as datas de publicação, o visual do calendário vai tornar mais claro para você qual o post mais urgente e qual o mais tranquilo. Eu distribuo meus posts entre quarta, sexta e segunda – 3 vezes na semana. Sempre organizo o meu calendário na segunda-feira, então eu começo trabalhando no post de quarta, depois no de sexta e depois no de segunda, que é o último.

Redijo meus posts na terça e na quinta, só que o meu ORGblog eu redijo na sexta-feira para ter o meu fim de semana livre. 🙂 Fica assim, olha só:


Sernaiotto - meu calendário editorial

Montando o seu calendário editorial em 4 passos

  1. Defina quantos posts você quer publicar na próxima semana;

  2. Abra um documento no Word, um caderno, agenda ou blog planner que contenha as datas que você planeja publicar seus posts;

  3. Pegue o banco de ideias que você bolou na última tarefa e preencha as datas com os posts selecionados – lembre-se que as datas preenchidas são para publicação e não para trabalhar no post;

  4. Para cada post que você preencher, anote umas 2 frases sobre o que pretende abordar para que não esqueça futuramente. A ideia está fresca na cabeça agora, mas daqui a uma semana pode sumir…

Caso queira se organizar mais ainda, pode estipular no seu calendário quando pretende postar sobre cada categoria do blog – assim, dentro de cada categoria, você preenche com algum post do seu banco de ideias. É um pouco mais complicado, mas na hora que você coloca tudo no papel, fica bem mais simples! Eu ainda vou falar mais sobre a organização de categorias, futuramente.

Me conta nos comentários se conseguiu criar o seu calendário para a próxima semana e quais ferramentas você usou para se organizar, ok?

Categorized in:

Tagged in: