Crie um banco de ideias ⇢ ORGblog #08

Loma Sernaiotto

skincare
lifestyle
follow me

Curiosa. Filha de Iemanjá e Xangô. Publicitária, formuladora, tatuadora. Blogueira há +15 anos.
E muito feliz em ter você aqui. 
Saiba mais!

Bem Estar
Receitas
Blogging
Viagens
leia também:

loma sernaiotto


sernaiotto-orgblog-08-banco-de-ideias

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto. Hoje vamos criar um banco de ideias e com isso:

  • exercitar a sua criatividade;

  • gerar mais conteúdo sobre um assunto do seu interesse;

  • evitar bloqueios mentais repentinos;

  • manter seu blog atualizado com novo conteúdo;

A tarefa de hoje consiste em: criar um banco de ideias para 10 posts no seu blog. Parece simples (e de fato é), vou apresentar duas formas de chegar nesse conteúdo com exercícios que levam tempo – mas que devem virar rotina. Preparados?

Vou considerar que você já criou o seu elevator pitch e tem total consciência dos assuntos que aborda no seu blog, ok? Também vou levar em conta que você já tem pelo menos 5 posts publicados no seu arquivo – ou muito mais.

Depois de um longo tempo blogando, a gente se sente “sem assunto” ou acredita que por já ter abordado alguns tópicos, o blog começa a ficar repetitivo. Então eu vou te mostrar 2 formas de atingir o tão sonhado “conteúdo inesgotável”, mas vou precisar que você seja criativo e faça isso com calma – e frequência.

Baseando-se em posts publicados

Tudo o que você já publicou pode (e deve) virar novo conteúdo fresquinho – sem esquecer de citar o conteúdo anterior, lembra? Para fazer isso, acesse seu lindo blog e anote os 5 últimos posts que você publicou. Para cada post, pense no que você pode acrescentar de diferente.

  • Responder o comentário de um leitor?

  • Explorar o ponto de vista contrário?

  • Se o post for editorial, expressar a sua opinião?

  • Se o post for uma lista, explorar cada item?

A lista de ideias deve seguir adiante. Mas eu vou ilustrar com um exemplo meu, citando 3 posts recentes (e excluindo os ORGblogs da lista hehe):

  1. 14 coisas para ser em 2014

    1. erros que não quero cometer em 2014 (o oposto do post)

    2. livros que li em 2013 (alguém comentou sobre livros)

    3. livros que quero ler em 2014

    4. como se sentir confiante (está entre minhas metas ser confiante)

    5. dicas de organização (está entre minhas metas ser organizada)

  2. Sobre o dia em que realizei um sonho

    1. sonhos para realizar esse ano

    2. os meus maiores pesadelos (o oposto do post)

    3. lugares para visitar na Coreia (uma leitora comentou que vai para lá)

    4. minha câmera e dicas de fotografia (uma leitora perguntou nos comentários)

    5. os melhores filmes com neve (todo mundo comentou que ama neve)

    6. dicas de design para o seu blog (alguém elogiou o layout novo)

  3. Receita para cinnamon roll

    1. receita glúten free para cinnamon roll

    2. receita de pretzel (alguém comentou que usa o mesmo recheio nos pretzels)

    3. os melhores botões de compartilhamento de redes sociais (bem aleatório, mas uma leitora perguntou nos comentários)

Vocês notaram que eu tirei 15 ideias dos meus 3 posts mais recentes? Não é um conteúdo repetido, mas sim uma extensão de algo que já publiquei. Dessa forma, bolei conteúdo para 1 mês – pois eu costumo postar dia sim e dia não. Se você quiser usar alguma ideia desse post, fique à vontade! Mas o intuito aqui é que você faça esse exercício e crie o hábito de manter um banco de ideias.

Baseando-se nas categorias do blog

Esse exercício é mais simples e mais amplo, o que costumo fazer mais. Consiste em anotar as categorias do seu blog e pensar em vários temas dentro delas. Lá vou citar o meu exemplo, vou usar poucas categorias sobre as quais não falo há algum tempo – assim, já faço o exercício também!

  • Aplicativos

    • apps para aprender idiomas (e foi ao ar, hehe)

    • apps para organização financeira (inclusive tô caçando alguns)

    • os jogos de celular que eu adoro

  • DIY

    • como fazer seu próprio batom (tô doida pra testar)

    • coque solto (fiz uma vez e uma amiga pediu tutorial)

    • almofada de donuts (tô devendo, eu sei)

  • Receita

    • spam musubi (sou viciada)

    • cupcakes (preciso repostar)

    • smoothies (testar os melhores)

    • detox – fazer e compartilhar

  • Craft

    • minhas costurices

    • inspiração de craft rooms

    • patterns gratuitos de vestidos

    • patterns gratuitos de toys

    • os melhores cursos online de costura

Eu fui criando conforme fui redigindo as categorias, mas é porque eu tenho esse hábito de sentar, anotar minhas categorias e ir pensando no que posso falar. No início, eu demorei muito para bolar posts e até mesmo para incorporar esse hábito, o que me levou a ter buracos enormes de atualização e até pensar em desistir do blog.

Não desanima, hein?

Tem espaço na blogosfera pra todo mundo e a inspiração some mesmo de vez em quando. Visite blogs, acesse o Pinterest e faça algo que te inspira – inclusive desconectar por uns dias.

Em breve pretendo me aprofundar nas categorias, então fica de olho que na próxima segunda tem mais! Não esquece de comentar se você conseguiu criar 10 ideias de post, ok? <3

Deixe seu Comentário

  1. Layse disse:

    Amei o método! Recentemente consegui criar ideias para os próximos 3 meses, mas foi um pouco difícil. Com essa técnica vai ser bem melhor!

  2. Miguel disse:

    Gostei muito em visitar o blog, estou a iniciar neste mundo dos blogs

  3. Letícia disse:

    Eu já criei inúmeros blogs e sempre desisto por não ter inspiração e não saber do que falar, e você fez parecer tão simples. Amei! E ja fiquei com vontade de criar um novo blog.

  4. Raylane disse:

    Tô super precisando de inspiração. Não consigo pensar em nada pro canal! Vc poderia dar dicas pra isso, por favor. Amo suas dicas!

  5. Parabéns , seu blog é tão lindo quero que o meu fique lindo tbém , obg pelas dicas estou começando agora então toda ajuda conta <3

  6. Parabéns pelas dicas! Ótimo!

  7. Adorei as dicas, mas como tu mesma dissesse, Loma, não me falta assunto (até porque o meu blog é bem novo), me falta é tempo para conseguir escrever sobre tudo que quero!Alguma dica sobre esse tipo de organização?

  8. Beatriz Dias disse:

    Estou amando de coração o seu blog, e essa série. Esta me ajudando muuuuuito. Você não tem noção! Conheci aqui pelo blog da Paula Buzzo (Não Provoque) e NÃO CONSIGO PARAR DE LER hehueheu. Estou no comecinhoooo do meu blog, então essas dicas estão sendo tão valiosas! Já me esclareceu muita coisa, e já consigo ver noque devo melhorar.. AH! OBRIGADA DE NOVO <3333Beijos pra ti lindaaaaa. Continue assim sempreeee 🙂

  9. Nossa você já me ajudou e muito…Nunca sentei para organizar o blog, mas, acho que esta na hora de virar mocinho…Obrigada e uma semana de vitórias…

  10. Paloma Sarti disse:

    Nossa você arrasou com esse post. Sempre tem aquele tempo em que as ideias somem (vou ler esse post toda vez que isso acontecer haha). Criei meu blog a pouco tempo, até tive um em 2013 mas era um blog sem conteúdo sabe? (pegar imagem da internet e só por no post) então acabei desanimando e excluindo, agora criei outro porque sentia muita falta, mas prometi para mim mesma que seria pessoal e teria mais fotos autorais. Até agora estou bem animada. Gostaria que você visitasse e desse sua opinião Loma, acha que estou no caminho certo? Super beijo

    • Loma disse:

      @Paloma Sarti, adorei a qualidade de informação desse seu post sobre o windows phone! tá super no caminho certo sim, até pq, não existe certo ou errado: blogar tem q ser divertido para vc <3 obrigada por acompanhar <333

1 2

Deixe seu comentário

vem com

a Lominha:

leia o

blog

faça o

teste

eu falo sobre beleza com (cons)ciência na internet mais perto de você. ;)

receba meus

emails