sernaiotto-orgblog-07-interlinke-posts-antigos

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

A tarefa de hoje é bem simples: use 10 minutos do seu dia para linkar posts antigos. Mas por que se dar ao trabalho de caçar conteúdo antigo e relacionar aos posts mais recentes? Bem simples: eu aposto que você tem muito conteúdo útil e maravilhoso que está escondido nas profundezas do seu arquivo.

Não tem? Com essa tarefa, você vai:

  • aumentar suas pageviews;

  • aprimorar o seu SEO;

  • divulgar conteúdo antigo para seus leitores;

Não tem nada mais frustrante do que gastar 3h do seu dia em um post para que ele seja esquecido. Mas tudo isso? Bom, pelo menos esse é o tempo que eu invisto para redigir posts como esse aqui, por exemplo. A gente sempre tem aquele post que é motivo de orgulho, mas as atualizações fazem com que ele fique cada vez mais distante da nossa página inicial do blog. Vou listar 3 maneiras de interlinkar o seu conteúdo, para que esses posts antigos não se percam na escuridão do passado:

Links dentro de um post

Essa é a forma mais usada de linkar seus posts e acontece quando você redige um novo post e insere links para um conteúdo antigo (e relevante) dentro do texto. Você pode usar algo que já falou como um exemplo ou até mesmo aconselhar a leitura de um determinado post antigo dentro de um atual.

Também é legal inserir seus posts antigos em uma lista de links (epa, eu já falei sobre isso aqui) – viu só como eu acabei de usar um post antigo na frase anterior? <3

Atualizações de post

Às vezes os seus posts antigos precisam de revisões ou até mesmo de um update no tópico abordado, o que pode lhe dar a oportunidade de redigir um novo post sobre aquele tópico e linkar para o conteúdo antigo (assim como adicionar um link para o conteúdo recente no post antigo).

Ou você pode atualizar o próprio post antigo e divulgar nas redes sociais – ou linkar que atualizou esse conteúdo em um post mais recente.

Leitura complementar

Acho muito comum (e ótimo) que todos os blogs que visito possuem um widget de “leia mais” sob o conteúdo recente. Isso gera um fluxo de clicks bem interessante: se a pessoa se interessou por aquele tópico ao ponto de abrir seu post e ler, é bem capaz que navegue pelos posts daquele mesmo tópico que são exibidos abaixo do texto. Se você ainda não tem essa ferramenta no seu blog, tá na hora de providenciar…

Tente adicionar esse hábito de linkar conteúdo ao seu cotidiano, mesmo que seja difícil lembrar sobre tudo o que você já postou. Com o hábito, essa tarefa vai ficando mais fácil e além de aumentar suas visualizações, você acaba divulgando aquele post maravilhoso que levou horas para ficar pronto e acabou esquecido – quando na verdade ele PRECISA ser lido pelo mundo, né?

Não esqueça de compartilhar o ORGblog com as amigas e se você perdeu alguma tarefa, basta acessar o índice.

Categorized in:

Tagged in: