sernaiotto-orgblog-06-post-de-links

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto.

Hoje vamos resgatar uma forma de divulgação muito importante da blogosfera antiga: links! Com a tarefa de hoje, você vai:

  • construir relacionamento com outros bloggers;

  • gerar compartilhamento do seu conteúdo;

  • espalhar boas ideias – e originais;

  • auxiliar na divulgação de outros blogs;

Em meados de 2000, a divulgação dos blogs acontecia através dos próprios blogs: por comentários, indicações e awards, quem lembra? Foi um momento de amizade verdadeira (saudades), até porque você sempre divulga os amigos sem hesitar. Atualmente, esse compartilhamento camarada foi abandonado, talvez por medo de concorrência ou porque os blogueiros divulgam seus links nas redes sociais. Mas eu vou explicar a importância de um post de links no seu blog:

  • conteúdo de qualidade para seus leitores (todo mundo adora blogs novos);

  • credibilidade: você lê e conhece fontes úteis de conhecimento do seu nicho;

  • relacionamento com outros blogueiros, afinal, você está falando deles – e isso pode gerar uma visitação, comentário ou até mesmo compartilhamento;

  • SEO: muita gente acredita que linkar (com moderação) para outros conteúdos de qualidade pode provar para sistemas de busca que seu blog é válido de autoridade (não é algo fundamental, mas auxilia um pouco nos resultados).

Se eu te convenci que um post de link é uma forma bacana de auxiliar na divulgação – e ser ajudado, aqui vai a tarefa de hoje: crie um post de links.

Você pode fazer isso de algumas formas diferentes, vamos lá:

A partir do ponto de vista alheio:

pegue um post de um blog que você admira e acrescente algo.

>> Um exemplo: linke um artigo de outra pessoa com 10 dicas de produtividade e acrescente os seus apps favoritos para melhorar o rendimento diário.

Opiniões opostas:

quase a mesma coisa, mas adicione o link de um conteúdo ao qual você tenha uma opinião diferente. De forma educada, claro, disserte sobre as discordâncias, gerando debate.

>> Um exemplo: linkar um post sobre o abandono dos blogs para usar o Instagram e falar sobre o quanto ambos se completam.

Construa uma fonte sobre um determinado assunto:

escolha um assunto do seu interesse e leia muito sobre ele. Então, linke todas as fontes em um post, como em um manual completo sobre determinado tópico.

>> Um exemplo: linke 20 receitas de sobremesas glúten free em um post. Que tal?

Linkagem rápida:

selecione um dia para linkar todo aquele conteúdo que você leu e achou muito legal para compartilhar com seus leitores.

>> Um exemplo: muita gente já usa essa técnica com links da semana, no máximo uns 10 links interessantes sobre vários tópicos.

Sugestão de leitura ou exemplos:

essa forma de linkagem é a mais utilizada e acontece quando você redige um post sobre um determinado assunto e cita outro post que já falou sobre.

>> Um exemplo: resenhar determinado livro e linkar a resenha de outro blogueiro como referência / sugestão.

Criei meu post de links, e agora?

Agora você comenta ali em baixo para eu ver e divulga seu post nas redes sociais – sem esquecer de mencionar o blogueiro que você linkou!

Uma forma de sempre ficar antenado em conteúdo interessante é assinar a newsletter dos blogs que você curte, seguir nas redes ou verificar sites como o Pinterest para novas inspirações e links. 😉 Mas não esqueça que essa concorrência entre blogs é coisa da sua cabeça, quanto mais a gente se ajuda, mais vantajoso para todo mundo! <3

Aproveita e já compartilha o ORGblog com amigues ou em um post de link no seu blog! Não esquece de vir aqui mostrar pra mim a sua tarefa, né?

Categorized in:

Tagged in: