sernaiotto-orgblog-05-contate-leitor

ORGblog é uma série de posts que tem como principal intuito auxiliar na organização do seu blog. Os posts vão ao ar semanalmente em formato de tarefas e aqui nessa página você encontra o índice e todas as informações sobre o projeto. Hoje vamos aprender o quão importante é dar uma atenção pessoal ao seu leitor. 

Com a tarefa de hoje, você:

  • constrói uma comunidade com seus leitores

  • cativa leitores novos e mantém os mais antigos

  • incentiva a participação através de comentários

  • transforma seus leitores em amigos (e amigos sempre compartilham as suas coisas)

A tarefa de hoje é bem simples: mande um e-mail (ou um tweet) para um novo leitor – ou mais de um.

Parece ridículo, mas o fato é que prestar atenção no seu leitor e comunicar pessoalmente com ele constrói não apenas um relacionamento fiel como também uma rede de compartilhamento. Traduzindo: ele não apenas retorna sempre ao seu blog, como o espalha por ai com uma opinião sincera e cheia de carinho.

.Então hoje você vai identificar aquele leitor que você nunca viu nos seus comentários. Vai mandar um email para ele agradecendo pela visita e pelo comentário. Inclua um link para seu blog ou seu feed e não esqueça de criar um email relevante: responda a uma dúvida que ele deixou ou convide-o para participar de algum projeto que você publica.

Duas (2) formas de manter contato com frequência

  • se a pessoa deixou o link de seu blog nos seus comentários, visite-a e deixe um comentário por lá. Essa comunicação era básica no início da blogosfera e acabou esquecida com o tempo. Para muitos leitores, seu comentário no espaço deles pode ser muito importante e especial – sem contar que você está divulgando o seu espaço para outras pessoas e construindo um link building.

  • responda aos comentários no seu próprio blog. Mandar um email para seu leitor ou comentar no blog dele é uma ferramenta poderosa para comunicação direta e individual, mas ao comentar no seu espaço você está mostrando a todos os leitores que você interage – e isso os motiva a participar.

Portanto, hoje você vai mandar um email a um leitor (para 10 leitores novos e os antigos também, se possível). Mas fica aqui uma tarefa que você deve incorporar ao cotidiano do seu blog: 15 minutos por dia enviando um email ou respondendo comentários no blog dos leitores. Eu acredito que responder comentários no seu próprio blog já seja uma tarefa diária, certo? Se não for, trate de começar agora!

E não esqueça de compartilhar o ORGblog com as pessoas queridas!

Categorized in:

Tagged in: