sernaiotto-pak-choi-frango.jpeg

Um prato delicioso pra família!


Sernaiotto: Ingredientes para Pak Choi

Tudo bem se você não sabe o que é Pak Choi, eu não sabia até pouco tempo atrás: uma acelga chinesa, popular entre coreanos e japoneses. Lembra bastante a nossa acelga comum, só que mais suave e mais crocante. Também é conhecida por bok choy, em chinês 青菜, em japonês 青梗菜 (chingensai) e em coreano 청경채 (cheong gyeong chae).Acontece que eu não encontrei pak choi por aqui, ainda! Então improvisei com acelga e brócolis. Na verdade você pode variar entre esses vegetais ou até mesmo fazer com todos. Como sou gordinha, né? Segura a lista de ingredientes:

Receita para pak choy

  • pak choi, acelga comum ou brócolis;

  • carne (filé mignon) ou frango (peito de frango) picado em pequenos cubos;

  • 1 colher de sopa de molho shoyu

  • 1 colher de sopa de molho de ostra

  • 1/2 colher de vinagre branco (não usei)

  • 1 colher de chá de amido de milho

  • 5 colheres de chá de água


Sernaiotto: ingredientes para o molho do Pak Choi

Prepare todos os ingredientes como na foto acima: corte os vegetais em tiras (exceto o brócolis, que deve ser cortado pedaços com o talo bem curtinho para que ele não se desfaça) e corte a carne que for usar em cubinhos (do tamanho ideal para se comer com o hashi 箸 – ou jeotgarak 젓가락).

O grande diferencial dessa receita é o molho, sou fã mesmo. Eu já deixei preparado e depois só acrescentei na receita. Esse molho de ostra (Panda Brand) eu trouxe de Los Angeles – mas acredito que seja fácil de encontrar em lojas orientais. Para preparar o molho, adicione o shoyu, o molho de ostra e o vinagre em um potinho. Eu não usei o vinagre pois não tinha. Misture bastante, o molho vai ficar bem líquido – apesar de o molho de ostra ser consistente.


Sernaiotto: molho de ostra

Em um outro potinho, deixe preparada a mistura do amido de milho com as colheres de água.Em uma panela larga (uma frigideira seria melhor, mas tem que ser alta), coloque um fio de óleo e adicione a carne (ou o frango, ou os dois, no meu caso) e tampe. A carne vai refogar por alguns minutos e vai soltar água. Eu coloquei uma pitada de sal, mas o molho já é bem salgado.

Quando a carne estiver cozida (e com bastante água), destampe. Adicione os vegetais e tampe novamente por uns 5 minutos. O vegetal não pode cozinhar muito, tem que ficar al dente: cozido, mas bem crocante. Durante esses 5 minutos, pegue o potinho com o amido de milho e a água: você vai notar que o amido desceu para o fundo da mistura. Mexa bem e misture ao potinho do molho.


Sernaiotto: pak choi pronto!

Passados os 5 minutos, destampe a panela e acrescente o molho. Mexa bem, deixe por um minuto e está pronto! Como a fome estava grande, eu acabei nem fotografando a mesa. Mas servimos o Pak Choi (sem pak choi) com arroz sem sal e alga seca (dry seaweed).

Não é uma receita complicada, só tem alguns detalhes que fazem a diferença. O amido de milho dá uma consistência diferente ao molho e o sabor é único! O molho de ostra faz com que fique totalmente diferente do sabor de um yakisoba, por exemplo.

Gostaram? Não esqueça de me contar como ficou seu pak choi!E se gostou da receita, compartilha 😉

Categorized in:

Tagged in: